Skip to Content

<

Farol [Ferragudo]

A cache by mtrevas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 8/17/2007
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


FAROL - FERRAGUDO

 

Um farol é uma torre dotada modernamente de um holofote potente, cujo facho de luz é visível a largos quilómetros, para ajudar a navegação. Utilizados desde a antigüidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro. Historicamente, este tipo de construções ganhou características temporais e sociais, sendo dotados de características distintas de zonas para zonas. O termo farol deriva da palavra grega Faros, nome da ilha próxima à cidade de Alexandria onde, no ano 280 a.C., foi erigido o farol de Alexandria.

Farol de Ferragudo

 

FERRAGUDO

Brasão

Armas - Escudo de azul, castelo de ouro aberto e iluminado do campo, lavrado de negro, acompanhado à dextra e à sinistra de duas lanças de prata postas em pala, assente sobre um rochedo de sua cor que emerge de um contra-chefe de sete faixetas ondadas de prata e azul.
Coroa mural de prata de quatro torres.
Listel branco com a legenda a negro: "FERRAGUDO".

História

Debruçada sob as águas do Arade em atitude curiosa, a pacata povoação de Ferragudo, conserva a feliz conjuntura geológica que os homens souberam aproveitar em ruas íngremes e recortadas.
A actual vila de Ferragudo, elevada a esta categoria em 30 de Junho de 1999, situa-se no concelho de Lagoa.
Situada junto à foz do rio Arade confrontando a Norte com a freguesia do Parchal, a Sul com o oceano Atlântico, a Este com a Freguesia de Estombar e a Oeste com o Rio Arade. Tem aproximadamente a área de 5,74 km2 e a sua população são cerca de 3000 habitantes.
0 Concelho de Lagoa, Algarve, tem uma área de 93,60 Km2, aproximadamente, em que o número total de habitantes residentes ronda os 20.453 de acordo com os resultados dos censos de 2001.
0 Concelho, dominado pela cidade que lhe dá o nome, comporta actualmente 6 freguesias: Ferragudo, Parchal , Estombar, Lagoa, Carvoeiro e Porches.
As populações do Concelho situam-se junto à E.N. 125 e junto ao litoral, como é o caso de Ferragudo e Carvoeiro.
0 Concelho, está compreendido entre os de Portimão e Silves, limitado a Sul com o Oceano Atlântico para onde conflui de Norte uma ligeira faixa de barrocal ao longo do rio Arade.
Foi uma zona escolhida por Fenícios, Cartagineses e Romanos, atraídos pela beleza da foz do Rio Arade, onde praticavam a pesca e desenvolveram a indústria da salga do peixe. Também dos Romanos ficou a arte do mosaico e da numismática. Terá sido no século XIV que os pescadores começaram a usar este lugar para enfrentar os invernos rigorosos dando lugar à actual moldura humana da freguesia.
Em 1520, a Rainha D. Leonor viu as potencialidades do local e procurou garantir aos moradores os meios indispensáveis de segurança, que possibilitassem a sua continuidade e a fixação de outras pessoas. Os privilégios então concedidos foram idênticos aos atribuídos aos habitantes de Silves. O Bispo do Algarve foi uma das personalidades que se instalaram na zona.
É ao Bispo de Silves D. Fernando Coutinho que se deve a edificação, entre 1502 e 1537, da muralha que protegia a povoação bem como do castelo onde provavelmente residia aquando da sua morte.
No século XVIII o desenvolvimento da localidade que aliava a actividade piscatória à agrícola, conduziu à desanexação de Ferragudo da freguesia de Estômbar, a que pertencia, passando a constituir uma nova freguesia em 1749.
Com o incremento da indústria conserveira, no início do século passado, Ferragudo tornou-se numa povoação próspera, disputando as primeiras posições no mercado nacional das pescas. Tempos áureos que terminaram com a decadência da indústria, atrasada, incapaz de acompanhar as novas tecnologias, tornando-se pouco rentável.
Afirmando-se inicialmente com as actividades agrícola e piscatória, a partir da década de setenta do século passado, o turismo se implanta, à semelhança de toda a faixa litoral Algarvia, como principal vector económico, gerando comércio e serviços, assim como algumas pequenas industrias, que coexistem com a agricultura e a pesca tradicional.
A riqueza cultural desta zona é acentuada em termo turísticos pelo seu artesanato, de onde se destaca a empreita, a olaria e a doçaria artística.
A Vila de Ferragudo encontra-se implantada na margem esquerda do rio Arade, sobranceira à cidade de Portimão, sendo caracterizada pelo seu amontoado de casas brancas e ruas estreitas, que desembocam invariavelmente na zona ribeirinha.
Desde sempre a população de Ferragudo esteve ligada ao mar e à fauna piscatória diária, assimilando os seus desgostos e suas alegrias, fazendo delas o seu fado.
No entanto nos campos em redor a agricultura e a criação de gado estiveram sempre presentes, apesar dos seus altos e baixos, tendo predominado a apanha da amêndoa, figo e alfarroba na sua economia.
Ferragudo, que em tempos idos, possuiu a maior feira de gado a sul do país, algumas fábricas de conserva de peixe em plena laboração, uma florescente manufactura de empreita, hoje encontra-se limitada aos poucos pescadores que ainda vão ao mar, a alguns agricultores que ainda retiram da terra os frutos do seu sustento, mas fundamentalmente, obtém grande parte das suas receitas através do turismo que a visita.
Nota-se uma mudança social nítida diferente dos idos anos 40 e 50, em que maior parte dos seus habitantes viviam da pesca e da industria, comungando dos seus dissabores e do seu fraco rendimento económico, para uma população mais virada para a prestação de serviços turísticos e comerciais, em Ferragudo e maioritariamente na cidade que espreita no outro lado do rio, Portimão, tendo como consequência o elevar do nível económico das famílias e logo a mudança do seu enquadramento socio-económico.
Às maravilhosas praias e às excepcionais condições naturais que aqui se podem encontrar, aliaram-se as vilas, os aldeamentos, entre outras unidades de alojamento, tornando Ferragudo, uma região de reconhecida beleza, num lugar aprazível e ideal para umas férias tranquilas.
Ferragudo é uma das mais belas silhuetas de vila à beira mar que se podem encontrar em todo o Algarve.
Actualmente, Ferragudo continua a viver do mar mas numa perspectiva diferente.
O turismo instalou-se, trazendo consigo o progresso e a riqueza.

