Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

Obrigado pela compreensão,
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
<

FACE

A cache by Zyanko Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/20/2009
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Localizada em Portugal - Aveiro - Espinho. Objectivo dar a conhecer alguma história da cidade de Espinho através do museu FACE

Espinho Cidade


“…Na origem de Espinho está um grupo de pescadores que aí se estabeleceram pela grande abundância de peixe, pernoitando em abrigos improvisados, muitas vezes utilizando as próprias embarcações viradas ao contrário…”

Espinho é na actualidade uma cidade quase dormitória devido a sua vizinhança com o Porto e Vila Nova Gaia e apesar de ter alguma indústria o povo Espinhense ainda hoje é conhecido pelos nome que muito nos diz das origens desta humilde gente "VAREIROS"...

Esta cache foi criada com o intuito de mostrar alguma história de Espinho ao longo dos anos e qual o motivo impulsionador do crescimento desta cidade... Espero que se divirtam e conheçam um bocadinho de Espinho.

FACE

Forum de Arte e Cultura de Espinho

450

Em 1894, ao sul de Espinho, existia uma fábrica de salga e conserva de sardinha pertencente à firma Cirne & Cª.

Por essas redondezas caçavam os irmãos Brandão e os irmãos Gomes que tinham já sido sócios em indústrias no Brasil, mas regressaram após uma crise que sofreram naquele país. Decidiram, então, tentar uma indústria em Espinho.

Foi, então, que em 1904 pegaram na firma Cirne & Cª e a transformaram na Real Fábrica de Conservas, a Vapor, de Brandão, Gomes & Cª, para correr mundo com o nome de Espinho.

Para além da sardinha e peixes diversos, produzia-se também a conserva de carne, aves, frutos e legumes, azeite e azeitonas.

Eram fornecedores da Casa Real e em 1905 El Rei D. Carlos autorizou o uso da Coroa Real em todos os produtos fabricados por esta empresa.

A Brandão, Gomes & Cª chegou a ser considerada a maior fábrica de conservas da Península.

Mais tarde, com a falta de sardinha na costa de Espinho, crise aumentada pela concorrência desleal das traineiras, nesse tempo usando de um sistema de pescar que inutilizava a sardinha, a Fábrica foi perdendo o seu valor e diminuindo a sua laboração.

No dia 23 de Novembro de 1908, a Fábrica Brandão, Gomes & Cª foi visitada por El Rei D. Manuel II.

Num âmbito de recuperação e conservação do património concelhio e devido às características arquitectónicas do edifício, a Câmara Municipal de Espinho pretende elaborar um projecto para a designada Fábrica Brandão Gomes que em tempos teve um papel fundamental no desenvolvimento de Espinho.

Foi fundada em 1904 e era uma fábrica a vapor de conservas.

Para além da sardinha e peixes diversos, produzia-se também a conserva de carne, aves, frutos e legumes, azeite e azeitonas.

Dadas as características arquitectónicas do edifício a Câmara vai transformá-lo no Fórum de Arte e Cultura de Espinho – FACE. A reabilitação da ex “Fábrica Brandão Gomes & C.a.” irá transformar este espaço em novas áreas comerciais e de lazer juntamente com mais três componentes importantíssimas como: a museológica, a de produção artística relacionada com o cinema de animação, a multimédia e o designe e uma outra de formação e ensino.

Será uma obra chave para a política de atracção de incentivos e projectos que vão valorizar ainda mais os potenciais da cidade, contribuindo, juntamente com outros equipamentos já existentes, para a qualificação e aproximação de Espinho como centralidade sul da Área Metropolitana do Porto e interface com a região Entre Douro e Vouga.

* Agradecimento a CSMARU pela compreensão, apoio e cedência da sua cache. Esta também é dela. Obrigado.*

Additional Hints (Decrypt)

Anab

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

1,043 Logged Visits

Found it 950     Didn't find it 52     Write note 16     Archive 1     Temporarily Disable Listing 6     Enable Listing 5     Publish Listing 1     Needs Maintenance 10     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 110 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.