Skip to content

This cache has been archived.

SUp3rFM: Obrigado pela realização e organização do evento.

SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

More
<

On the Origin of Species

A cache by Coruja Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Saturday, 26 June 2010
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


On the Origin of Species

 

As Berlengas
As Berlengas são um pequeno arquipélago de três ilhas, a Berlenga Grande, Estelas e Farilhões, situado a 16km a Oeste de Peniche. É um arquipélago de rocha granítica onde se encontra grande biodiversidade. É nas Berlengas que podemos encontrar uma reserva natural muito importante, a Reserva Natural das Berlengas.

História
Apenas o ilhéu Berlenga Grande teve ocupação humana e essa ocupação remonta à antiguidade, tendo sido seus habitantes Portugueses, Muçulmanos, Franceses e Ingleses. Sobre a administração Portuguesa, os monges da Ordem de São Jerónimo estabeleceram-se na ilha para poderem auxiliar a navegação e a vítimas de naufrágios. Porém a falta de alimentos, as doenças etc., levaram os frades a retirarem-se da ilha.

A Fauna da Ilha
A fauna da ilha é muito variada e apresenta espécies raras que correm perigo de extinção. Na fauna destaca-se a lagartixa-de-bocage e o sardão. Mas existe uma grande variedade de espécies de aves tais como o Airo, a Cagarra, o Corvo-marinho da crista, Gaivota-de-patas-amarelas, Gaivota-de-Asas-Escuras, Pardela-de-bico-amarelo e o Roque de Castro.

A Flora da Ilha
Na ilha existem cerca de cem espécies de plantas, algumas únicas na Terra e outras de distribuição muito restrita. De entre a enorme variedade de espécies, sobretudo botânicas, destacam-se as seguintes espécies: Lobularia marítima, Frankenia laevis, Echium rosulatum, Thapsia villosa, Pulicaria microcephala, Papoila, Malmequer-amarelo entre outras.

Actualidade
Actualmente as Berlengas funcionam como uma região de Turismo, tendo alguns restaurantes, uma praia e um parque de campismo para os turistas, e como Reserva Natural para diversas espécies.

Curiosidades
O arquipélago foi o local de filmagens e tema principal do filme "O Rei das Berlengas", realizado em 1978 por Artur Semedo, tendo Mário Viegas como protagonista. A história do filme relaciona-se com a independência do arquipélago face a Portugal.
 

200 anos depois, o que podemos aprender com o autor de A Origem Das Espécies?



2009 foi o ano em que se comemorou o bicentenário nascimento de Charles Robert Darwin e os sesquicentenário da publicação de "A Origem Das Espécies" , trabalho que fundou a biologia moderna.

A ideia de evolução existia antes de Darwin, mas não era bem vista. Os seus mentores científicos , Henslow , Lyell e Sedgwick combatiam-na em foros científicos e em debates políticos. Robert chambers publicou os Vestígios da historia natural da criação , que embora tenha sido um enorme sucesso, foi imediatamente criticado por estar repleto de fantasias e erros, o que firmou em Darwin a convicção de que só poderia tornar publica a sua própria teoria transmutativa quando tivesse compilado evidencias sólidas para os seus argumentos. Quando finalmente a apresentou ao público, a sua teoria era brilhante e simples na sua essência . Todos os seres vivos eram parentes numa enorme árvore genealógica por um mecanismo, a selecção natural. Tal como disse Darwin, "As espécies não foram criadas espontaneamente nem independentemente, mas têm evoluído ao longo dos tempos. O principal factor controlador dessa evolução é a Selecção Natural".

Darwin baseou-se fundamentalmente em três factos :
•Os filhos assemelham-se aos pais ( hereditariedade , desconhecida por Darwin) ;
•Não existem dois indivíduos iguais ;
•Nascem sempre muito mais indivíduos do que os que se conseguem reproduzir ;
•Todos os animais geram mais descendentes do que é possível alimentar.

A Selecção natural é , portanto, o processo através do qual estes quatro factos levam à adaptação. Os indivíduos que possuem pequenas variações que lhes conferem maiores possibilidades de sobreviver e de se reproduzir deixam mais descendentes. Ao longo de incontáveis gerações modifica lentamente populações ate dar origem a novas espécies . De uma forma mais aprofundada, as características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A selecção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais hipóteses de sobreviver e reproduzir-se do que aqueles com fenótipos menos favoráveis. Se esses fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá sua frequência aumentada na geração seguinte. .

