Skip to Content

This cache has been archived.

nollasco: Ups.... esta escapou-me, Sup3r... [B)]

Cache arquivada, o tempo desta nano já lá vai, mas vai regressar em formato novo... num teatro perto de si. [;)]

More
<

em ceNA NO teatro

A cache by NOLL & Rtia Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/08/2007
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Para que esta cache seja sempre uma surpresa não publique fotos dela nem da sua localização - ah, e leve caneta


José Lúcio da Silva – O benemérito

Os grandes projectos culturais estão em norma associados a uma personalidade, que pelo seu entusiasmo e visão vanguardista, marcam um período, contribuindo para a edificação de um legado cultural de todo um povo. O Cine-Teatro José Lúcio da Silva representa a materialização deste princípio.

Em 23 de Outubro de 1963 o então presidente do Município de Leiria, Bernardo de Jesus das Neves Pimenta, convocou uma reunião extraordinária para transmitir que teve conhecimento através do ‘Diário Popular’ de que existia um leiriense, de nome José Lúcio da Silva, há muito residente em Lisboa, que estava no propósito de pôr à disposição da Câmara Municipal a avultada quantia de cinco mil contos destinados à construção de um cine-teatro, cujas receitas revertessem inteiramente para obras de assistência da cidade, sobretudo hospitalar. A única condição que este benemérito colocou era a de que o município proporcionasse o terreno necessário.

Em reunião de Câmara de 29 de Maio de 1964 foi deliberado por unanimidade que ao cine-teatro a construir fosse dado o nome de Cine-Teatro Municipal de José Lúcio da Silva.

O Teatro José Lúcio da Silva foi inaugurado na noite de 15 de Janeiro de 1966, com a presença do então Presidente da República, Almirante Américo Tomaz e das mais representativas entidades locais, civis, militares e religiosas. Para assinalar a abertura deste novo espaço cultural, o pano abriu com a representação do “Monólogo do Vaqueiro”, do Auto da Visitação de Gil Vicente, e da peça “ Os Velhos”, de D. João da Câmara, pela Companhia do Teatro Nacional D. Maria II.

José Lúcio da Silva nasceu em Leiria a 12 de Março de 1902 e faleceu em Lisboa em 13 de Janeiro de 1972. Funcionário bancário em Leiria mas dotado de grande espírito de iniciativa, criou nesta cidade uma pequena indústria de alpercatas a que se seguiu a de baquelites e mais tarde a de borracha, já em Lisboa, tornando-se assim grande industrial do nosso País, fundando a Sociedade Industrial da Borracha, com dois sócios. Dedicado desportista fez parte dos corpos gerentes do Leiria Ginásio Club e do Sporting Clube de Portugal. O Presidente da República, Américo Tomaz, agraciou-o com a Comenda da Ordem da Benemerência.

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Leiria


Contem com um erro de cerca de 4 a 5 metros nas coordenadas - é que os prédios em volta não ajudam...

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.