Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

Monte Murado [Pedroso - Gaia]

A cache by Dakota Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/26/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Monte Murado



Pedroso

Pedroso é uma autarquia situada no coração do concelho de Vila Nova de Gaia, a sua área territorial é a maior do concelho de Gaia, com cerca de 20 km2 subdivididos por 52 lugares e com uma população de cerca de 30 000 habitantes. É servida pelos principais eixos viários do pais (EN 1, AE 1, IP 1, IC 1, Nó do Freixo. A Freguesia e Vila de Pedroso, situada no interior sul do concelho de Vila Nova de Gaia, tem o seu nome com origem no Castro do Monte Murado (Castro Petrosos), e data do ano 7 D.C. Era um povoado castrejo habitado pelos Túrdulos Velhos, e era servido pela via que ligava Olissipo a Bracara Augusta.

Em 1982, foram encontradas duas placas de bronze, (Tesserae Hospitales), datadas dos anos 7 e 9 D.C., que foram considerados os achados arqueológicos mais importantes da década na Península Ibérica.

Pedroso faz parte do principal roteiro arqueológico de Portugal. Estas placas constituem o documento escrito mais antigo sobre Pedroso, e são a prova inequívoca da sua identidade histórica, que remonta a muito antes da Nacionalidade Portuguesa.

Brasão da Vila de Pedroso

Monte Murado

O Monte Murado, que inclui o Parque da Senhora da Saúde e do S. Bartolomeu, é outro ponto de referência obrigatório de Pedroso. Considerado imóvel de interesse Público em Junho de 1992, é um espaço de lazer único, que existe no Concelho de Vila Nova de Gaia e é frequentado, anualmente, por milhares de pessoas vindas de toda a parte.

Capela da Sra. da Saúde Um dos largos da Sra. da Saúde

Parque da Sra. da Saúde

O Castro da Senhora da Saúde foi um povoado fortificado da Idade do Ferro/época romana. Conservam-se vestígios de muros correspondentes a habitação e de alguns arruamentos, sendo um deles calcetado a pedra. Na intervenção arqueológica realizada em 1983 foram encontradas aqui as duas "tesserae hospitales" que são placas de bronze dos séculos VII d.C. e IX d.C. com inscrições latinas que mencionam dois pactos de hospitalidade entre Decimus Iulius Cilo, pertencente à tribo Galeria, e com outros membros da tribo Turduli Veteres, que permitem conhecer melhor aspectos relacionados com o povo romano e com outros povos. Actualmente, o espólio aqui encontrado encontra-se na colecção Marciano Azuaga depositada na Casa da Cultura de Vila Nova de Gaia no Solar dos Condes Resende.

Capela de São Bartlomeu Um pequeno monumento me São Bartlomeu

S. Bartolomeu

Do alto deste monte, e para poente, avista-se uma larga e soberba vista panorâmica do mar, de Leixões ao Furadouro, de nascente, a nossa vista alcança o vetusto Rio Douro e as suas encostas desde Gaia, Porto, Gondomar, Valongo até Cinfães.

A Muli-cache

Num raio de 3 Km, duas micro-caches. 

Na primeira, situada no Parque da Nossa Senhora da Saúde, encontrará as coordenadas para chegar ao segundo ponto, situado em São Bartolomeu. A cache final localiza-ze também em São Bartolomeu.

No primeiro ponto, procure uma microcache onde encontrará as coordenadas do segundo ponto.

Então, nestas coordenadas encontras:
Coordenadas da cache final
Uma fonte N 41º 03 . 848   W 008º 34 . 366
Uma estátua N 41º 03 . 860   W 008º 34 . 365
Um moinho N 41º 03 . 833   W 008º 34 . 359

Escolha feita, siga a pé para o ponto final.  É um contentor cilíndrico (rolo fotográfico) que contêm informação acerca do que é o geocaching e um logbook.

Aconselhamos a utilização do automóvel para poder se movimentar entre os parques mais facilmente. O percurso pode ser feito a pé pela estrada nacional que liga os dois parques.

- Traga a máquina fotográfica. 

- Traga as crianças, eles adoram uma “caça ao tesouro”! 

- Traga um saco para lixo para o “Cache in, Trash out”. 

- Coloque a suas vivências e impressões no site.

Seja prudente. Alguma colaboração na manutenção das Caches será muito apreciada. Nem sempre o melhor caminho e mais rápido é o melhor, aprecie bem os dois locais que lhe oferecerão bons momentos de lazer. Aprecie a paisagem!

Atenção: Pode haver dificuldades de recepção do sinal de GPS, principalmente no local da primeira micro-cache. 

Divirta-se e obrigado.

Additional Hints (Decrypt)

- Cbagb 1: Ngeáf qn sbagr qrirf cebphene.

- Pnpur svany: Aãb é zntaégvpn, znf cbqvn fre.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.