Skip to Content

<

Barragem do Leite [Castro Marim]

A cache by alieri Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/23/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Drive by, two stages multicache on Barragem de Odeleite, Castro Marim, the biggest dam on East Algarve. It was built between 1992 to 1998. The hydraulical exploitation of the set of dams Odeleite-Beliche has the purpose of water supply for general public, serving all the Algarve east side (Sotavento) and the water supply for agriculture.
Both dams are connected via a 3km tunnel.

The cache:First stage is next to a road. Please beware of traffic, specially when in company of young children.
No climbing needed. Stay on the sidewalk and look for a micro-micro cache. Not a "usual" container. ON IT are the final coordinates.


foto panoramica

O topónimo da freguesia de Odeleite, terá a sua origem no árabe "wdi al-laban", que quer dizer "rio de leite".
A aldeia que dá o nome à freguesia é de uma beleza e encanto admiráveis. O seu casario branco estende-se ao longo da encosta do cerro, terminando nas margens da Ribeira de Odeleite.
Junto às suas margens , uma paisagem harmoniosa, de tonalidades suaves e amenas. Lá em cima, o miradouro proporciona-nos uma excelente visão da imponente Barragem de Odeleite.
É a freguesia de maior dimensão no concelho de Castro Marim, na qual podemos sentir o prazer de nos perdermos ao visitar os seus inúmeros lugares, o­nde habitam as tradições que julgamos perdidas no tempo. Gentes simples, hospitaleira, testemunha de um tempo já passado, sem retorno. [in http://www.cm-castromarim.pt]

foto panoramica

Barragem de Odeleite
A barragem de Odeleite, construída entre Maio de 1992 e Setembro de 1998, situa-se na zona Este do interior do Algarve, nomeadamente no concelho de Castro Marim, separada de Espanha apenas pelo rio Guadiana.
O aproveitamento hidráulico do conjunto das barragens Odeleite-Beliche tem como objectivos o fornecimento de água para abastecimento público a todo o Sotavento Algarvio e o fornecimento de água para a agricultura.

Se gosta de detalhes técnicos, saiba que:
* Odeleite é uma barragem de enrocamento, com uma cortina de impermeabilização em betão localizada no paramento de montante.
* A sua altura é de 65 mts, possui um volume total de armazenamento de água de 130 000 x 103 m3 e uma capacidade útil de 117000 x 103 m3, e apresenta uma superfície inundável ao NPA (Nível Pleno de Armazenamento) de 720 hectares.
* As cotas de água na albufeira são: NPA de 52,00 metros, NMC (Nível Máximo de Cheia) de 52,90 metros e NmE (Nível Mínimo de Exploração) de 22,00 metros.
* Nesta barragem podem ser encontrados dois sistemas de medição de deslocamentos diferentes - um para a medição dosdeslocamentos horizontais, localizado na estrutura da barragem, e outro para a determinação de deslocamentos e medições das tensões instaladas no interior do maciço rochoso de assentamento da estrutura da barragem.
A barragem de Odeleite inclui os órgãos hidráulicos, constituídos pela galeria de desvio, pelos descarregadores de cheias e pelas descargas de fundo. Para a execução destes trabalhos houve necessidade de proceder à exploração de uma pedreira.

A barragem de Odeleite é a maior barragem do sotavento algarvio, interligada com a barragem do Beliche, esta com uma extensão um pouco menor. Estão ligadas através de um túnel com uma extensão de 2950 metros.


Nelas é possível realizar diversas actividades desportivas e de lazer, tal como a pesca, a canoagem, natação, entre outras.

Possuem excelentes condições para a pesca em águas interiores, onde se podem capturar várias espécies residentes nestas águas interiores, tal como o achigã, a carpa vermelha, entre outras.


Devido a ser uma barragem concebida para abastecimento de água para todo o Algarve nas barragens do Beliche e de Odeleite não são permitidos desportos motorizados.


A cache:
O ponto inicial é junto a uma estrada. Tenha muito cuidado com o trânsito, especialmente se levar crianças.
Não é preciso trepar. Mantenha-se no passeio e procure uma micro-micro cache, NA QUAL encontrará as coordenadas finais. Não é um container "normal".

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.