Skip to Content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint :

[quote]As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time - [b]normally a few weeks[/b] - in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or [b]has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing[/b].

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. [b]Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.[/b][/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me.

Lembro que o "desarquivamento" de uma cache, e a sua eventual consequente reactivação, passa pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Abraço e obrigado,

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer para Portugal.

More
<

Igreja de São Mamede de Infesta

A cache by ricardoseven e angela7seven Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 04/12/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


História da Igreja Matriz

Segundo se sabe, a mais antiga seria uma capela em Moalde.Em virtude da pequena dimensão desta igreja, foi mandado construir uma nova no Monte de Nª. Sª. da Conceição, pelos Balios de Leça, passando a chamar-se Igreja Nova. A antiga igreja foi ficando em ruínas, e pensa-se que a Capela de S. Cristovão, na Quinta do Dourado poderá estar associada (pelo menos no mesmo local ) à velha igreja. À Igreja Nova sucedeu a actual igreja Paroquial de S. Mamede de Infesta, construída no mesmo local da anterior.

 

História da Inauguração da Igreja Matriz

Este é um episódio peculiar quanto à doação e à inauguração desta igreja. Rodrigo Pereira Felício aquando da doação dos 12 contos de reis teria dito que queria uma igreja com duas torres, como a do Senhor de Matosinhos. No entanto, o arquitecto construiu a igreja à imagem da Igreja da Trindade, portanto, com uma torre só. Aquando da inauguração, estando tudo preparado, Bispo, povo, autoridades, esperando apenas pelo Conde de S. Mamede, Rodrigo Pereira Felício, que chegava do Brasil. Quando a carruagem do Conde chegou ao cruzeiro (actual cruzamento da rua Godinho de Faria com a Av. do Conde) e viu a sua igreja só com uma torre, deu meia volta e retornou ao Brasil, sem mais palavras.

 

Constituição da Igreja

Esta igreja é exteriormente de aspecto simples mas agradável. Tem seis altares, fora o da capela-mor, dois na frente do arco cruzeiro e os outros quatro ao lado, dois a cada parte, ficando no meio os púlpitos. São quatro destes de obra de talha, caprichosamente trabalhada. Toda a talha destes altares, assim como a da cimalhas da arco cruzeiro e portas, a tribuna da capela mor que é do mesmo gosto de escultura , pertencia à igreja do extinto convento de Monchique. Os outros altares foram feitos, um de novo, outro dos restos de um altar da antiga igreja. A sua escultura, em extremo simples, destoa inteiramente da dos outros altares. Na capela-mor a tribuna foi adaptada para outros lugares de mais amplas proporções. Venera-se nesta altar o padroeiro e taumaturgo Sto. António. Aos lados vêem-se dois quadros em relevo, representando um S. João Evangelista, e outro, a Coroação da Virgem.Nos outros altares estão as imagens da Sra. do Rosário, S. Fructuoso, Sra. das Dores e Senhor Morto, Bom Jesus dos Navegantes e Sra. da Soledade.No segundo altar do lado do Evangelho está o Sacramento.O corpo da igreja tem quatro frestas. Além destes recebe luz por uma clarabóia na capela mor e por três janelas no coro. Este é firmado sobre um largo arco abatido e outros dois mais pequenos e além destes sobre outros dois que se cruzam entre os primeiros e a porta. Este cruzamento de arcos desfeia a entrada da igreja, porém tomou-o necessário a construção da torre que se ergueu sobre a entrada. É de forma simples mas bem lançada.

Envolvente

 

No parque da igreja pode-se encontrar uma ampla área verde para passear o cãozinho ou os rebentos uma vez que também tem um pequeno parque infantil daqueles todos modernos, aliás com os parques infantis de hoje em dia a próxima geração portuguesa vai ser toda de acrobatas olímpicos.

A Cachada

A cache é uma multi mas das simples. Só tem um ponto, além da cache final, para "obrigar" a terem uma vista mais ampla deste parque e da igreja.

Nas coordenadas indicadas vão encontrar um número de dois algarismo (para não haver muita confusão e porque a mim parecia duas letras e dois algarismos vamos vazer assim, a linha de cima são letras, "NU" e a linha de baixo são os tais algarismos mágicos) . Procurem bem, está inscrito numa moeda e está mesmo debaixo do nariz. Estes algarismos correspondem respectivamente a X e Y.

Para chegarem à cache final, é só fazer as contas:

N 41º 11.ABC'
W 008º 36.RTS'

ABC= (X.Y)2 + 185

RTS= [2.(X+Y)3/3] - 4

Nota: Para retirarem o container tem que ter o que pode ser encontrado em muitas páginas de jornal (principalmente aquelas mais lá para o fim): descrição absoluta. O local é muito frequentado por todos os tipos de muggles:
- Muggles pessoas
- Muggles crianças
- Muggles cães
- Muggles bebados
- Muggles gunas
Estas duas últimas categorias não se enquadram na primeira por razões óbvias.

Additional Hints (Decrypt)

Nprffb cryb vagrevbe qb cnedhr

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

23 Logged Visits

Found it 16     Didn't find it 1     Write note 2     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 2 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.