Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

Traditional Geocache

Barragem de Odivelas [Ferreira do Alentejo]

A cache by BMRatinho (Adoptada) Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/11/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Bem no coração do Baixo Alentejo existe um local que se pode considerar um misto de atractivo rústico e turístico, a Barragem de Odivelas.

Como complexo balneário com potencialidade turística, a Barragem de Odivelas, próxima à freguesia com o mesmo nome, aproveita as águas dum afluente do Rio Sado, a Ribeira de Odivelas, possuindo excelentes condições para a prática de desportos náuticos, recreação e parque de merendas.

A sua albufeira é bastante procurada pelas pessoas das regiões mais próximas durante a época quente e o seu parque de campismo, adjacente ao complexo balnear, recatado e calmo, é uma óptima opção para umas calmas férias sem stress e longe das confusões das regiões junto à costa.

Junto à barragem de Odivelas foram descobertos vestígios de uma barragem romana, naquilo que é um “achado único” em toda a Península Ibérica.

A Barragem de Odivelas e a do Alvito comunicam entre si através da Ribeira de Odivelas. Ambas apresentam água muito limpa e dispõem de várias ilhas, algumas com casaria em ruínas, que proporcionam uma paisagem magnífica, mesmo em anos de seca quando a água está muito baixa.

Se dispõe de um barco ou de uma canoa, não hesite em levá-los consigo, para explorar bem todas as ilhas e recantos das barragens. Também poderá fazer óptimas caminhadas a pé, pescar (achigã, carpa, chanchito, etc.) ou, simplesmente, não fazer nada e gozar a sombra de um dos muitos sobreiros ou azinheiras aí existentes. A Barragem de Odivelas é a que dispõe de mais estruturas de apoio e possui um complexo turístico bem organizado.


brasão odivelas Odivelas é uma freguesia portuguesa do concelho de Ferreira do Alentejo, com 109,96 km² de área e 692 habitantes (2001). Densidade: 6,3 hab/km².
Simbologia do Brasão de Odivelas - O melão e as flores de girassol representam os produtos da agricultura local, e o penhasco representa a actividade da extracção de pedra, nas pedreiras da freguesia.


foto da barragem1 A Barragem - Localização geográfica
O Aproveitamento hidroagrícola de Odivelas situa-se entre as ribeiras de Figueira e Odivelas, localizados no concelho de Ferreira do Alentejo (6252 ha) do distrito de Beja, e nos concelhos de Grândola (565 ha) e Alcácer do Sal (28 ha), do distrito de Setúbal.
Localização na carta de solos - Este aproveitamento hidroagrícola encontra-se localizado nas folhas 497, 498, 507 e 508 na escala 1:25000 e nas folhas 42B e 43A na escala 1:50000 da Carta de Portugal.

Construção e exploração da barragem
A construção da Barragem de Odivelas realizou-se em duas fases, a 1ª de 1968 a 1972 e a 2ª de 1973 a 1980. A sua exploração e conservação iniciou-se em 1974 a cargo da Direcção Geral dos Recursos Naturais, e em 16 de Março de 1991 a sua gestão foi transferida para a Associação de Beneficiários da Obra de Rega de Odivelas.

Área beneficiada
A área beneficiada prevista no projecto era de 7300 ha, correspondendo 3800 ha à 1ª fase e 3500 ha à 2ª fase. Posteriormente a área considerada beneficiada passou para 6845 ha, tendo sido rectificada em 1984 para cerca de 6381 ha. Actualmente este aproveitamento hidroagrícola beneficia uma área de 6845 ha, divididos por 404 parcelas, propriedade de 215 Beneficiários.

À data de criação desta cache, encontra-se em construção a 2ª fase do Perímetro de Odivelas, incluída no Projecto Alqueva, que irá beneficiar cerca de 5900 ha, divididos por 433 prédios, correspondentes a 310 proprietários.

Obrigado ao geocacher AJSA pela ajuda na elaboração da cache page.
The Cache
This is almost a drive-in cache, if you don't care too much about your car. Otherwise you can park 200 m away.

Cache is a small container, easy to find for the average geocacher.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

334 Logged Visits

Found it 314     Didn't find it 4     Write note 7     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 68 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 6/20/2018 10:59:08 AM Pacific Daylight Time (5:59 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page