On the Origin of Species

As Berlengas
As Berlengas são um pequeno arquipélago de três ilhas, a Berlenga Grande, Estelas e Farilhões, situado a 16km a Oeste de Peniche. É um arquipélago de rocha granítica onde se encontra grande biodiversidade. É nas Berlengas que podemos encontrar uma reserva natural muito importante, a Reserva Natural das Berlengas.
História
Apenas o ilhéu Berlenga Grande teve ocupação humana e essa ocupação remonta à antiguidade, tendo sido seus habitantes Portugueses, Muçulmanos, Franceses e Ingleses. Sobre a administração Portuguesa, os monges da Ordem de São Jerónimo estabeleceram-se na ilha para poderem auxiliar a navegação e a vítimas de naufrágios. Porém a falta de alimentos, as doenças etc., levaram os frades a retirarem-se da ilha.

A Fauna da Ilha
A fauna da ilha é muito variada e apresenta espécies raras que correm perigo de extinção. Na fauna destaca-se a lagartixa-de-bocage e o sardão. Mas existe uma grande variedade de espécies de aves tais como o Airo, a Cagarra, o Corvo-marinho da crista, Gaivota-de-patas-amarelas, Gaivota-de-Asas-Escuras, Pardela-de-bico-amarelo e o Roque de Castro.
A Flora da Ilha
Na ilha existem cerca de cem espécies de plantas, algumas únicas na Terra e outras de distribuição muito restrita. De entre a enorme variedade de espécies, sobretudo botânicas, destacam-se as seguintes espécies: Lobularia marítima, Frankenia laevis, Echium rosulatum, Thapsia villosa, Pulicaria microcephala, Papoila, Malmequer-amarelo entre outras.
Actualidade
Actualmente as Berlengas funcionam como uma região de Turismo, tendo alguns restaurantes, uma praia e um parque de campismo para os turistas, e como Reserva Natural para diversas espécies.
Curiosidades
O arquipélago foi o local de filmagens e tema principal do filme "O Rei das Berlengas", realizado em 1978 por Artur Semedo, tendo Mário Viegas como protagonista. A história do filme relaciona-se com a independência do arquipélago face a Portugal.
200 anos depois, o que podemos aprender com o autor de A Origem Das Espécies?
2009 foi o ano em que se comemorou o bicentenário nascimento de Charles Robert Darwin e os sesquicentenário da publicação de "A Origem Das Espécies" , trabalho que fundou a biologia moderna.
A ideia de evolução existia antes de Darwin, mas não era bem vista. Os seus mentores científicos , Henslow , Lyell e Sedgwick combatiam-na em foros científicos e em debates políticos. Robert chambers publicou os Vestígios da historia natural da criação , que embora tenha sido um enorme sucesso, foi imediatamente criticado por estar repleto de fantasias e erros, o que firmou em Darwin a convicção de que só poderia tornar publica a sua própria teoria transmutativa quando tivesse compilado evidencias sólidas para os seus argumentos. Quando finalmente a apresentou ao público, a sua teoria era brilhante e simples na sua essência . Todos os seres vivos eram parentes numa enorme árvore genealógica por um mecanismo, a selecção natural. Tal como disse Darwin, "As espécies não foram criadas espontaneamente nem independentemente, mas têm evoluído ao longo dos tempos. O principal factor controlador dessa evolução é a Selecção Natural".
Darwin baseou-se fundamentalmente em três factos :
•Os filhos assemelham-se aos pais ( hereditariedade , desconhecida por Darwin) ;
•Não existem dois indivíduos iguais ;
•Nascem sempre muito mais indivíduos do que os que se conseguem reproduzir ;
•Todos os animais geram mais descendentes do que é possível alimentar.
A Selecção natural é , portanto, o processo através do qual estes quatro factos levam à adaptação. Os indivíduos que possuem pequenas variações que lhes conferem maiores possibilidades de sobreviver e de se reproduzir deixam mais descendentes. Ao longo de incontáveis gerações modifica lentamente populações ate dar origem a novas espécies . De uma forma mais aprofundada, as características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A selecção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais hipóteses de sobreviver e reproduzir-se do que aqueles com fenótipos menos favoráveis. Se esses fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá sua frequência aumentada na geração seguinte. .
