Skip to Content

This cache has been archived.

dfsilva: [b]Despacho de arquivamento[/b]

Chegou ao fim a cache que, posso dizê-lo, mais prazer me deu a preparar e colocar. Mas como tudo que é bom, acaba, também aqui chegou a altura de colocar um ponto final.
Os recentes e constantes desaparecimentos, primeiro do interior, depois da totalidade do container, não me deixam outra alternativa, já que este local encontra-se definitivamente comprometido e, como todos os que já a encontraram conseguem compreender, a colocação da cache noutro local é impossível por não existir outro igual. Para além disso, a construção de outro container igual tornou-se impossível.

Apesar do arquivamento ser uma decisão difícil de tomar, a história desta cache deixou-me bastante satisfeito. A começar pelos logs de quem a visitou, que na generalidade, foram palavras bastante positivas, alicerçada no número de favoritos, que considerando uma cache urbana numa cidade pequena como é Aveiro, só pode ser motivo de satisfação. Depois, não me posso esquecer, esta foi uma das caches nomeadas para os prémios GPS, o que, naturalmente, me encheu de orgulho.

Foi uma cache pensada ao longo de alguns meses, com a colocação adiada devido às obras de restauro do museu. Durou mais de 3 anos, o que considero ser um bom registo, tendo em conta que era uma cache que se encontrava à vista de todos, como alguns registos também o referiram.

Obrigado a todos quantos visitaram esta cache e um agradecimento especial àqueles que tiveram o devido cuidado na procura e/ou contribuíram de alguma forma para que esta cache tivesse a longevidade que teve.

More
<

Museu Santa Joana [Aveiro]

A cache by dfsilva Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/29/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Museu Santa Joana

 

O Museu de Aveiro, ou, também conhecido como Museu de Santa Joana Princesa, ocupa o antigo convento de Jesus, que foi edificado no séc. XV. Neste convento viveu a Princesa Santa Joana, filha do Rei D. Afonso V, desde 1472 até á sua morte a 12 de Maio de 1490.

O edifício foi crescendo, tanto em área, como em religiosas, tendo-se tornado num elemento de grande valia a nível nacional, principalmente, devido à talha e à azulejaria existente no seu interior.

Em 1911 foi instalado neste edifício o Museu Regional de Aveiro, beneficiando das colecções de arte e da riqueza arquitectónica do próprio edifício.

O museu foi recentemente reabilitado e ampliado.

 

Santa Joana

Santa Joana de Portugal, foi uma princesa portuguesa da Casa de Avis, filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel. Joana, foi jurada Princesa herdeira da Coroa de Portugal, título que manteve até ao nascimento do seu irmão, o futuro rei D. João II. Joana foi regente do reino em 1471, por altura da expedição de D. Afonso V a Tânger. Após recusar veementemente várias propostas de casamento, Joana nunca chegou a professar votos de freira dominicana por ser princesa real e potencial herdeira do trono.

 

Horário do Museu:

Aberto: de 3ª feira a Domingo, das 10h às 17h30

Encerra: 2ª feira, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Entrada gratuita aos Domingos e feriados até às 14h

 

 

 

Sé de Aveiro

Do outro lado da rua, encontra-se outro símbolo religioso do século XV, a Sé de Aveiro, outrora igreja do convento masculino de S. Domingos.

A igreja primitiva era constituída por capela-mor, sem coro alto, e composta por três naves, divididas entre si por duas séries de quatro arcos. Entre o séc. XVI e XVII, obras de conservação converteram as naves laterais em capela devocionais, mesmo para se conseguir uma maior estabilidade ao conjunto.

Esta igreja foi convertida em Matriz da paróquia de Nossa Senhora da Glória em 1835. Em 1938 torna-se na Catedral da Diocese de Aveiro por bula do Papa Pio XI executada por D. João Evangelista de Lima Vidal.

A nave da igreja foi reconstruída no séc. XVIII ficando mais iluminada com a abertura de amplas janelas ovais.

 

 

A Cache

A cache encontra-se no exterior do museu e é uma cache tipicamente urbana num local bastante movimentado. Apela-se à sua discrição e bom senso para que a cache possa durar bastante tempo.

- Depois de detectarem a cache, certifiquem-se que não estão a ser observados e retirem-na.

- Não registem a vossa visita no local, afastem-se um pouco para não chamar a atenção.

- Deixe a cache devidamente colocada.

- Não coloquem fotos que mostrem a cache, nem façam referências ao container nos vossos logs.

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

749 Logged Visits

Found it 692     Didn't find it 11     Write note 16     Archive 1     Temporarily Disable Listing 7     Enable Listing 6     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Owner Maintenance 13     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 60 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.