

O Local
O Sanatório dos Ferroviários foi concebido pelo arquitecto Cottinelli Telmo para a CP, onde seriam internados doentes que necessitassem de tratamentos de altitude. Conttineli também se celebrizou como realizador de cinema, e foi responsável por obras emblemáticas como a cidade universitária de Coimbra e o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa.
Alguns anos depois, já propriedade do Ministério da Saúde, foi utilizado como clínica para o tratamento da tuberculose, tendo acolhido doentes vindos de todos os cantos do País até meados dos anos 60. Depois de 25 de Abril de 1974 serviu de residência a cerca de 700 retornados (pessoas regressadas das antigas colónias portuguesas).
No final dos anos 80, quando já se encontrava praticamente abandonado e seriamente degradado passou para as "mãos" da Turistrela.
No ano de 1998 o Sanatório chegou a ser vendido à ENATUR (empresa das Pousadas de Portugal) pelo preço simbólico de 1 escudo. Em contrapartida a ENATUR comprometia-se a instalar ali uma Pousada de Portugal, cujo projecto chegou a ser elaborado pelo arquitecto Souto Moura o qual previa um investimento na ordem dos 10 milhões de euros. Entretanto a ENATUR foi entregue ao Grupo Pestana, e o projecto foi abandonado, tendo em 2004 cessado o contracto. Assim a titularidade do sanatório regressou às mãos da Turistrela.
Actualmente está a ser negociada a fórmula final do edifício, que terá como base o projecto inicial de Souto Moura.
A Cache
A cache não se encontra no interior do Sanatório, nem é necessário entrar no interior do edifício para aceder à cache. Apesar disso, aconselhamos uma visita ao interior do Sanatório, que apesar de apresentar marcas de alguma degradação, não nos parece que represente um grande risco, desde que se utilize algum bom senso durante a visita. Apenas a cave e o 1º andar se encontram acessíveis, uma vez que a escadaria interior ruiu. De qualquer forma é possível identificar a cozinha vários salões, poços de elevadores entre muitas outras coisas.
Deixem o container exactamente como o encontraram, sejam discretos e não se esqueçam cache in, trash out.

The Place
The "Sanatório dos Ferroviários" (Sanitarium of Rail) was designed by the architect Cottinelli Telmo to the CP, which would be hospitalized patients who requiring treatment. Conttineli also known as film director, and was responsible for works such as the "Cidade Universitária de Coimbra" and the "Padrão dos Descobrimentos" in Lisbon.
Some years later, now owned by the Ministry of Health, was used as a clinic for treatment of tuberculosis, and received patients from all corners of the country until the mid-60. After April 25, 1974 served as a residence for some 700 returnees (people returning the former Portuguese colonies).
In the late 80, when it was virtually abandoned and seriously degraded passed to the "hands" of Turistrela.
In the year 1998 the Sanitarium came to be sold to ENATUR (company of the Pousadas de Portugal) for the symbolic price of 1$. In contrast to ENATUR undertook to install there a Pousada de Portugal, whose draft has been prepared by the architect Souto Moura which envisaged an investment of the order of 10 million euros. Meanwhile the ENATUR was delivered to the Pestana Group, and the project was abandoned, and in 2004 terminated the contract. Once the ownership of the sanitarium returned to the hands of Turistrela.
Today is the formula to be negotiated end of the building, which will be based on the original draft of Souto Moura.
The Cache
The cache is not in the inside of the Sanitarium, nor is it necessary enter the inside of the building to access the cache. Nevertheless, we recommend a visit to the interior of the Sanitarium, which despite some brands of degradation present, we do not believe it represents a big risk, provided they use some common sense during the visit. Only the basement and the 1 floor are accessible, since the interior staircase collapsed. Either way it is possible to identify the various cooking shows, wells, lifts among many other things.
Let the container exactly as found, are unobtrusive and do not forget cache in, trash out.


