Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Maria Pia

A cache by Golag Team Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/09/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


FUNDAÇÃO E PERCURSO da Casa Pia de Lisboa

No dia 3 de Julho de 1780, no reinado de D. Maria I, no contexto dos problemas sociais decorrentes do terramoto que devastou a cidade de Lisboa, foi fundada a Casa Pia de Lisboa por iniciativa de Diogo Inácio de Pina Manique.
Instalada no Castelo de S. Jorge, recebe crianças pobres, órfãs e abandonadas a quem são aplicados os mais modernos e audaciosos métodos pedagógicos, transformando-se a Casa Pia no primeiro estabelecimento de educação popular do País e na mais significativa instituição de assistência a menores.
Em resultado das Invasões Francesas e da ocupação do Castelo de S. Jorge pelas tropas de Junot, a Casa Pia foi encerrada, tendo sido prepotentemente expulsos os alunos Casapianos.
Em 1811, a Casa Pia renasce nas instalações do Convento de Nª Sr.ª do Desterro, em situação precária e transitória.
Em 1833, a Casa Pia é instalada nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos e mais tarde nos terrenos anexos.
Em 1834 a Casa Pia envereda também pelo ensino e reabilitação de surdos.
Em 1942 a Casa Pia integra um conjunto de Colégios ficando disseminada por toda a cidade de Lisboa.

 

 

Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia

 

 

O CED D.ª Maria Pia, vulgarmente conhecido por "Casa Pia de Xabregas", por se localizar naquela região, situa-se na zona limitada pela Rua da Madre de Deus, pela Rua Nelson de Barros e pelo Largo Marquês de Nisa, confinando ainda com o Museu do Azulejo. Este local onde, actualmente, são educadas crianças e jovens oriundos das mais variadas classes sociais, foi outrora morada de reis e nobres.

 

 

 

 


Parece ter sido D. João III o fundador do Paço Real de Xabregas, em 1556, na propriedade existente entre os Conventos da Madre de Deus e dos Frades Franciscanos. Neste Paço habitou a Rainha D.ª Catarina, viúva de D. João III e, esporadicamente, o seu neto, o Rei D. Sebastião. Também a princesa Margarida de Sabóia, Duquesa de Mântua, aí residiu, mas na condição de prisioneira, aquando da restauração da independência nacional, em 1640, tornando-se então os Paços local de conspiração contra D. João IV.

O Paço Real de Xabregas perdeu este estatuto em 1630, ano em que foi doado à 1.ª Condessa de Unhão por Filipe III, encontrando-se ainda na posse dos Condes de Unhão quando, em 1755, o terramoto que destruiu boa parte da cidade de Lisboa o deixou bastante danificado. Após a união das casas de Unhão e de Nisa, o palácio foi reedificado, tendo o seu terreiro, até então conhecido por "pátio do Conde de Unhão", passado a ser denominado "largo do Marquês de Nisa", designação que manteve até aos nossos dias.

Em 1867, o Palácio de Xabregas foi adquirido pelo Estado para aí instalar o Asilo Maria Pia, tendo este sido extinto em 1942. Nesse ano estas paredes passaram a pertencer ao então criado Colégio de D.ª Maria Pia, integrado na Casa Pia de Lisboa.


Esta cache faz parte de um conjunto de caches: Santa Catarina, Nuno Álvares Pereira, Pina Manique e Jacob Rodrigues Pereira. Após a realização destas caches poderão encontrar os valores que permitirão resolver a cache enigma: Francisco Margiochi.

 

free counters

Additional Hints (Decrypt)

Zntaégvpn. Snibe erpbybpne pbz phvqnqb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

525 Logged Visits

Found it 468     Didn't find it 28     Write note 4     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 13     Owner Maintenance 3     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 53 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.