Skip to Content

This cache is temporarily unavailable.

patinhos: O container desapareceu 😔
Vamos ver se é possível repor.

More
<

Cavalo Lusitano [Samora Correia]

A cache by patinhos Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/21/2007
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Montado há já cerca de 5000 anos, o mais antigo cavalo de sela do Mundo chega ao limiar do século XXI reconquistando o esplendor de há dois mil anos, quando Gregos e Romanos o reconheceram como o melhor cavalo de sela da antiguidade.

Cavalo LusitanoCavalo de "sangue quente" como o Puro Sangue Inglês e o Puro Sangue Árabe, o Puro Sangue Lusitano é o produto de uma selecção de milhares de anos, o que lhe garante uma "empatia" com o cavaleiro superior a qualquer raça moderna.

Seleccionado como cavalo de raça e de combate ao longo dos séculos, é um cavalo versátil, cuja docilidade, agilidade e coragem, lhe permitem hoje competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre, confrontando-se com os melhores especialistas. No limiar do ano 2000 o Puro Sangue Lusitano, volta a ser procurado como montada de desporto e de lazer, e como reprodutor pelas suas raras qualidades de carácter e antiguidade genética.

A sua raridade resulta de um pequeníssimo efectivo de cerca de 2000 éguas produtoras. Em Portugal, berço da raça, estão apenas em produção cerca de 1000 éguas, no Brasil 600, em França 200, distribuindo-se as restantes pelo México, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Canadá e Estados Unidos da América.

Hoje o efectivo da Raça Lusitana está em crescimento, sobretudo na Europa e no Brasil, onde há uma extraordinária progressão em quantidade eCampinosqualidade. Entre nós, a qualidade geral da produção tem aumentado muito,e tudo leva a crer que se venham a estabelecer novas linhas dentro da Raça, contribuindo para o seu progresso e assegurando a sua vitalidade.

No século XXI, O Puro Sangue Lusitano será sempre o cavalo por excelência para a Arte Equestre e para o Toureio, mas, para além de ser o
cavalo que dá maior prazer montar, continuará a surpreender pela sua natural aptidão para os obsctáculos, e para o Ensino e Atrelagem de Competição.

A institucionalização oficial do Stud-Book da Raça Lusitana, foi sem dúvida, um passo decisivo, no progresso da mesma, ao condicionar a admissão de reprodutores aos requisitos mínimos do respectivo padrão, dando origem a um generalizado e criterioso trabalho de selecção, facultando o conhecimento aprofundado das geneologias, permitindo perpetuar e tirar partido das linhas formadas a partir da insistência em determinados reprodutores (emparelhamento em linha). Aliás para um processo zootécnico eficaz e relativamente rápido há que recorrer à selecção e à consanguinidade, sendo esta de evidente vantagem em aspectos que interessam ao criador, nomeadamente na pureza e uniformidade da raça e na consequente prepotência dos reprodutores obtidos.

Coudelaria do Braço de Prata

Cavalo LusitanoA Coudelaria do Braço de Prata, datada de 1896, tem-se afirmado em feiras equestres devido à sua criação de elegantes cavalos lusitanos. Às éguasencontramo-las acompanhadas das crias vagueando entre sobreiros, com os cascos afundados num espesso tapete de erva e flores silvestres. Quando as vemos, as palavras de Plínio parecem fazer todo o sentido, sobretudo porque ovalor dos machos lhes condiciona a liberdade. A esses exige-se treinos frequentes para estarem aptos nas diversas provas equestres que terão depassar: salto, ensino, dressage, atrelagem e equitação de trabalho. As crianças têm aqui o seu ponto alto, pois a curiosidade é mútua e os animais aproximam-se da porta das estrebarias para se deixarem afagar. Tufão, Safari, Túlio – podemos até chamá-los pelo nome, uma vez que, junto a cada exemplar, se encontra o seu B.I. com data de nascimento e a respectiva árvore genealógica, remontando a quatro gerações.

Fontes: www.cavalo-lusitano.com/historial, winkipedia

 
A Cache

É precisamente no acesso ao Complexo Desportivo, Coudelaria e Restaurante que está localizada a cache. O acesso, apesar de ter uma tabuleta "Estrada Particular" é na verdade público, mas, apesar de estar disponível 24/7, não é recomendável que seja feita à noite. Por favor sejam discretos na procura da mesma.

 

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

497 Logged Visits

Found it 471     Didn't find it 5     Write note 4     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 5     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 86 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.