Skip to content

This cache has been archived.

MoByS: Obrigado a todos que a visitaram.

More
<

Cerâmica das Devesas

A cache by MoByS Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/14/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


"Companhia de Cerâmica das Devezas"

 

Companhia de Cerâmica das Devezas

Rua Conselheiro Veloso da Cruz, nº

4400 – Villa Nova de Gaya

Portugal

 

                                                                                                 

Caro Geocacher,

 

Gostariamos de vos convidar a visitar o que restou das nossas instalações, para nos conhecer melhor aqui fica um pouco da nossa história:

A nossa fábrica foi fundada em 1865 na Quinta das Devezas, junto à estação de caminho de ferro das Devezas, em Villa Nova de Gaya. Empregava, em 1881, 180 operários e em 1897 o número de operários subia já a 700. A fábrica conhecida como a "Fábrica do Costa", foi fundada por António Almeida Costa em nome individual sendo mais tarde constituída a sociedade António Almeida Costa & C.ª, em que agregava José Joaquim Teixeira Lopes e Feliciano Rodrigues da Rocha, ambos trabalhadores da empresa. O primeiro ficou com a direcção financeira e negócios locais, o segundo com a modelação das esculturas e a sua administração e o terceiro com a escrituração e cobrança. Na Rua José Falcão, ficava uma das dependências da fábrica das Devezas onde funcionou, inicialmente, a Escola de Desenho industrial de Gaya, repercutindo na primeira Escola Industrial de Gaya. A fábrica associava à cerâmica uma fundição tendo assim um vasto e original fabrico, dos quais se destacavam as telhas, o grés, os azulejos e tijolos, a cal e o gesso, além de louça, que lhe deu fama no país e no estrangeiro. A fábrica dispunha de um caminho de ferro que ligava as várias oficinas e fazia chegar os produtos aos armazéns de secagem, além de um ascensor e de uma locomotiva movida a carvão. Em 1893 a sociedade é reorganizada alargando o fabrico a tudo o que diz respeito à indústria e arte de cerâmica, fornecimento de materiais, oficinas de obras em mármore, fundição de ferro e outros metais, etc. Possuía também uma fábrica na Mealhada e uma oficina de obras de mármore. Na Rua José Falcão ficava o depósito de materiais, que tinha a particularidade de ter a fachada revestida de azulejo em estilo mourisco. A empresa evoluiu depois para a Companhia Cerâmica das Devezas, tendo, entretanto, abandonado a produção de obras de arte e privilegiado os artefactos de construção civil.

Esperamos ansiosamente a vossa visita,

Cordiais simpatias,

António Almeida Costa.

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.