Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Solar do Vinho do Dão

A cache by GeoDragon 5.5 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 4/26/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Breve História do Vinho em Portugal

 

O Vinho é, genéricamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos.

 

A história do vinho em Portugal é anterior à fundação da nacionalidade. Considera-se que a vinha foi plantada pela primeira vez na Península Ibérica (no Vale do Tejo e no Vale do Sado) cerca de 2.000 a.C. pelos Tartessos. Os Fenícios introduziram novas castas de uvas e tomaram conta do comércio do vinho dos Tartessos cerca do século X a.C.. Os Gregos instalaram-se na Península Ibérica no século VII a.C. desenvolveram a cultura da vinha e trouxeram progressos nos métodos de fazer o vinho. No século VI a.C. os Celtas introduziram novas castas de uvas na Península Ibérica. Os Romanos chegaram à Península Ibérica cerca do século II a.C. e contribuíram para a modernização da cultura da vinha. Com a queda do Império Romano o vinho continuou a ser produzido pelas civilizações que se seguiram.

 

Com a fundação de Portugal o vinho tornou-se no produto mais exportado. Um grande aumento das exportações de vinho começou na segunda metade do século XIV. Nos séculos XV e XVI, com as descobertas portuguesas, as caravelas carregavam sempre vinho. Com o Tratado de Methwen em 1703 abrindo o comércio entre Portugal e a Inglaterra, estabelecendo condições especiais para a penetração do vinho português em Inglaterra, as exportações do vinho tiveram um considerável aumento. Em 1756 o vinho do Porto era já tão famoso que no sentido de regular o comércio e a produção da região foi criada a primeira região demarcada do mundo: a região do Alto Douro. No século XIX a praga da filoxera dizimou grandes áreas de vinhas portuguesas. Nos fins do século XIX a produção de vinho começou uma lenta recuperação. No princípio do século XX várias regiões foram demarcadas e em 1986 as regiões vinícolas foram redefinidas e novas foram criadas depois da adesão de Portugal à União Europeia.

 

     

Solar do Vinho do Dão

 

O edifício está integrado no magnífico parque do Fontelo, que conheceu o seu auge no séc. XVI quando o bispo mecenas D. Miguel da Silva concebeu o Paço do Fontelo e o fez rodear de magníficos jardins e bosques ao espírito renascentista. O antigo paço episcopal foi restaurado e remodelado para acolher Solar do Vinho do Dão, onde estão instalados os serviços da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.

 

A região vitivinícola produtora dos vinhos Doc Dão, situa-se no centro-norte de Portugal, na província da Beira Alta.

Na Região Vitivinícola do Dão estão já individualizadas – por produzirem vinhos com uma personalidade própria – as sub-regiões de Alva, Besteiros, castendo, Serra da Estrela, Silgueiros, Terras de Azurara e Terras de Senhorim.

A fim de se aproveitar melhor as enormes potencialidades dos vinhos de qualidade da região, para além da denominação de origem "Dão", foram oficializadas pelo novo Estatuto da Região Vitivinícola do Dão, as seguintes: - "Dão Nobre", "Dão Novo" e "Dão Clarete".

 

Esta região produz, maioritariamente, Vinhos Tintos caracterizados por possuírem um teor alcoólico médio de 12ºC, uma inimitável coloração rubi, corpo redondo e consistência aveludada na boca.

Convenientemente envelhecidos tornam-se mais macios e suaves, ao passo que a coloração rubi toma subtis reflexos atijolados, adquirindo, então, um esplendoroso "bouquet" e um final longo.

Já os Vinhos Brancos – também com um teor alcoólico médio de 12ºC – possuem, quando jovens, uma bela cor citrina, aromas frutados relativamente complexos, mas delicados, são frescos na boca e têm um final delicado e elegante.

Caracterizam-se, ainda, por terem a rara faculdade de envelhecer de uma forma nobre e harmoniosa.

Os Vinhos Tintos e alguns Vinhos Brancos estão sujeitos a estágio mínimo obrigatório de duração diversa, em função da sua denominação e menções tradicionais qualificativas que, nos vinhos tintos, pode chegar aos 48 meses, antes de serem comercializados.

 

Os vinhos Doc Dão mais prestigiados são produzidos e/ou engarrafados por produtores-engarrafadores e pelas principais empresas que "trabalham" os mesmos.

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão é o organismo que Controla e Promove globalmente os vinhos Doc Dão.

 

 

A Cache

 

Para permitir que a cache esteja sempre acessível, esta foi colocada fora dos jardins do Solar, junto à entrada principal. No entanto, caso tenham hipótese de se deslocarem durante o horário de expediente (ou durante a realização de qualquer evento), visitem o Solar e participem em (excelentes) provas de vinho.

Additional Hints (Decrypt)

Byvirven/Byvir gerr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

942 Logged Visits

Found it 858     Didn't find it 14     Write note 17     Archive 1     Temporarily Disable Listing 6     Enable Listing 5     Publish Listing 1     Needs Maintenance 30     Owner Maintenance 9     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 76 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.