Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Miradouro da Barra

A cache by AnaLuz Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/29/2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Miradouro da Barra

               

Esta Cache tem como intuito dar a conhecer a costa Este da Praia da Barra em Aveiro.

Pode-se dizer que a origem do Porto de Aveiro se deve à história da Ria e à abertura da Barra.  

               
   

A abertura da ligação do mar à ria deu-se no ano de 1808 graças aos engenheiros Reinaldo Oudinot e Luís Gomes de Carvalho, após ter gerado inúmeras intervenções politicas, económicas e técnicas.

 

Recuando alguns anos, conta a história que as pedras utilizadas na construção do paredão tiveram proveniência da muralha de Aveiro. Essas pedras, que serviam na altura para defender Aveiro dos piratas, passaram a defender Aveiro da fúria do mar. Começa-se então a fazer uma barreira de maneira a que a água da ria se começa a acumular. Gomes de Carvalho, com isto, pretendia juntar o máximo de água junto à futura abertura para que esta pudesse funcionar como pressão para abrir a barra (pois, chegou à conclusão que a diferença de nível entre a maré baixa e a altura que poderia obter com essa acumulação de água era de dois ou três metros, desnível esse que, depois de aberta uma pequena abertura entre a ria e o mar, seria o suficiente para vazar toda a água).

Chegado o Inverno de 1808 a chuva teimando em cair, fez com que Aveiro ficasse inundada; a água acompanhava os telhados das casas nas zonas mais baixas da cidade.

Toda a gente andava desesperada; no entanto Gomes de Carvalho salientava que seria necessário um desnível muito alto para depois, quando abrisse uma pequena abertura entre o mar e a ria, os milhões de quilolitros de água por si só cavassem aquilo que naquela altura as máquinas não conseguiam fazer.

Assim que a água atinge o ponto máximo, Gomes de Carvalho com a ajuda de algumas pessoas, a 3 de Abril de 1808, vai ao local onde tinha determinado a abertura, arranca a pequena barragem de estacas, risca com a bota o local por onde a abertura acontecerá, abrindo-se um pequeno canal entre a ria e o mar fazendo com que rapidamente a água comece a fluir, cavando um canal. E em apenas três dias a água escoa toda, a barra fica aberta e a cidade fica seca.

Com tal feito, este engenheiro foi aclamado pela cidade de Aveiro como um grande herói, pois conseguiu fazer aquilo que em duzentos e tal anos ninguém tinha feito.

 

   

 

Depois da fixação da Barra, até meados do séc. XX, são ampliados molhes e constituídos diques. Veio a surgir, por intermédio do  Engenheiro Von Affe,  um dos primeiros planos para o Porto de Aveiro, a projecção de um Porto de Pesca e de um Porto Comercial, junto ao Canal de S. Roque.

Em 1974, surge o "Plano Director de Desenvolvimento e Valorização do Porto e Ria de Aveiro”, que é apontado no sentido de deslocar os terminais portuários, para próximo da entrada da Barra, local onde ainda hoje se localiza a mais importante estrutura comercial do Porto de Aveiro.

 

Nos dias de hoje, são notórias as inúmeras diferenças que a Barra de Aveiro tem sofrido.

É uma zona muito procurada, principalmente na época balnear devido às suas praias, à zona de bares e à excelente vista que propicia.

               

A Cache

Esta multicache tem como intuito dar a conhecer a costa Este da Praia da Barra em Aveiro. Para isso nada melhor do que uma voltinha pela Barra.

1º Ponto:  Ao chegar às coordenadas indicadas terá de procurar:

A: (número de grades verticais da janela lateral);

B: [número de degraus + (C)]; 

C: [número de bancos do jardim na parte frontal - (E)];  

D: (número de cruzes que se encontram nas traseiras);  

E: (número de pilares que seguram o sino)

Sendo que: A+B+C+D+E = 21

 A cache encontra-se nas seguintes coordenadas:  N 40º 38. ABC  W 008º 44. DEC

 

Desfrute da vista e BOA CACHADA!

Additional Hints (Decrypt)

Qbf 4 cbagbf, rfgbh ab znvf n fhy.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

611 Logged Visits

Found it 539     Didn't find it 26     Write note 20     Archive 2     Needs Archived 1     Unarchive 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 7     Owner Maintenance 5     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 88 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.