Traditional Geocache

FADA

A cache by pirata playmobil Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/4/2008
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





 

FADA

 

 

 

 

Qual o sentido da palavra fada?

Simbolicamente quando pronunciamos esta palavra, vários sentidos nos despertam.

É uma palavra por si só carregada de magia e encanto e a sua origem arcaica carrega através do tempo o peso alegórico do seu poder.

A palavra fada vem do latim fata, que deriva do vocábulo fatum, que significa fado ou destino.

Define um ser fantástico, com forma de mulher, a qual se lhe atribuem poderes mágicos e que desfrutam dos banhos de água pura e leite, adoram a música, e embriagam-se com o perfume das flores. Com as suas danças formam anéis feéricos e celebram o nascimento dos novos brotos das plantas.

As fadas gostam de seres humanos alegres e generosos e sentem especial simpatia pelos apaixonados.

Em todas as partes onde há crença sobre as fadas há sempre uma distinção entre as fadas boas e as fadas más.

 

recados orkut A CORTE BENDITA - Esse á o nome dado a hoste das fadas bondosas. Menciona-se em primeiro lugar suas actividades puramente benévolas, tais como a doação de pão e sementes de trigo aos pobres e a ajuda que prestam aos seus preferidos. As fadas se mostram benéficas para todo aquele que lhe prestar um favor.

A CORTE MALDITA - Os membros da Corte Bendita, podem ser terríveis quando ofendidos, porém a Corte Maldita, em nenhuma circunstância é favorável à humanidade.

É a hoste dos mortos que não receberam sacramentos e flutuam sobre a terra, arrebatando os mortais indefesos trazendo-lhes muita desgraça. Há autores que os consideram como anjos caídos. Esses espíritos matam cachorros, gatos, ovelhas e vacas com seus infalíveis dardos venenosos.

Também eram atribuídas a essas fadas más outras indisposições humanas como o reumatismo, as cãibras e as contusões, como castigo por ser agido em seu desagrado.

 

A ORIGEM DAS FADAS - Existem muitas versões sobre a origem das fadas. Em um período pré-cristão, existia a crença que que as fadas seriam os espíritos dos mortos.

Já na era cristã, se afirmava que as fadas eram anjos caídos ou então almas pagãs que não estavam aptas para subir aos céus, nem descer ao inferno. Por isso, ficaram destinadas a passar toda a eternidade nas escuras regiões de um "reino intermediário", a nossa Terra.

Acreditava-se ainda em Cornualles, uma região inglesa, que as almas das crianças mortas sem baptismo, tornavam-se "PISKIES" (duendes) e apareciam no crepúsculo na forma de pequenas mariposas nocturnas brancas. Os duendes "KNOCKER", das minas de estanho também eram considerados almas de mortos, mas nesse caso, eram os judeus que haviam sido transportados para lá por sua participação na Crucificação.

Na Irlanda, existiu a crença de que as fadas seriam anjos caídos, que foram expulsos do céu pelo Senhor Deus, em virtude dos seus pecados.

Os escandinavos contam de forma mitológica, que foram os vermes que surgiram do corpo em decomposição do gigante Ymir, que se converteram em elfos.

Todo o norte da Europa possui um rico conhecimento sobre as fadas, assim como as Ilhas Britânicas e de igual maneira, não são ignoradas na Alemanha, já que ali são conhecidas pelo nome de Norns, fiandeiras ao estilo das Parcas gregas.

Na França encontramos a Dame Abonde, uma fada, cujo o próprio nome já invoca a abundância.

Na Itália é venerada como Abundita, uma Deusa da Agricultura.

Em terra romana ainda, é muito conhecida a figura mítica da fada Befana, cuja função é estabelecer uma ligação das famílias actuais com seus antepassados, com uma troca de presentes. Ocupa, portanto a função de uma educadora-pedagoga que recompensa ou pune as crianças na época natalina.

Befana é a Grande Avó que preside várias fases de desenvolvimento das crianças.

A "meia natalina" que todos nós penduramos nas portas ou lareiras, não é só um lugar para depósito de presentes, mas tem o poder de invocar Befana, que visita as casas no período do Natal, recompensando todo aquele menino ou menina que foi bem comportado durante todo aquele ano.

Befana voa do Reino das Fadas, para trazer presentes e alegria ao mundo dos homens.

Hoje, início do terceiro milénio, com um mundo globalizado, com nações mais preocupadas em garantir seu poderio político-económico, muito pouca atenção se dá a este tipo de memórias.

 

scraps para orkut

 

 

Acredito nas fadas, não porque as tenha visto, mas porque elas são muito necessárias para que o mundo não se perca no pragmatismo e no quotidiano, que lentamente mata as nossas fantasias e ilusões.

 

São as fadas que nos fazem descobrir que também temos alma, que ela faz parte de uma alma universal e ainda nos fazem recordar que somos algo mais do que simplesmente máquinas de produzir e consumir.


 

 

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

793 Logged Visits

Found it 761     Didn't find it 12     Write note 16     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 117 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 5/9/2017 8:24:21 AM Pacific Daylight Time (3:24 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum