Skip to Content

This cache has been archived.

touperdido: Esta cache sempre deu alguns problemas pela localização. Hoje tentei colocá-la noutra localização para facilitar o acesso e descobri que se mudasse a localização o acesso seria muito pior. Ponderei diversas localizações mas nenhuma se enquadrava naquilo que gostava de mostrar que era o "buraco routo".

More
<

Vai cair em "Buraco Roto" [Reguengo do Fétal]

A cache by touperdido Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/25/2008
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Percurso Pedestre do Buraco Roto



Partindo do Largo da Palmeira para o Largo da Praça da Fonte, no centro da aldeia, recomendamos que efectue o percurso seguindo pela Rua das Faias para o Largo Professor Joaquim Luis Ribeiro.
Cerca de 200 metros acima, vire ao seu lado direito e desca em direcção ao ribeiro, seguindo para montante.
Chegamos nesta altura ao "Buraco Roto", gruta necrópole de beleza e enquadramento paisagístico excepcional que nasce da particularidade que a maioria das grutas de quotas mais baixas dos sistemas cársicos apresentam e que, nos meses mais chuvosos, debitam pelas suas bocas toda a água que se infiltra nas zonas mais altas dos maciços calcários, criando uma bonita cascata.


Ficará neste momento também embrenhado numa zona de mata em que os Carvalhos, os Loureiros e os Sobreiros se destacam.
Em seguida passe pelo túnel natural (terceira fotografia) que o leva a seguir um trilho estreito ladeado por Carvalhiças, Madressilvas e Gilbardeira.
Chega em seguida a um caminho empedrado que serve de atalho aos peregrinos de Fátima. Pouco depois alcançamos o Vale do Malhadouro, em que redobraremos a nossa atenção, pois o caminho poderá tornar-se mais técnico. Entra no mundo das saliências calcárias e na zona de Escalada do Reguengo do Fétal. Se estiver bom tempo, poderá propiciar-se a observação da actividade de escalada. Quem quiser poderá fazer um curto desvio e aproveitar para fazer a cache do Olharapo, "Pé no Trilho" (GCN0N2)

Entre as escadas de madeira e pedra, tem à sua esquerda a Chaminé, fenómeno natural ocorrente da erosão da água e do vento.
Descidas as escadas de pedra, ergue-se à esquerda a espectacular Pia da Ovelha, cova natural de grandes dimensões, que deve o seu nome à pia aí construída por baixo de uma estalactite e que goteja abundantemente na época das chuvas, utilizada no passado para dar de beber ao gado. Se tiver material de escalada poderá fazer a cache "Climb Now Work Later" (GC18QD8)


A continuação da descrição deste percurso segue na próxima cache: "Ventania no Vale"

Tipo de Percurso: circular de pequena rota
Distância: 6 Km
Duração aproximada: 2,30 horas
Desnível do percurso: 230 metros
Grau de dificuldade: Médio
Época aconselhada: Todo o ano, de preferência em dias não chuvosos, devido às passagens do percurso por solo de rocha calcária que se torna perigosa quando molhada.

Informação retirada do Guia de Percursos Pedestres da Câmara Municipal da Batalha. Percurso elaborado pela associação Pé no Trilho.

Cache

Não está colocada dentro da gruta do buraco routo, nem na gruta que está à direita. Se pretender visitar as grutas não o faça sozinho, existem sinais que demonstram que a água ainda passa no interior bem com sinais da existência de morcegos, por isso não as visitem nas alturas de grandes chuvadas e tentem não criar impacto. No local onde está a cache a captação de satélites é muito má, só apanhei 2D, por isso na dúvida usem o spoiler. A cache não está nem um metro afastada do caminho do percurso pedestre.  Uma das fotos é a do local onde está a cache.
>

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

  • ..
  • ..Marcação de Percurso Pedestre na direcção do Buraco Roto
  • ...Pormenor da calcite
  • ...Entrada de uma das grutas
  • ...Túnel natural
  • ...Cruz em pedra pouco depois da estrada romana
  • ...Pequenas plantas nos pequenos buracos do calcário
  • ...Pia da Ovelha
  • ...Spoiler

156 Logged Visits

Found it 145     Didn't find it 4     Write note 4     Archive 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 64 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.