Skip to content

Protegidos pela chuva de pedra [Ourém] Traditional Geocache

This cache has been archived.

touperdido: A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein

More
Hidden : 01/03/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Capela de S. Sebastião


Aparentemente esta é apenas mais uma capela com história que está em ruínas, mas nem sempre foi assim.....
Vim pela primeira vez a este local à cerca de 10 atrás e não me lembro de estar tão degradada. Na altura andava no escuteiros e fomos convidados a conhecer a história daquele local. Foi-me dito que na altura das invasões francesas toda a população da aldeia perto da capela, que hoje tem o nome da capela (S. Sebastião), se veio refugiar aqui na fuga ao franceses e quando estes estavam quase a partir a porta para matarem toda a população deu-se um milagre e começou a chover pedra, a forma mais ou menos de uma salamandra mas sem pernas. Lembro-me de na altura me mostrarem algumas dessas pedras dentro da igreja.
Pouca ou quase nenhuma informação encontrei sobre esta capela, a não ser um relatório da Arqueóloga Jaqueline Pereira, sobre a carta arqueológica do concelho de Ourém:

"A capela dedicada a S. Sebastião encontra-se em estado avançado de ruína, situação que já no século XVII aparecia documentada. O edifício é constituído por alvenaria de pedra e tijolos ligados por argamassa e possui uma fachada de estilo neoclássica. Este templo poderá estar ligado ao surto divulgatório do culto de S. Sebastião, numa época em que surtos epidémicos perturbavam o Ocidente. A norte da capela, numa área aproximadamente com 300 m2, ocupada com uma vinha que confronta com a Ribeira do Cuvo, a Sul, detectam-se alguns fragmentos de cerâmica de construção e comum, de período indeterminado. " Informação retirada de http://www2.ipa.min-cultura.pt/pls/dipa/build_ficha?xcode=2612407&type=T&pagetitle=Trabalhos


A única coisa que se sabe é que foi vendida  a um preço simbólico de 1€ à Câmara Municipal de Ourém com o objectivo de ser recuperada e entregue à Junta de freguesia a que pertence (Atouguia). Lê-se em alguns blogs da zona algum descontentamento sobre o avançado estado de degradação, mas por outro lado há quem defenda que com uma re-construção a capela nunca mais vai voltar a ser a mesma.

Não é possível visitar a capela por dentro pois desde que passou a pertencer à CM Ourém foi vedada por forma a evitar algum vandalismo, visível no interior. Aconselho que a visita seja feita de dia por forma a ver melhor, todos os pormenores exteriores, visitar um poço (na parte de trás), avistar o Castelo de Ourém e disfrutar do ambiente relaxante da água a correr.


A cache está disponível 24 horas por dia, mas por ser um local com pouca iluminação é preferível que não seja feita de noite. Por favor sejam discretos e deixem a cache exactamente da mesma forma que encontraram.

Additional Hints (No hints available.)