Skip to Content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time - [b]normally a few weeks[/b] - in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b][/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me.

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Abraço e obrigado,

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer para Portugal.

More
<

HL 3 - Descolar na Portela

A cache by Helder Lopes Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/02/2007
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

HL 3 - Descolar na Portela by Helder Lopes

*****  REACTIVADA EM 1 DE DEZEMBRO DE 2008 NA SUA POSIÇÃO INICIAL  *****

 

 

Esta é uma cache tradicional que o levará a um dos poucos pontos onde pode ver de perto os aviões a descolar ou a aterrar no Aeroporto da Portela.

Para descobrir a cache terá de ir ao ponto indicado ver os aviões e recolher a informação precisa para se deslocar depois ao local da cache e poder fazer o log.

 

 

 

 

Breve história do Aeroporto da Portela

 

Até à inauguração do Aeroporto da Portela, Lisboa era servida por um aeroporto primitivo denominado Campo Internacional de Aterragem situado em Alverca.

Nos anos 30 os voos transatlânticos entre a Europa e a América eram feitos em hidroaviões por motivos de segurança. Só depois de atravessarem o Atlântico os passageiros mudavam para aviões com base terrestre que os levavam ao seu destino final.

Sendo Lisboa a capital mais ocidental da Europa, a cidade era o terminal ideal do lado europeu dessas ligações transatlânticas. Por essa razão, o Governo Português entendeu transformar Lisboa numa grande plataforma aérea para voos internacionais. Para isso foram projectados dois aeroportos para Lisboa: um marítimo, para hidroaviões e outro terrestre para aviões convencionais. Outra razão para a construção destas infraestruturas era o facto de ir ser realizada em 1940 a grande Exposição do Mundo Português que se previa ir atrair a Lisboa muitos voos com turistas estrangeiros (isso acabou por não acontecer devido ao início da 2ª Guerra Mundial).
 

 

 

 

Em 1938 iniciaram-se as obras dos dois aeroportos, que foram concluídas em 1940. Como aeroporto terrestre construiu-se o Aeroporto da Portela e como aeroporto marítimo, construiu-se o Aeroporto de Cabo Ruivo, à beira do Rio Tejo e a cerca de 3km do primeiro. Para uma ligação rápida por automóvel entre os dois aeroportos construiu-se uma via rodoviária denominada Avenida Entre-Aeroportos (actual Avenida de Berlim).

O sistema de voos transatlânticos funcionava com os hidroaviões vindos da América, amarando no Rio Tejo e desembarcando os seus passageiros em Caibo Ruivo. Daí, eram transportados por automóvel até à Portela. No Aeroporto da Portela eram distribuídos pelos diversos aviões que os iam levar aos diferentes destinos na Europa. Os passageiros que iam da Europa para a América faziam o percurso inverso.

O Aeroporto de Cabo Ruivo, que se localizava onde é hoje a Doca dos Olivais no Parque das Nações, foi desactivado com o fim completo dos voos regulares de passageiros por hidroavião, no final dos anos 50's. Desde essa altura manteve-se apenas o Aeroporto da Portela.

Recentemente, o estado português tomou a decisao de constuir um novo aeroporto para servir a capital, uma vez que o actual aeroporto, mantendo o mesmo ritmo de crescimento, deixara de ser eficiente. A area escolhida para a construcao do novo aeroporto - Ota (Aeroporto da Ota)- fica situada a cerca de 45 km a norte de Lisboa e a sua escolha levantou uma grande polemica o que levou a encomenda de estudos sobre outras zonas (incluindo Alcochete, Montijo, entre outras) e até a hipótese de manter o actual aeroporto construindo um segundo aeroporto internacional.

A 1 de Agosto de 2007 foi aberto ao público o novo terminal 2, apenas para voos domésticos

 

 


 

 

A cache :

A melhor altura para fazer esta cache é quando os aviões estiverem a aterrar e a descolar de NORTE para SUL.

A dificuldade da cache é media porque tive de dividir a cache em 2 fases por causa dos muggles que aparecem sempre no local escolhido.

Nas coordenadas irá encontrar um local com boa visibilidade para a pista principal do aeroporto e aí terá de reunir os seguintes dados :

 

A = O limite de velocidade do outro lado da rede.

B = O número da saída de emergência.

C = Metade de A

D = Nº do Artigo do Código Penal indicado na posição inicial.

 

Para encontrar a cache deverá resolver esta equação :

 

N    38º 47.062-A+B+2

W  009º 07.891-D+A+C

 

Não estacione o cachemobile na zona marcada como proíbida.

A cache final fica a cerca de 200m do ponto inicial.

Poderá levar o cachemobile até perto da cache

 Para encontrar a cache não é preciso correr riscos desnecessários nem entrar em propriedade alheia.

Peço a todos os geocacher's que ao encontrarem esta cache, a deixem exactamente como a encontraram e que tenham muito cuidado com os muggles.

Não revele imagens ou o aspecto do seu esconderijo da cache !

Obrigado pela visita e boa caçada !

 

Additional Hints (Decrypt)

Cbe ntben cebpherz !

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

164 Logged Visits

Found it 102     Didn't find it 29     Write note 24     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 24 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.