Darwin nasceu (12 de Fevereiro de 1809) e morreu em Inglaterra . Darwin viajou a bordo do navio Beagle, de 1831-36, tendo ocasião de observar muitas espécies de seres vivos , levantando varias questões : De onde virão tantas espécies?Porque vivem isoladas em determinadas ilhas? . Depois, nas ilhas Galápagos observou de 13 a 14 espécies de tentilhões com bicos diferentes, adaptados a diferentes tipos de alimento, desde insectos a sementes, para evitar a competição. Este facto, que não lhe chamou á atenção inicialmente, seria o detonador da sua grande obra.
A origem das espécies por via da evolução tem sido amplamente confirmada. Ás vezes de forma fascinante como com a descoberta da fantástica serie de transição fóssil mostrando em grande detalhe a evolução das baleias a partir de um carnívoro terrestre extinto. A evolução explica, por isso, a diversidade de espécies.
A selecção natural proposta por Darwin foi inicialmente rejeitada, principalmente e pelos primeiros geneticistas. Porém esta sobreviveu e foi fortalecida pois foi reabilitada por um grupo de matemáticos e biólogos (como por exemplo, Ronald Fisher (desenvolveu a selecção natural nos termos essenciais dos processos genéticos), J. B. S. Haldane (introduziu o conceito de 'custo' da selecção natural), Sewall Wright (elucidou a natureza da seleção e da adaptação), Theodosius Dobzhansky (que estabeleceu a idéia de que mutações, ao criarem diversidade genética, supriam o material bruto para a selecção natural), William Hamilton (concebeu a seleção parentada), Ernst Mayer (reconheceu a importância chave do isolamento reprodutivo para a especie entre outros ) que demonstraram não só ser a genética compatível com o darwinismo, como também essencial para que ele funcionasse. Desta "reconciliação" nasceu a síntese moderna, base conceptual de todos os avanços e da biologia e biomedicina desde então.
Todos os mamíferos que habitam hoje a terra descendem de uma espécie que viveu há 100 M.a. e que entretanto se extinguiu. É óbvio que o Homem ‘e muito diferente de um morcego ou uma baleia, pois ao longo de uma imensidão de anos , os descendente do "avô" dos mamíferos modificaram-se muito e foram-se separando em diversos troncos de uma enorme arvore genealógica. Porém, também há semelhanças. O esqueleto humano tem uma estrutura semelhante à destes animais, mesmo que à primeira vista não pareça. Alem disso, se o antepassado comum de duas espécies viveu à relativamente pouco tempo, em milhares de anos, essas espécies são mais parecidas. Assim o humano é muito parecido ao chimpanzé do que ao do morcego (o antepassado comum dos humanos e dos chimpanzés viveu à cerca de 7 M.a.) .
Mas como nasceu a vida na terra? A esta pergunta, os cientistas ainda não conseguem dar uma resposta, mas já sabem que existem organismos vivos quase desde que a Terra se formou, através do estudo de fosseis que comprovam esta teoria. Os registos fosseis são também uma prova da evolução. Para reconstruir a grande arvore da vida na Terra, existe outra ajuda preciosa, as analises de ADN, e com base nestas , foi possível descobrir que os chimpanzés eram os seres mais parecidos connosco. Graças á tecnologia mais avançada, os cientistas já decifraram o ADN de mais de 180 espécies, incluindo a humana. Essa informação permite-nos saber muito mais acerca de onde vivemos, assim como constatar que Darwin tinha razão.
Observações:
Hora: 10h pela empresa VIAMAR- (No local de embarque)-Pagamentos feitos à própria empresa
Visita: Com acompanhamento de biólogo da câmara municipal de Peniche (o responsável por um projecto de protecção da Berlenga)
Duração: A visita terá a duração de 1 DIA, mas existe a possibilidade de ficar alojado na ilha para usufruir um pouco mais do local.
Mais Info: http://berlengas.no.sapo.pt/, convem fazer marcação dos espaços uma vez que nesta altura é um pouco concorrido, principalmente o barco o que pode condicionar a vossa presença.