Skip to Content

Traditional Geocache

Historical Villages - Trancoso

A cache by almeidara Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/9/2008
In Guarda, Portugal
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

O Programa de Aldeias Históricas foi formulado pelo governo português em 1991. Nele se incluem núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa e com grande importância histórica, normalmente situadas em terras altas de modo a proporcionarem a defesa das populações. 

 

Portuguese Historical Villages
Village Cache Author
Almeida GCTCOT Amoreira, adopted by Blue Trekkers
Castelo Mendo GCPAZT [Walrus]
Castelo Novo GCGGC1 MAntunes
Castelo Rodrigo GCPKZM MAntunes
Idanha a Velha GCNQZZ PauloJFMartins
Linhares GCPA9C [Walrus]
Marialva GCPKZJ MAntunes
Monsanto GCNQZY PauloJFMartins
Piódão GCKH23 [Walrus]
Sortelha GCPKYN Amoreira

 Em 2003, foram incluidas no programa mais duas povoações medievais:
   1. Belmonte
   2. Trancoso

Trancoso

As origens do castelo de Trancoso remontam aos inícios da castelologia nacional. A primeira referência conhecida data de 960, e consta de um dos mais importantes documentos altimedievais portugueses: a doação de D. Chamôa Rodrigues, ao Mosteiro de Guimarães, de numerosas estruturas (militares e, eventualmente, também civis) que detinha na Beira Interior. Por este documento, é possível perceber que esta faixa de território esteve militarmente organizada logo a partir dos inícios do século X, altura de grande expansão da esfera civilizacional asturiano-leonesa. Dessa primeira época, conserva-se uma torre, posteriormente adaptada a torre de menagem do castelo. De planta quadrada, silhueta tronco-piramidal e aparelho não-isódomo (ostentando os silhares ranhuras para enquadrar as fiadas superiores), a torre possui uma porta rasgada em arco em ferradura, elemento que confirma a sua cronologia pré-românica.

A entrada da Beira Interior na posse da coroa portuguesa, já no século XII, e a importância estratégica desta zona face ao reino de Leão, levou a que muitos castelos raianos fossem objecto de reforma e de actualização. Trancoso não foi excepção, tanto mais tratando-se, nessa altura, de uma das principais localidades da região, a par da Guarda e da Covilhã.

A construção românica do castelo dotou a antiga torre de uma cintura de muralhas e converteu-a em torre de menagem. Já no século XIII esta cerca foi complementada com vários torreões de planta rectangular. A estrutura irregular da planta, que se adaptou às condicionantes do terreno, é outra característica que podemos associar ao período românico, embora o esquema oval do castelo possa datar já do reinado de D. Dinis. É precisamente a este último reinado que se atribui a maior fase construtiva desta fortaleza medieval, na sequência da consolidação fronteiriça proporcionada pelo Tratado de Alcanices. A cerca enquadrou totalmente o casario e as portas foram concebidas como símbolos da autoridade régia e municipal. O interior das muralhas foi, também, alvo de grande reformulação.

in www.ippar.pt


porta da traição e torre

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

657 Logged Visits

Found it 618     Didn't find it 16     Write note 11     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 6     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 185 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/22/2017 5:55:47 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (1:55 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page