Traditional Geocache

Porto das Barcas [TG02]

A cache by Team Gardunha Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/8/2008
In Lisboa, Portugal
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Porto das Barcas

 

 

A "cache" encontra-se junto da "Praia de Porto das Barcas" que é um pequeno areal na localidade de Atalaia, concelho da Lourinhã. Fica situada com bons acessos à A8 pela IP6, a menos de 50 minutos de Lisboa.

Em tempos uma grande praia, famosa pelos seus restaurantes, bares e hotéis, está agora em fase de recuperação.

É um porto de pesca antigo e com magníficas esculturas em pedra.

Perdeu grande parte da sua influência para a Praia da Peralta também na Atalaia. Há algum tempo, reabriu o primeiro bar na praia o que levou de novo os turistas à praia. (Informação tirada daqui)

 

Apontamento Histórico sobre a freguesia de Atalaia


Foi criada, com independência administrativa, apenas em 4 de Outubro de 1985 através da lei n.º 101 da Assembleia da República. O seu território foi desmembrado da freguesia se Lourinhã.

A despeito de uma constituição muito recente, o povoamento desta freguesia pode considerar-se bem remoto. A proximidade da Lourinhã, com os seus vestígios pré-históricos, é bem a prova disso mesmo.

E não deveremos esquecer o significado do seu próprio nome. Atalaia parece querer indicar que aqui terá existido alguma atalaia dos lusitanos, ou seja, um posto de vigia que assegura o sistema defensivo das suas populações.

A freguesia da Atalaia é essencialmente agrícola, mas os seus habitantes não descuraram o mar e foram também pescadores e mareantes, tendo escolhido para sua patrona Nossa Senhora da Guia, em honra da qual, e ainda no século XVII (1643), lhe erigiram a capela, a qual, segundo os mais antigos, tinha coro sustentado por duas colunas com a pia de água-benta embebida nos frustes e onde se guardavam vários votos referentes a milagres feitos pela Senhora da Guia por ocasião de naufrágios, talvez nas costas pedregosas do Porto das Barcas.

Esta capela é destruída para no local se erguer a nova igreja, igualmente em honra de Nossa Senhora da Guia. A nova igreja é da autoria do arquitecto Lucínio Cruz e foi inaugurada em 19 de Junho de 1977.

O grande acontecimento histórico ocorrido na área desta freguesia foi o naufrágio o galeão S. Nicolau, ocorrido na praia da Peralta em 1642.

O S. Nicolau era um navio almirante, duma esquadra de treze navios comandada pelo general Tristão de Mendonça Furtado, que pareceu no naufrágio juntamente com a maior parte da tripulação. (Informação tirada daqui)

Pôr do Sol
Porto das Barcas


Tenha cuidado qo esconder a cache. Por favor deixe-a no local onde a encontrou.

O conteúdo inicial da cache:

Log book
Lápis
Afia
Borracha
Caneta
Alguns items para troca


   Banner

Additional Hints (No hints available.)

 

Find...

417 Logged Visits

Found it 403     Didn't find it 1     Write note 2     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 81 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/15/2017 3:44:29 AM Pacific Daylight Time (10:44 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum