Skip to Content

<

1808 - Batalha de Roliça [Bombarral]

A cache by Team Hulkman Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/02/2008
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

A batalha de Roliça, a primeira batalha da Guerra Peninsular, foi travada a 17 de Agosto de 1808 entre as tropas francesas do general Delaborde e as tropas luso-britânicas de Arthur Wellesley (futuro duque de Wellington) e Bernardino Freire.

Após a retirada das três divisões espanholas que haviam participado na invasão, Junot, limitado ao exército francês, viu-se forçado a espalhar tropas pelo território, tentando conter a revolta popular. Assim, estava fragilizado na tentativa de suster os luso-ingleses, desembarcados em Lavos.

Desde 6 de Agosto de 1808 uma força expedicionária inglesa, sob o comando do general Wellesley, desembarcava na baía de Buarcos (Figueira da Foz), junto à foz do rio Mondego, com o objectivo de marchar sobre Lisboa. Esse efectivo foi confrontado pelas tropas francesas sob o comando do general Delaborde, na batalha da Roliça (concelho do Bombarral, a 17 de Agosto. O saldo do embate foi favorável aos britânicos e portugueses, tendo as tropas francesas retirado para Torres Vedras, onde se reuniram às tropas do general Junot.

Esta vitória permitiu que quatro dias depois com a Batalha do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, se desse a machadada final nas invasões francesas.

Os luso-britânicos acabaram por derrotar as tropas de Junot e os franceses ficaram cercados em Lisboa. Era o fim da primeira invasão napoleónica.

Os gauleses bateram em retirada, mas não saíram de mãos a abanar, uma vez que a Convenção de Sintra permitiu-lhes sair do país, em barcos britânicos, levando todo o produto dos roubos e pilhagens feitos em Portugal.


Duzentos anos depois, mais de duas centenas de figurantes reconstituíram a batalha de Roliça. Esta recriação histórica teve o apoio da Associação Napoleónica Portuguesa, que trouxe participantes de Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda.



GeoPT.org - Geocaching Portugal

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.