Skip to Content

This cache has been archived.

Necas & Family: Submeto hoje uma nova para publicação e arquivo esta. Obrigado a todos pelas visitas.

More
<

Um passeio... Pelo jardim de Cantanhede

A cache by NecaXing Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/04/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Um passeio... Pelo Jardim Municipal de Cantanhede

 

Cantanhede é uma cidade  no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 5 004 habitantes.


    É simultaneamente sede de freguesia e de um município com 392,18 km² de área e 38 860 habitantes (2006) , subdividido em 19 freguesias. A unica paróquia existente na cidade pertence à diocese de Coimbra. O município é limitado a norte pelos municípios de Vagos, Oliveira do Bairro e Anadia, a leste por Mealhada, a sueste por Coimbra, a sul por Montemor-o-Velho e por Figueira da Foz, a noroeste por Mira e a oeste tem costa no Oceano Atlântico. E é com muito prazer que sou pioneiro a colocar caches e a trazer geocachers de todo pais a este concelho.

    A Economia é predominantemente terciária na cidade, e primária nas restantes freguesias do concelho. Devido às propriedades argilosas do solo as culturas mais lucrativas são as pouco exigentes: batata, forragem e vinha. A paisagem vinhateira em planície rodeia a cidade de Cantanhede. O vinho de Cantanhede é reconhecido internacionalmente pelo seu sabor característico devido às condições de crescimento únicas da vinha.

    O concelho obteve foral manuelino em 1514.

    A cidade de Cantanhede tem conhecido grande evolução demográfica, económica e terciária nos últimos anos. Tendo diversos serviços de lazer, hospitalares e de ensino de grande relevo na região. Tendo sido construído recentemente um centro de pesquisas científicas.

    Tem estação de caminho-de-ferro que regista, cada vez mais, um maior número de utilizadores.

Cultura

Museus:

Museu da Pedra

O Museu da Pedra da cidade de Cantanhede foi inaugurado a 20 de Outubro de 2001 e desde então tem desenvolvido um trabalho notório tendo sido já distinguido com os prémios:

  • Menção honrosa de melhor museu português 2001
  • Geo-Conservação 2006

Instalado num edifício recuperado do século XVIII o museu dedica-se à abordagem da pedra sob as mais variadas perspectivas. Possuí artefactos arqueológicos recolhidos nas estações pré-históricas e romanas do concelho, achados paleontológicos oriundos das pedreiras locais, ornamentos realizados com "Pedra de Ançã", estatuária religiosa proveniente de igrejas e capelas da cidade e seu termo, e as ferramentas utilizadas na sua elaboração.

O museu possuí também um núcleo de exposições temporárias, auditório e ateliers de artes plásticas nos quais são regularmente desenvolvidas actividades lúdico-pedagógicas dirigidas especialmente às escolas.

Festivais e Exposições

 Expofacic - Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede:

Tendo sido realizada pela primeira vez em 1991, a expofacic é hoje considerada a melhor feira-exposição da região centro e uma das maiores do país. A expofacic realiza-se todos os anos no mês de Julho no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus da cidade de Cantanhede. No recinto existem áreas comerciais de exposição, com centenas de empresas, área de mostra agrícola do concelho e tasquinhas com gastronomia regional. A expofacic possuí ainda todos os anos um cartaz musical, sendo que no início de cada noite do certame, ocorre um ou mais concertos de artistas do panorama nacional e internacional.

 

Gastronomia

Refeição em Cantanhede, com queijos, enchidos e vinho espumante da Bairrada

Leitão à bairrada

O leitão à bairrada é um prato típico desta zona e muito apreciado por todo o país, prato originário dos Covões, freguesia do Concelho de Cantanhede.

Vinhos de Cantanhede

Os vinhos de Cantanhede, vinhos da região demarcada da bairrada que tem centro em Cantanhede, são reconhecidos mundialmente pela sua qualidade e características únicas. Produzidos pela Adega Cooperativa de Cantanhede, com uvas provenientes de vinhas plantadas nos solos argilosos de Cantanhede, os vinhos de Cantanhede são muito apreciados e a prova da sua qualidade são os inúmeros prémios que têem vindo a conquistar ao longo dos tempos.

( texto retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantanhede_(Portugal)

A Cache:

A Cache não se encontra nas coordenadas publicadas!
Trata-se de uma multicache bastante simples e de rápida resolução (estimado: 15 min). Como próprio nome indica, o objectivo desta cache é proporcionar-vos um agradável passeio pelo jardim municipal de cantanhede, seja de dia ou de noite, sendo que neste último caso o passeio se pode tornar mais agradável pois o jardim é bastante iluminado e a tarefa estará mais facilitada devido à menor presença de muggles.
Passo agora a explicar como devem de proceder para resolver esta cache. As primeiras coordenadas levar-vos-ão ao Ponto 1, onde deverão responder à primeira questão relacionada com esse mesmo ponto. Consoante a resposta correcta obterão as coordenadas correctas para o próximo ponto onde vos será colocada nova questão. Assim sucessivamente até ao Ponto n.º 4. No final é só pegar nas respostas (convém apontar as respostas) e somá-las, irão obter um número composto por 4 algarismos, sendo que cada algarismo corresponderá a A B C D ( ex: numero 2354, A=2; B=3; C=5; D=4): Depois nas coordenadas finais é so substituir as letras pelos números correspondentes para obter as coordenadas finais.

Ponto 1:
 
Com que idade morreu este senhor?
72 - N 40º 20.800 / W 008º 35.663
71 - N 40º 20.820 / W 008º 35.655
70 - N 40º 20.799 / W 008º 35.683

Ponto 2:
Qual o ano de inauguração deste edificio?
1793 - N 40º 20.780  / W 008º 35.625
1739 - N 40º 20.789  / W 008º 35.638
1693 - N 40º 20.809  / W 008º 35.620
Ponto 3:
Qual a idade deste ser vivo?
65 - N 40º 20. 805 / W 008º 35.582
75 - N 40º 20. 811 / W 008º 35.581
55 - N 40º 20. 806 / W 008º 35.588

Ponto 4:
Quantos anos durou este periodo?
73 - N 40º  20. 8 (A-1) (B-6)  /  W 008º 35. (C+6) 2 (D+1)
63 - N 40º  20. 8 (A+1) (B-2)  /  W 008º 35. (C+3) 2 (D-5)
83 - N 40º  20. 8 (A-1) (B-3)  /  W 008º 35. (C-5) 2 (D+5)

Agora é so somar as respostas  dos pontos ( Ponto1 + Ponto2 + Ponto3 + Ponto4). Desta conta saí um número com 4 digitos (A B C D) agora é só pegar a resposta certa para o Ponto 4, substituir as letras pelos números fazer as últimas contas, e boa sorte!





Additional Hints (Decrypt)

Qvfsneçn,snm dhr qrvknf pníe nytb , onvkn-gr cebphen n netbyn r chkn-n...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

93 Logged Visits

Found it 58     Didn't find it 23     Write note 5     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 9 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.