Skip to Content

This cache has been archived.

PLnauta: Obrigado pela chamada de atenção. Voçês não desistem ;)

Paulo

More
<

Ocean Spirit

A cache by PLnauta Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Saturday, 02 May 2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



cito Ocean Spirit

uma cache event por PLnauta


istoestavanoestomagodeum istoestavanoestomagodeum istoestavanoestomagodeum Ofereço a geocoin de FTF a quem me disser (façam uma note no evento) o que é isto aqui ao lado

Motivação

Para muitos, os oceanos representam o princípio. Esta enorme massa de água, que dá a cor ao planeta, é uma entre as muitas características fantásticas, e até agora únicas, que temos a sorte de poder partilhar.
Somos também responsáveis pela sua degradação. Fazemo-lo de muitas formas e não sabemos ao certo qual é a sua verdadeira capacidade de resistência às modificações que introduzimos. Algumas são pequenas, outras de dimensão planetária.
Uma das mais preocupantes formas de poluição, tem tido uma atenção crescente devido à constatação que está a atingir proporções inimagináveis, é a presença de plásticos na cadeia alimentar e na coluna de água nos oceanos.
De facto, os plásticos, surgem em todo o lado sendo responsáveis directamente pela morte de um número elevado de seres vivos, aves, mamíferos e répteis marinhos, quer seja por asfixia quer seja por envenenamento quimico (estima-se que morrem anualmente 1 milhão de aves marinhas e 100000 mamíferos e repteís marinhos em resultado directo do consumo de plásticos).
Em alguns locais, os plásticos já não são apenas lixo arrojado às praias. Os plásticos tornaram-se parte da praia e as partículas que pisamos já não são só areia.
earthfromthemoon 
Este facto resulta de que os plásticos se mantêm inalterados várias centenas de anos e que vão sendo reduzidos a partículas menores (como se de rochas se tratassem) que percorrem os oceanos nas correntes marinhas e são depositados nas zonas de praia. O problema é que os plásticos não são inertes quimicamente e podem acumular toxinas em taxas dezenas de vezes mais elevadas que os detritos orgânicos. Adivinhem onde acabam estas toxinas !


praiacom lixo

Programa 
O encontro é às 10h00 da manhã na Praia Azul (Concelho de Torres Vedras) no local da coordenada indicada, que possui estacionamento para todos. Até às 10h30 faremos um briefing com distribuição de materiais e tarefas, bem como uma descrição das áreas a limpar. A intenção é recolher todo o tipo de plásticos que encontrarmos, fazemos uma categorização, pesamos e mandamos para reciclagem. Recomendo que vão visitando a página de apoio em http://plnauta.googlepages.com/eventosgeocaching.

O percurso a efectuar vai depender das marés e do estado do tempo na altura. Quanto ás marés a tabela para o dia é a seguinte:
03h41 Baixa Mar - Altura 0,99m
10h01 Preia-mar - Altura 2,60m
16h02 Baixa-mar  - Altura 1.25m
22h22 Preia-mar  - Altura 2,82m

Como vêm começamos com a maré alta e teremos tempo para, enquanto nos preparamos, enfrentar o mar nas zonas de praia. À medida que a maré desça iremos entrar nas zonas de costa rochosa, avançando para pequenas praias acessíveis apenas na maré baixa. Existe obviamente tempo para um bom almoço de lancheira e como o tempo vai decerto ajudar, tempo para descansar ao sol. Existem também algumas caches nas redondezas. O programa definitivo será publicado mais perto da data, mas deverá incluir um ou dois momentos dedicados à fauna e flora intertidal e à geologia daquela zona de costa.


Recomendações e cuidados

As áreas selecionadas para o passeio são zonas litorais de frente diversificada, que incluem as zonas intertidais rochosas,  praias, a foz do Sizandro, falésias e arribas, todas de grande beleza e interesse, mas que implicam alguns riscos, que deixo aqui identificados. Avaliem a vossa participação e prepararem-se convenientemente.

Atenção ao Tempo e ás Marés. Verifiquem o estado de tempo com antecedência. Contem com tempo fresco mas incluam sempre na vossa mochila um protector solar e chapéu.

Risco de queda nas rochas. As rochas na zona intertidal podem apresentar-se escorregadias. Levem calçado aderente e confortável, que se possa molhar. Recomenda-se que coloquem no saco um par suplementar de calçado para o final das actividades.

Queda de rochas nas arribas. As arribas, em resultado da erosão natural são instáveis. Recomenda-se uma aproximação cuidada das mesmas, sempre com  pelo menos um elemento a vigiar a encosta. Pede-se que não procedam a escaladas complicadas.

Risco de afogamento em poças profundas. As zonas intertidais possuem poças muito interessantes mas que podem ser perigosas, sobretudo para as crianças. Mantenham uma vigilância apertada dos mais pequenos.

Risco de queda em arribas. As arribas são instáveis e em muitos locais criam vazios. Mantenham uma vigilância apertada dos mais pequenos e evitem aproximaçõe radicais à beira das falésias.

Risco de corte em vidros. Recomendamos vivamente que não recolham vidro. Existirá um/dois geocachers que estarão atentos a esse tipo de lixo e farão a sua recolha.






Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

92 Logged Visits

Write note 27     Archive 1     Needs Archived 1     Will Attend 28     Attended 34     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 110 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.