Skip to Content

This cache has been archived.

Peter!: o objectivo desta série já foi conseguido há muito tempo, e como está a fazer 1 ano de existência, chegou altura de novos projectos, novas caches, maiores desafios.

esta série teve as suas caches tradicionais ARQUIVADAS.
o enigma mudou, e agora apenas existe esta cache mistério, relativa ao mesmo tema: GC1Q27V

obrigado a todos os que visitaram as caches tradicionais.
espero que tenham ficado um pouco mais ricos de história e locais de onde "moram" os alunos do nosso pais em tempos de aulas.

boas cachadas a todos

More
<

SASUL - Egas Moniz

A cache by Peter Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/23/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Esta é uma cache piquena :) muito piquena, logo não tem material de escrita. Pedia o especial favor de terem muito cuidado a retirar e a recolocar, pois na anterior versão, algumas destas caches foram comprometidas por geocacher menos atentos aos muggles, tendo sido interceptados varios muggles que iam buscar a cache, ou que ja a tinham na mao. Esta cache tem um sitio especifico para ser colocada, pois o aluminio como sabem não é magnético, e tive de colar uma placa de metal para que a mesma possa ficar no sitio sem preocupações de cair, por isso relembro... coloquem e certifiquem-se de que fica no mesmo sitio de onde retiraram, e onde a mesma adira. estes relatos podem ser consultados nos logs de quem fez os find's. no primeiro espaço para LOG está o numero que procuram para terem acesso a cache final desta serie. Caso não consigam ler, ou exista algum problema, contactem-me. Esta nova versão desta cache é menos "suja", pois eu proprio não gostava da antiga como estava, mas o rolo de 35mm não servia em muitos sitios, e mudou-me um pouco os planos destas caches :(. Enfim.. coisas de Owners, com a qual temos de viver :) Como sempre, prestem atenção ás dicas, e lembrem-se que o google earth é vosso amigo, uma vez que o sinal do GPS é fraco.

Esta cache ficou colocada um pouco distante da entrada da residência, que era o plano original, devido á sua proximidade com outras caches.

Assim, caso queira ter a informação da morada correcta da residência siga até ao numero21 da Av. Casal Ribeiro (um pouco mais acima nesta rua).

Pode ainda ver toda esta e outras informações no site dos SASUL.

Esta Cache faz parte de uma cache mistério de nome Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa (GC1Q27V), que pretende divulgar a localização de todas as residências universitárias da Universidade de Lisboa.

Os SASUL têm por missão contribuir para a frequência bem sucedida de todos os estudantes da Universidade de Lisboa, com especial incidência no apoio aos economicamente mais carenciados e aos deslocados.

Deste modo, e visto que esta instituição publica tem feito imensos esforços na ajuda a todos nós enquanto estudantes da Universidade de Lisboa, achei por bem prestar uma homenagem com uma cache em cada uma das suas residencias.

 

Residência:

Egas Moniz

António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de Novembro de 1874 — Lisboa, 13 de Dezembro de 1955) foi um médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor português.

Foi galardoado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, partilhado com Walter Rudolf Hess.

Completou a instrução primária na Escola do Padre José Ramos e o Curso Liceal no Colégio de S. Fiel, dos Jesuítas. Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde começou por ser lente substituto, leccionando anatomia e fisiologia. Em 1911 foi transferido para a recém-criada Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde foi ocupar a cátedra de neurologia como professor catedrático. Jubilou-se em Fevereiro de 1944.

Em 1950 é fundado, no Hospital Júlio de Matos, o Centro de Estudos Egas Moniz, do qual é presidente. O Centro de Estudos é, em 1957 transferido para o serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria onde existe ainda hoje compreendendo, entre outros, o Museu Egas Moniz.

Egas Moniz contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral, que descobriu após longas experiências com raios X, tornou possível localizar neoplasias, aneurismas, hemorragias e outras mal-formações no cérebro humano e abriu novos caminhos para a cirurgia cerebral.

As suas descobertas clínicas foram reconhecidas pelos grandes neurologistas da época, que admiravam a acuidade das suas análises e observações.

Egas Moniz foi proposto cinco vezes (1928, 1933, 1937, 1944 e 1949) ao Prémio Nobel de Medicina ou Fisiologia,sendo galardoado com o prémio em 1949. A primeira delas acontece alguns meses depois de ter publicado o primeiro artigo sobre a encefalografia arterial e, subsequentemente, ter feito, no Hospital de Necker, em Paris, uma demonstração da técnica encefalográfica. Este imediatismo não era uma coisa absolutamente ridícula pois, na verdade, «a vontade de Alfred Nobel era precisamente a de galardoar trabalhos desenvolvidos no ano anterior ao da atribuição do Prémio» (Cf. Manuel Correia, 2006).

Fonte: Wikipedia

 

**********

Esta cache faz parte de um conjunto de 14 caches com SASUL no inicio do nome. Anote sempre o numero descrito na parte de fora, de modo a obter as coordenadas finais da cache Mistério acima referida.

Boas Cachadas

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Cnffnqrven.
[EN] Pebff Jnyx.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

345 Logged Visits

Found it 315     Didn't find it 6     Write note 6     Archive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 7     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 15 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.