Skip to Content

<

Buraco da Pala (Serra dos Passos) Mirandela

A cache by rmatosinhos Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/19/2008
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Um local paradisíaco perto de Mirandela... Cache comemorativa dos meus "#100 found"



O BURACO DA PALA

Na Serra dos Passos existem diversos abrigos com pinturas esquemáticas pertencentes ao final do período neolítico.
A descoberta dos Abrigos com pintura esquemática da Serra dos passos é relativamente recente (1988-89).
O Buraco da Pala, local onde está escondida esta cache está situado no topo da serra sendo visível desde a IP4. Foi ocupado durante todo o 3º milénio a.C. e está relacionado com um tipo sazonal de ocupação humana. Fui utilizado essencialmente como local de armazenamento de cereais. Foram encontrados neste abrigo inúmeros artefactos cerâmicos (1118 fragmentos), alguns deles decorados, milhares de sementes carbonizadas (algumas ainda dentro dos recipientes) e artefactos líticos (pontas de seta, machados, mó manual, raspadores, lâminas) que poderão ser visitados numa exposição no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes (em Mirandela).
Para lá chegar terá 2 possibilidades:
Se vier do porto, faça a aproximação pelo Ip4, saia na saída de Lamas de Orelhão, e vire para a Aldeia de passos.
Se vier de Bragança faça a aproximação também pelo Ip4, mas terá que sair na segunda saída de Mirandela e virar para a Aldeia de passos.

Deverá seguir uma estrada florestal a partir da aldeia. Chegando a uma bifurcação o GPS vai apontar para a esquerda, que também é uma possibilidade para quem quiser uma cache dificuldade 4.5 ou mais... (É mais perto mas implica uma subida íngreme entre caminhos de pastores.) Recomendo porém que vire à direita seguindo os waypoints abaixo, o que o levará a fazer um percurso bastante agradável que contorna a serra. O caminho é recomendado para percursos pedestres, BTT, ou 4x4 se bem que (bem devagar) pode ser feito com outro tipo de viatura (a cache foi colocada com um citroën Saxo ). É um caminho em terra batida em +/- bom estado, há 2 ou 3 sítios que têm algumas oscilações, mesmo assim terá que ir mesmo lentamente, pois há algumas pedras soltas na estrada que, a maior velocidade, poderão causar estragos no cachemobil.
O primeiro ponto é conhecido pelos habitantes locais como "o escorregadouro"(ver waypoint) uma vez que durante o inverno é palco de algumas ribeiras que descem a serra. Um pouco mais à frente passará pela Casa da Floresta (ver waypoint), onde deverá virar à esquerda para seguir para o buraco da pala (ou à direita se quiser ver as pinturas do abrigos do regato das bouças). Seguindo sempre a estrada, um pouco mais à frente, terá um abrigo de pedra à sua esquerda (ver waypoint) onde com um pouco de atenção verá algumas pinturas antropomórficas (estas não são fáceis de encontrar uma vez que as fogueiras que os pastores fizeram escureceram o abrigo). À sua direita poderá ver uma cadeia montanhosa onde entre outras surpresas poderá encontrar um povoado da idade dos metais, um varandim feito em rocha e algumas pinturas.

Siga de seguida em direcção ao Cruzeiro, perto das antenas de rede de telemóvel, na encosta sudeste da serra dos Passos (ver waypoint) local onde poderá estacionar. Pelo caminho irá encontrar uma bifurcação (se seguir a estrada da direita poderá ir para a sta. comba se bem que recomendo a estrada da aldeia do franco). Irá passar igualmente pelos sobreviventes de um incêndio que aqui ocorreu há alguns anos (podem não acreditar mas a serra dos passos era toda assim...).

Finalmente dirija-se para a entrada do buraco da pala (coordenadas da cache) contornando o monte pela direita. Como não há sinal de GPS dentro da gruta as coordenadas são da entrada. Ligue lanterna e avance.
(NÃO SE ESQUEÇA DA LANTERNA)


Actividades Desportivas:
Parapente

Escalada e Montanhismo
BTT
Geocaching

A CACHE
Trata-se de um pequeno container envolto num saco preto. 
O Conteúdo inicial consite em:
-logbook
-informação relativa ao geocaching
-lápis
-saco protector extra (pois aqui os Invernos são rigorosos)
-GeoCoin "Blood Hound Gang"
-pirâmide metálica
-iman com flor (Gardunha)
-moeda checa (2 coroas 2007)
-moeda portuguesa (5 escudos 1991)
-moedas holandesas (5 cent 1961, 5 cent 1991)
-moeda inglesa (5 pence 2001)

OUTROS PONTOS DE INTERESSE:
- Povoado da Idade dos Metais (ver foto esquema em cima)
- Varandim de Pedra (ver foto esquema em cima)
- Abrigos Rupestres  do Regato das Bouças
(ver foto equema em cima)
- Aldeia de Passos (com cerca de 485 habitantes, a cerca de 8km de Mirandela)

Para mais informações sobre a investigação que tem sido feita no local, poderá consultar um Artigo escrito por Maria e Jesus Sanches



Espero que se divirta e que passe uns bons momentos na Serra dos Passos.
Que este local seja um presente de agradeciemento para todos os geocachers que me proporcionaram bons momentos neste desporto dos caixotes. Gostaria de fazer um agradecimento muito especial ao Tó Zé que se prontificou a acordar cedo e rumar à serra comigo para colocar a cache, sem ele nada disto seria possível.

ENGLISH VERSION SOON

Additional Hints (Decrypt)

CG: Qrageb, nb shaqb qb ynqb rfdhreqb
RA: Vafvqr, ba gur yrsg ol gur raq.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

124 Logged Visits

Found it 110     Didn't find it 2     Write note 9     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 114 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.