Darwin nasceu (12 de Fevereiro de 1809) e morreu em Inglaterra . Darwin viajou a bordo do navio Beagle, de 1831-36, tendo ocasião de observar muitas espécies de seres vivos , levantando varias questões : De onde virão tantas espécies?Porque vivem isoladas em determinadas ilhas? . Depois, nas ilhas Galápagos observou de 13 a 14 espécies de tentilhões com bicos diferentes, adaptados a diferentes tipos de alimento, desde insectos a sementes, para evitar a competição. Este facto, que não lhe chamou á atenção inicialmente, seria o detonador da sua grande obra.

A origem das espécies por via da evolução tem sido amplamente confirmada. Ás vezes de forma fascinante como com a descoberta da fantástica serie de transição fóssil mostrando em grande detalhe a evolução das baleias a partir de um carnívoro terrestre extinto. A evolução explica, por isso, a diversidade de espécies.
A selecção natural proposta por Darwin foi inicialmente rejeitada, principalmente e pelos primeiros geneticistas. Porém esta sobreviveu e foi fortalecida pois foi reabilitada por um grupo de matemáticos e biólogos (como por exemplo, Ronald Fisher (desenvolveu a selecção natural nos termos essenciais dos processos genéticos), J. B. S. Haldane (introduziu o conceito de 'custo' da selecção natural), Sewall Wright (elucidou a natureza da seleção e da adaptação), Theodosius Dobzhansky (que estabeleceu a idéia de que mutações, ao criarem diversidade genética, supriam o material bruto para a selecção natural), William Hamilton (concebeu a seleção parentada), Ernst Mayer (reconheceu a importância chave do isolamento reprodutivo para a especie entre outros ) que demonstraram não só ser a genética compatível com o darwinismo, como também essencial para que ele funcionasse. Desta "reconciliação" nasceu a síntese moderna, base conceptual de todos os avanços e da biologia e biomedicina desde então.

Todos os mamíferos que habitam hoje a terra descendem de uma espécie que viveu há 100 M.a. e que entretanto se extinguiu. É óbvio que o Homem ‘e muito diferente de um morcego ou uma baleia, pois ao longo de uma imensidão de anos , os descendente do "avô" dos mamíferos modificaram-se muito e foram-se separando em diversos troncos de uma enorme arvore genealógica. Porém, também há semelhanças. O esqueleto humano tem uma estrutura semelhante à destes animais, mesmo que à primeira vista não pareça. Alem disso, se o antepassado comum de duas espécies viveu à relativamente pouco tempo, em milhares de anos, essas espécies são mais parecidas. Assim o humano é muito parecido ao chimpanzé do que ao do morcego (o antepassado comum dos humanos e dos chimpanzés viveu à cerca de 7 M.a.) .

Mas como nasceu a vida na terra? A esta pergunta, os cientistas ainda não conseguem dar uma resposta, mas já sabem que existem organismos vivos quase desde que a Terra se formou, através do estudo de fosseis que comprovam esta teoria. Os registos fosseis são também uma prova da evolução. Para reconstruir a grande arvore da vida na Terra, existe outra ajuda preciosa, as analises de ADN, e com base nestas , foi possível descobrir que os chimpanzés eram os seres mais parecidos connosco. Graças á tecnologia mais avançada, os cientistas já decifraram o ADN de mais de 180 espécies, incluindo a humana. Essa informação permite-nos saber muito mais acerca de onde vivemos, assim como constatar que Darwin tinha razão.
 

Observações:

Hora: 10h pela empresa VIAMAR- (No local de embarque)-Pagamentos feitos à própria empresa
Visita: Com acompanhamento de biólogo da câmara municipal de Peniche (o responsável por um projecto de protecção da Berlenga)
Duração: A visita terá a duração de 1 DIA, mas existe a possibilidade de ficar alojado na ilha para usufruir um pouco mais do local.
Mais Info: http://berlengas.no.sapo.pt/, convem fazer marcação dos espaços uma vez que nesta altura é um pouco concorrido, principalmente o barco o que pode condicionar a vossa presença.
 

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.