Skip to Content

This cache has been archived.

Bitaro: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas.
Relembro a secção das Guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desative temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desativada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

A região onde um geocacher é considerado capaz de manter geocaches responsavelmente irá variar de pessoa para pessoa. Um geocacher que anteriormente fez registo de geocaches numa área alargada a partir da sua residência pode ser considerado habilitado a manter uma geocache a 200 milhas (322 Km) de distância. Contudo, alguém cujas actividades de geocaches têm sobretudo estado dentro da distância de 25 milhas (40km) de sua casa não deverá estar preparado para manter uma geocache tão distante de casa. O critério usado nesta situação fica a cargo do revisor da geocache ou pela Groundspeak.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. Alternativamente poderá treinar uma pessoa local para fazer manutenção à geocache. Documente o seu plano de manutenção numa Nota ao Revisor ou na sua página de geocache. Isto deverá incluir a informação contacto da pessoa que irá efectuar a manutenção. A nota irá ser apagada automaticamente aquando da publicação.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me através do mail indicado no meu perfil e refira o GC Code da cache.
Lembro que a eventual reativação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se de uma nova cache se tratasse, com todas as implicações das Guidelines actuais.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Trabalhar com o Revisor
Revisões mais rápidas
Linhas Orientação|Políticas Regionais - Portugal

More
<

Tour em Cantanhede

A cache by pirexs Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 6/29/2009
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Tour em Cantanhede

 

A CACHE NÃO SE ENCONTRA NAS COORDENADAS INDICADAS, SÃO AS DO PRIMEIRO PONTO.

 

     Enquadramento histórico

 

   Embora não existam elementos que nos conduzam a uma data da fundação de Cantanhede há, porém, achados arqueológicos que nos põem em contacto com as idades pré e proto-históricas, deixando-nos ver que o território que hoje constitui o concelho de Cantanhede, teria sido habitado em tempos remotíssimos, muito antes da era de Cristo.

    A raiz céltica “cant” do seu nome significa “pedra grande” e relaciona-se com as pedreiras existentes na região.

     As suas primeiras referências históricas remontam a 1087, data em que D. Sesnando, governador de Coimbra, a teria mandado fortificar e povoar. D. Afonso II terá dado o foral a Cantanhede, sendo posteriormente confirmado em 1514, por D. Manuel.

Foram seus donatários os Meneses, tendo sido D. Pedro de Meneses o primeiro conde de Cantanhede, titulo criado em 1479 por carta de D. Afonso V, sendo renovado por Filipe II, em 1618, na pessoa de seu neto e pai D. António Luís de Meneses, 3º conde de Cantanhede e 1º Marquês de Marialva, que se notabilizou nas batalhas de Linhas de Elvas e Montes Claros e que foi um dos vultos mais importantes da restauração.

     A esta família se ficaram a dever alguns exemplares da arte do renascimento existente no concelho.

    Cantanhede é considerada a capital da Gândara, mas na verdade o seu concelho reparte-se por duas sub-regiões naturais, perfeitamente demarcadas: a Bairrada – Terra de Barros e a Gândara – Terra das Areias.

     Concelho essencialmente agro-florestal, contribui com elevada percentagem, através do vinho, da batata e do leite para a produção nacional

 

    Monumentos:

 

   Igreja Matriz de Cantanhede: imóvel de interesse público e localizado na praça Marquês de Marialva, provavelmente fundada no séc. XI. As sucessivas reformas a que esteve sujeita resultaram em meados do séc. XVI nas dimensões e linha arquitectónicas que hoje apresenta.

 

 

Description: http://img.geocaching.com/cache/ff446fad-b53f-49f4-a337-95ecd3a6753c.jpg

Description: http://img.geocaching.com/cache/6d8f7a6b-a85b-4824-8e25-69802b657c9a.jpg

Capela de S. Mateus: é desconhecida a data da sua fundação embora se saiba que é bastante antiga e fica localizada no largo de S. Mateus. O templo apresenta um modesto exterior e sobre a porta principal rasga-se um óculo quadrilobado. Em 1875 sofreu uma profunda revolução.

 

   Estátua equestre do 1º Marquês de Marialva: monumento localizado na Praça Marquês de Marialva, destinado a homenagear a memória de D. Luís de Meneses 1º Marquês de Marialva e 3º conde de Cantanhede que se destacou por vários feitos heróicos. A estátua foi executada pelo escultor Alves André e ficou concluída em 1999.

 

Description: http://img.geocaching.com/cache/2df84e5b-9767-4383-b8e9-63a3e146aa73.jpg

Description: http://img.geocaching.com/cache/9a8196d9-ee44-42ea-aa22-18329b68e1de.jpg

   Estátua de Pedro Teixeira: localizada no largo Pedro Teixeira. Esta escultura em bronze foi executada pelo escultor Celestino Alves André em 1993 e destinada a homenagear a memória de umas das personagens cantanhedenses que marcou a nossa a história - Pedro Teixeira - “Desbravador e conquistador da Amazónia” .

 

   Casa dos Bugalhos: Edifício seiscentista, situado no largo Pedro Teixeira. Foi recentemente construída mas mantém algumas características da sua primitiva construção. 

 

   Museu da pedra : situado no largo Cândido do Reis, é a mais importante casa nobre da cidade de Cantanhede. Foi mandado construir pelo capitão-mor Dr. João Henriques de Castro e mantém na esquina a pedra de armas dos antigos senhores da moradia.

 

Description: http://img.geocaching.com/cache/780bf4b2-34b6-4c92-a1f4-5c9910744a67.jpg

    Cache:

1º ponto: Neste ponto encontrará uma placa. Quantos anos viveu este senhor?

Idade = A

N 40º  20. Latitude inicial + [(A * 2) - 16]

W 008º 35. [(A * 7) - (A / 2)] - 4

 

As coordenas obtidas são as do 2º ponto.

 

    2º ponto: Neste ponto, tem de contar o número de livros que se encontram debaixo do sapo.

Número de livros = B

N 40º 20. [(A * B) + (A * 4) + 43]

W 008º 35. [(A * B) + 16]

 

As coordenas obtidas são as do 3º ponto.

 

    3º ponto: Aqui, conte o número de dedos esticados na mão direita da estátua.

Número de dedos esticados = C

N 40º 20. [(A * C * 2) + (A - 7)]

W 008º 35. [(A * C) + B]

 

As coordenas obtidas são as do 4º ponto.

 

    4º ponto: Neste local, procure uma cache, de tamanho médio.

     Nota:

 

   Aconselhamos a não fazer este percurso de carro, pois em alguns locais é difícil estacionar. A pé, sem contar com as contas e procura das respostas, não deve demorar mais de 08 mins.

 

 

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

388 Logged Visits

Found it 329     Didn't find it 36     Write note 9     Archive 1     Needs Archived 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 7     Owner Maintenance 3     

View Logbook | View the Image Gallery of 29 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.