Skip to Content

<

Linha do Sabor: Miranda - Duas Igrejas

A cache by AnaTCS e sendines Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 08/14/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


LINHA DO SABOR

Miranda - Duas Igrejas


 

Linha do Sabor é uma linha ferroviária que liga a estação de Pocinho (Linha do Douro) à estação de Duas Igrejas - Miranda, nos arredores de Miranda do Douro. Construída de forma faseada, o seu longo atraso na conclusão ditou, por falta de verbas, que nunca chegasse à cidade de Miranda do Douro.

As caches "Linha do Sabor" pretendem mostrar aos mais distraídos alguns pontos de interesse desta mesma linha.

 Estação

 Cache

 Miranda - Duas Igrejas

 GC1WGRR

 Sendim

 GC1WGVY

 Variz

 GC1WGW3

 Mogadouro

GC1WGW6

A Linha do Sabor possui a maior rampa ferroviária contínua em Portugal, sendo que nos 12 km que vão da estação do Pocinho à de Torre de Moncorvo se vencem 280 metros de desnível, num traçado sinuoso, sendo que a meio deste percurso era mesmo necessária uma paragem técnica na denominada "estação da Gricha", para que as locomotivas a vapor pudessem recuperar pressão e continuar a longa subida. De Moncorvo até Felgar a rampa continuava, vencendo-se em 13 km 260 m de desnível, o que perfaz uma rampa contínua de 25 km, vencendo 540 m de desnível, para que os comboios subissem do Douro, contornassem a Serra do Reboredo, e pudessem entrar no longo planalto mirandês.

 


História

< A abertura da Linha do Sabor à exploração foi realizada da seguinte forma:

  • Pocinho - Carviçais: 17-09-1911
  • Carviçais - Lagoaça: 06-07-1927
  • Lagoaça - Mogadouro: 01-06-1930
  • Mogadouro - Duas Igrejas-Miranda: 22-05-1938

Moncorvo foi, de todas as quatro sedes dos concelhos que a linha atravessa, a única a ter estação no próprio povoado. Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Miranda do Douro tinham as suas respectivas estações longe dos respectivos aglomerados populacionais, o que em último caso condenou a longo prazo a Linha do Sabor ao declíneo da sua procura. Acelerado pelo despovoamento que a emigração ditou na segunda metade do século XX, o desinvestimento nesta via-férrea começou. O material traccionado a vapor durou até ao seu encerramento, tanto para os comboios de passageiros, como de mercadorias e mistos. Para os de passageiros surgiu ainda uma pequeníssima automotora, fruto de um projecto nacional, que tinha carroçaria de autocarro e era impulsionada por um motor a gasolina. Ainda existe um exemplar deste peculiar comboio, na Secção Museológica da estação do Arco de Baúlhe, na Linha do Tâmega. Em suma, o material, anacrónico, começou a ser substituído gradualmente por circulações rodoviárias, deixando nos últimos anos de exploração ferroviária apenas uma circulação de comboios em cada sentido, que fizesse integralmente os 105km do Pocinho a Duas Igrejas, e duas que cumprissem apenas o troço Pocinho - Mogadouro. O principal suporte da manutenção da linha (os comboios mineiros da extracção de Ferro na Serra do Reboredo) acabou com o declíneo rápido da extracção do Ferro. A 1 de Agosto de 1988 estava tudo acabado na Linha do Sabor, aonde tinha chegado recentemente material a diesel, as locomotivas 9020 da Alstom, que prestaram serviço nas congéneres de Via Estreita do Douro.

 

Fonte: Wikipedia

 

A cache

A cache encontra-se num local não muito visitado, mas com algumas habitações por perto, por isso tenham atenção aos muggles.

Dediquem algum tempo aos painéis de azulejo, onde estão representadas diversas paisagens e monumentos de Miranda, como a Sé, os pauliteiros e a capa de honras.



Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

173 Logged Visits

Found it 160     Didn't find it 4     Write note 6     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 42 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.