O projecto BioRia
O BioRia, é um projecto de carácter local, desenvolvido por biólogos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em conjunto com a Câmara Municipal de Estarreja e apoiados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem por objectivos a conservação da natureza e da biodiversidade, a recuperação e requalificação ambiental de zonas degradadas da região do Baixo Vouga Lagunar.
O percurso do Rio Jardim (BioRia II)
Integrado na 2ª fase de desenvolvimento do projecto BioRia, este percurso pedestre, tem cerca de 2 km de extensão e desenvolve-se, em grande parte, ao longo da margem esquerda Rio Jardim, por entre campos agrícolas e de arroz na freguesia de Canelas. Grande parte é acompanhado por sombra, graças às árvores que acompanham o rio Jardim.
Ao longo do trajecto, tem à disposição painéis informativos, tanto para adultos como para crianças, explicativos da fauna e flora possíveis de encontrar, vários bancos para poder descansar e, sensivelmente a meio do trajecto, uma torre de observação, com um amplo campo de visão para a toda a zona alagadiça que a envolve.
Não é permitido o uso de veículos motorizados no percurso. O início e fim distam de cerca de 300 mts.
|
Localização e acessos
Tem à disposição dois acessos possíveis:
Lado Norte - a partir do ponto de estacionamento da cache "BioRia – O percurso de Salreu" (pode optar por estacionar aqui o carro, a aprox. 1200 mts), desloque-se em direcção à linha de caminho de ferro e depois para Sul, até ao waypoint de início do percurso pelo caminho de terra paralelo à via férrea.
Lado Sul - pela freguesia de Canelas. Tome a direcção do apeadeiro da CP, atravesse a linha para poente no waypoint de acesso fornecido e desloque-se para Norte até ao início do percurso. Pode optar por estacionar o carro no parque do apeadeiro e seguir a pé através dos waypoints fornecidos, ou seguir pelo caminho de terra batida até ao inicio do percurso.
Se pretender pode usar o comboio. Tem à disposição dois apeadeiros da linha do Norte, Salreu a Norte e Canelas a Sul (aprox. 500/600 mts). Dirija-se para os waypoints de inicio do percurso, pelo caminho de terra a poente da via férrea.
|
A cache
Faça o percurso a pé ou de bicicleta. Respeite a natureza e cumpra as indicações que são dadas para o percurso nos painéis colocados no início.
Deve ter o habitual cuidado na abordagem e deve deixá-la da mesma forma como a encontrou inicialmente.
Por ser um local ermo, não deve fazer esta cache à noite.
|