Skip to Content

<

Gibalta - Faróis de Portugal

A cache by GeoDuplaP&F (adopted by Felinos) Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 1/24/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Atenção: A cache não se encontra nas coordenadas publicadas.
Note: The cache is not in the published coordinates.

Translation

Gibalta | Faróis de Portugal

Os faróis são estruturas concebidas desde a antiguidade para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro. Devido às características da barra de Lisboa, houve necessidade de criar uma orientação para os navios que pretendiam entrar a barra.


A 1 de Agosto de 1878 são criadas duas estruturas provisórias com luzes vermelhas, nos sítios denominados Alto de Caxias e Porto Côvo, que determinam pelo seu enfiamento o caminho que os navios devem seguir, na entrada e saída da barra do Tejo.


O Farol da Gibalta, juntamente com os Faróis do Esteiro e da Mama, veio substituir os antigos Faróis, construídos originalmente entre 1878 e 1879. O farol, aquando da sua construção, consistia numa torre de 13 metros e entrou em funcionamento em Maio de 1914.


No dia 31 de Março de 1952 um desabamento de terras provocou a derrocada de uma parte do farol sobre a linha férrea. Foi então montada uma luz provisória até à construção do novo farol.


O actual farol, construído a 30 metros do anterior, foi inaugurado em Maio de 1954 sendo a fonte luminosa a incandescência eléctrica com reserva a gás. Trata-se de uma torre cilíndrica branca, com cúpula e nervuras vermelhas.


Em 1981 o farol da Gibalta é automatizado, deixando de estar munido de faroleiros e só estava acesso no período nocturno. Em 1987 os faróis do Esteiro e Gibalta passam a estar acesos de 1 de Outubro a 15 de Março, e apenas em 1997 passam a estar acesos permanentemente durante todo o ano.


O Farol da Gibalta define, juntamente com os Faróis do Esteiro e da Mama, o enfiamento de entrada da Barra Sul do Porto de Lisboa.

Farol da Gibalta | Dados Técnicos

Localização: Encosta da Gibalta, próximo de Caxias

Posição: N38º 42’ 02’’ W009º 15’ 89’’

Torre: Cilíndrica com nervuras verticais

Altura da Torre: 21 metros

Altura da base: 31 metros

Tipo de luz: Ocultações de cor vermelha com um período de 3 segundos


A cache

A cache está situada próximo do farol, que se situa entre a Avenida Marginal e a linha férrea que liga Lisboa a Cascais. Para chegar à cache não atravesse a Avenida Marginal neste local! É extremamente perigoso!


Se for na direcção de Lisboa para Cascais, poderá parar no estacionamento junto do 'Mónaco', em N 38° 41.895' W 009° 16.288', atravessando depois a Avenida Marginal junto da estação de comboios de Caxias, em N 38° 41.910' W 009° 16.468'. Se vier na direcção de Cascais para Lisboa, deixe o carro estacionado em N 38° 41.918' W 009° 16.605', também próximo da passadeira de peões junto da estação de Caxias. Deverá depois percorrer o passeio ao longo da Avenida Marginal, até chegar às coordenadas indicadas (10 minutos a andar, da passagem de peões até à cache). A partir daí estará por sua conta.


A cache é uma caixa vulgar de plástico de tamanho médio, que contém os objectos habituais.


Há pelo menos 2 métodos para encontrar a cache…


… no primeiro método, a foto spoiler é uma foto tirada do ponto em que está a cache. Descubra pela foto o local em que foi tirada e terá os pés a um metro da cache.


… no segundo método, veja com atenção a foto inicial da listing e tente decifrar o enigma para descobrir as coordenadas da cache. Lembre-se que a luz do farol serve para iluminar os mais necessitados…




This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

374 Logged Visits

Found it 346     Didn't find it 6     Write note 16     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 77 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.