Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reativação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

Armona [Olhão]

A cache by FamiliaSilvestre Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 8/2/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Parque Natural da Ria Formosa / Ria Formosa Natural Park

O Parque natural da Ria Formosa estende-se ao longo do litoral Algarvio, entre o rio Ancão e a praia de Manta Rota, abrangendo os concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, com uma área de cerca de 18.400 hectares e uma extensão de 60 quilómetros. É limitado a norte por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme, e por linhas de água doce que nela desaguam (Ribeira de São Lourenço, Rio Seco, Ribeira de Marim, Ribeira de Mosqueiros e o Rio Gilão), e a sul por um cordão arenoso interrompido por aberturas, chamadas barras, formado por duas penínsulas: Faro e Cacela, e cinco pequenas ilhas barreira: Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas, que a separam do Oceano Atlântico.

Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído pelo Decreto-lei 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. Anteriormente, a Ria Formosa tinha estatuto de Reserva Natural, instituído em 1978. É também sítio Ramsar (Zona Húmida de Importância Internacional), Área Importante para as Aves Europeias (IBA), Zona de Protecção Especial para a Avifauna (Directiva Aves) e Biotopo Corine.
O parque natural está geminado com Domaine de Certes - Le Teich, França, ao abrigo do Programa de Geminação de Áreas Protegidas Costeiras da Europa.

Mais informações no site do ICN.

É uma das mais importantes zonas húmidas de Portugal  que se terá começado a formar à cerca de 14 mil anos. É composta por vários tipos de habitats: dunas, bancos de areia, sapais, salinas, praias e cursos de água. Pode aí encontrar-se uma grande variedade de espécies vegetais e animais. É um local privilegiado para a passagem de aves migratórias algumas delas em risco de extinção. Aqui convivem animais como o camaleão, a lontra, o toirão, o cágado, e vários tipos de sapos. A fauna é também muito variada podendo encontrar-se nas dunas o cardo marítimo, cactos e o estorno.

Ria Formosa natural park stretches along the Algarve seaside, from the Ancão river to the Manta Rota beach, through the councils of Loulé, Faro, Olhão, Tavira and Vila Real de Santo António and includes an area of about 18400 hectares with a extension of 60 Km. On the north is limited by salinas, small sandy beaches, land and fresh water streams flowing into the ria (Ribeira de São Lourenço, Rio Seco, Ribeira de Marim, Ribeira de Mosqueiros and Rio Gilão). In the south the area is protected from the Atlantic Ocean by 2 peninsulas (Peninsula of Faro that gathers the beach of the Ancão and the beach of Faro and the Peninsula of Cacela that gathers the beach of Manta Rota), and 5 islands all made of sand which act like barriers (Barreta, Farol, Armona, Tavira and Cabanas), that act as a protection for a huge area of a marsh land, channels and smaller islands.


Ilha da Armona / Armona island


A Ilha da Armona está integrada no Parque Natural da Ria Formosa e pertence ao concelho de Olhão.Tem cerca de 9 quilómetros de comprimento e uma largura que varia entre os 100 e os 1000 m. Na ilha existem um grande número de casas de praia alguns cafés, restaurantes e pequenos mini-mercados. Dispõe de um parque de campismo com bungalows, sendo também possível alugar casas particulares.Tem uma praia de Ria Concessionada, e do lado oposto uma praia de mar, de águas transparentes e pouco frequentada.
A ligação à cidade de Olhão é feita diariamente, de barco, de hora a hora, no Verão, com um horário um pouco mais reduzido no Inverno. É também acessível por Barcos-Táxi, mais rápidos (e mais caros!).

Armona island is part of the Ria Formosa natural park, and is located in the Olhão council. It stretches for about 9 kilometres and its width varies from 100 to 1000 metres. In the island you can find many beach houses, some coffee shops, restaurants and small mini markets. You can stay in the bungalow park or rent a private house. You have beaches both on the Ria Formosa or the Atlantic Ocean side.
You can reach Armona by boat, either on a regular ferry (hourly basis during the summer) or using a "water-taxi" (faster but more expensive!).




A cache / The cache


Existem duas formas de chegar ao local da cache: seguindo a passadeira do barco até à praia, que atravessa a povoação, ou, caso a maré o permita, contornar a ilha pelo lado direito (logo à saída do ancoradouro) passando pela costa de ria até se atingir a praia. Apesar de mais longo recomendamos vivamente esta última opção, que permite tomar contacto com as diferentes formas de vida animal presentes na Ria Formosa e com alguns hábitos de pesca locais.
A cache é um pequeno tupperware escondido num local em que é possível avistar a Ria Formosa, e o mar, bem como a ilha da Culatra. Para lá chegar pode seguir-se por um trilho que tem início perto do acesso à praia. Apesar de a cache estar próxima de umas instalações da GNR (Brigada Fiscal) o local não é visível a partir destas.

Por favor fazer o log em Português ou Inglês. Obrigado.

You can reach the cache following the path that crosses the island, or in case the tide allows it, walking around by the Ria Formosa coast starting from the right side of the boat anchorage. Although longer this is our suggested choice because it allows you to watch the wildlife and local fishermen in action.
The cache is a small tupperware hidden in a spot where you can see both sides of the island, and also the close Culatra island. To reach it you can follow a path starting near the beach access.

Please log in Portuguese or English. Thanks.


Additional Hints (Decrypt)

[PT] Qronvkb qb neohfgb
[EN] Haqre gur ohfu

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

331 Logged Visits

Found it 278     Didn't find it 41     Write note 1     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Owner Maintenance 2     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 53 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.