Topónimo

O seu topónimo de difícil abordagem e objectividade, tal a diversidades de nomes, origens e lugares conhecidos com idêntica designação, pertence a um tempo e a um espaço que provavelmente se reportará à idade Média portuguesa, aquando da conquista e Povoação do Algarve.
Desde a herdade de Ferragudo em Castro Verde , ao forte de Ferragudo em Vila Viçosa , a Johane Anes Ferro Agudo de Espanha, o lugar de Ferragudo, suscita diversas análises quanto à sua origem, até existe a possibilidade de designar uma antiga jazida de Ferro, onde a povoação se encontra implantada conforme um autor defende.
Das variadas vertentes evocadas, é defendido também pela vertente tradicional, e pela ligação do local ao mar , com origem no século XIV , prende-se com a existência de um engenho de ferro ( um ferro agudo) que teria havido numa vertente da praia da Angrinha. Este ferro, teria como finalidade elevar o pescado e as mercadorias das embarcações que ali acostavam.

Património

Povoação de pescadores desde tempos imemoriais (existiram tanques de salga romanos junto ao Forte de São João do Arade), teve muralhas de defesa na Idade Média, de que existem vestígios.
Mantém o seu carácter de casario em cascata até ao rio, encimado pelo perfil da Igreja situada sobre uma colina.
Ruas pitorescas de casas brancas, com telhados recortados por chaminés rendilhadas.

Forte de São João do Arade
Igreja de Nossa Srª da Conceição
Miradouros
Ponta do Altar
Praias
Torres de vigia
Vista Aérea
Poços
Bicas (Praia Grande)
Monumentos à operária conserveira e ao pescador
Algar
Leixão Gaivota
Ruas, ruelas, becos e escadarias do casco urbano

A CACHE

A cache Farol - Ferragudo está situada entre a praia do Pintadinho (pequena praia de águas calmas) e a praia dos Caneiros (praia situada entre arribas de grande beleza e em frente ao colorido rochedo "leixão das gaivotas"), sendo que, obviamente, a cache se encontra junto ao Farol de Ferragudo, suficientemente afastada das arribas por forma a evitar acidentes. Esta cache não apresenta dificuldades de maior. Aproveitem, e explorem a área evolvente ao Farol...divirtam-se nesta caçada!

BOA CAÇADA

 

 

 

 

Additional Hints (Decrypt)

Ahz tenaqr zbagr qr crqenf ynqrnqb cbe neohfgebf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

1,832 Logged Visits

Found it 1,757     Didn't find it 14     Write note 36     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 7     Owner Maintenance 13     

View Logbook | View the Image Gallery of 360 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.