Traditional Geocache

Rota dos Moinhos D'Agua [Lousã]

A cache by Amigos do Boris Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 7/21/2008
In Coimbra, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Cache Issues:

  • This cache is temporarily unavailable. Read the logs below to read the status for this cache.
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Rota Dos Moinhos D'Agua [Lousã]
 

O Moinho de Água:

Um moinho de água, moinho de maré, ou azenha, é um tipo de moinho movido pela água que permite moer grãos, gerar eletricidade, irrigar grandes áreas e drenar terrenos alagados a partir da força da água.
Esta é a estrutura mais antiga conhecida de aproveitamento da energia cinética das águas dos rios e ribeiros.
Há centenas de anos que o movimento da água é usado nos moinhos. A passagem da água faz mover lemes de madeira que estão ligados a uma mó ( pedra granítica redonda muito pesada). Esta, moe o cereal (trigo, milho, cevada, aveia, etc.) transformando-o em farinha.
 

Actualmente as corredeiras e quedas da água são usadas principalmente para produzir energia elétrica.
Hidro significa água. Energia hidráulica é a energia produzida através do movimento da água, podendo ser disponibilizada sob a forma de electricidade, ou diretamente sob a forma de energia mecânica (movimento de rotação).
Quando chove nas colinas e montanhas a água escorre para os rios que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética e energia potencial que pode ser aproveitada como fonte de energia.
 

Normalmente constroem-se diques que param o curso da água acumulando-a num reservatório a que se chama albufeira ou represa. Noutros casos, existem diques (açudes) que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar por um desvio que a leva até o moinho.

A transformação da energia contida nos cursos de água em energia aproveitável pode ser feito por meio de uma turbina ou de uma roda de água.

Quando se abrem as comportas da barragem, a água presa passa pelas lâminas da turbina (ou pela roda de água) fazendo-a girar, usando a força motriz da água.

A partir do movimento de rotação da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado à turbina transforma a energia mecânica em electricidade. Isto é o que acontece na maior parte das barragens.

 

 
A Cache The Cache

Sigam a raposa, esta vai indicar-vos o caminho e na sua toca encontraram a cache.

Just follow the fox. She will point you the way and inside the hole you will find the cache.

Deixem tudo como encontram

Leave everything has you found it

A localização:  The location:
O objectivo desta cache é levar o geocacher a conhecer este magnífico local, no interior da Serra da Lousã efectuando um percurso que vos levará a conhecer alguns dos moinhos de Àgua (neste momento só mesmo as suas ruínas) que se encontram nas margens desta Ribeira de S. João.

Um passeio agradável, com uma distância de 1,5km (ida-volta) para que todos possam disfrutar de todo o verde e esplendor que o interior da serra da Lousã tem para oferecer, mas todavia, existem cuidados a ter:

  • vai ser necessário atravessar o ribeiro algumas vezes, aconcelho que o façam unicamente quando o caudal do mesmo estiver baixo, e algum cuidado extra para não escorregarem nas pedras, e magoarem-se.
  • Em principio esta cache só estará disponivel durante o periodo de Verão, isto quando o caudal do ribeiro realmente se encontra com um nivel baixo.
  • Sendo esta uma área verde bastante protegida, e muito bem guardada, evitem ter na vossa posse quando se dirigirem ao local utensilios que possam provocar fogo ou chama.

Espero que apreciem o passeio.

Uma boa cachada !

The goal of this cache is to take the Geocacher to a magnific place through the Lousã montain. He/she is invited to go for a walk and observe the ruins of some old water mills on the sides of a S. João river-bank .

A very nice walk, 1,5km distance for everyone to enjoy the marvellous scenary that Lousã Mointain have to offer in this area. But watch out, please pay attention to the following recommendations:

  • You will need to cross the river-bank a couples of times, so please do it when the caudail is low, and some extra causions is never to little, so you don't slip in the rocks and hurt yourself.
  • This cache is planned to be available only during Summer time, because during this time i know the river-bank caudal is low
  • This is a protected reserve, and very well guarded  by forest rangers and scouts during this time of the year. If you plan to go and do this cache avoid to bring any thing that could make fire, if you get my point.

Well enjoy the walk.

Good Cache hunting !

 
   
Conteúdo inicial da cache:
 Log Book, material de escrita, pulseira, TB, moeda estrageira, outros
Geocache initial contents:
Log Book, writing material, wristband, foreigner coin, other
   

Additional Hints (No hints available.)

 

Find...

296 Logged Visits

Found it 252     Didn't find it 19     Write note 20     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 130 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/23/2017 2:13:38 PM Pacific Daylight Time (9:13 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum