Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

S. Nuno de Santa Maria

A cache by aguiapesqueira Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/23/2009
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Esta cache serve para celebrar a canonização de Nuno Álvares Pereira, S. Nuno de Santa Maria e leva-nos à sua terra natal, Cernache do Bonjardim.

Nuno Álvares Pereira o Santo Condestável ou Nuno de Santa Maria foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 26 de Abril de 2009.
Nasceu no dia de S. João, 24 de Junho de 1360 em Cernache do Bonjardim e foi baptizado com o nome de Nuno. Era filho do Prior da Ordem dos Hospitalários do Crato e de D. Iria Gonçalves do Carvalhal, criada na corte.
Viveu os seus 70 anos pela Pátria e pela Fé. Em 1385 trava e conquista a vitória na importante batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos reforçando a independência de Portugal. As suas batalhas são acompanhadas por uma Fé inabalável e uma devoção enorme a Santa Maria. Mandou construir o Mosteiro da Batalha em honra de Santa Maria da Vitória. Mais tarde, foi travada em terreno castelhano a célebre Batalha de Valverde. Conta-se que na fase mais crítica da batalha e quando já parecia que o exército português iria sofrer uma derrota completa, se deu pela falta de D. Nuno. Quando já se temia o pior, o seu escudeiro foi encontrá-lo em êxtase, ajoelhado a rezar entre dois penedos. Quando o escudeiro aflito lhe chamou a atenção para a batalha que se perdia, o Condestável fez um sinal com a mão a pedir silencio. Novamente chamado á atenção pelo escudeiro, que lhe disse: "Nada de orações, que morremos todos! responde então D. Nuno, suavemente: "Amigo, ainda não é hora. Aguardai um pouco e acabarei de orar.". Quando acabou de rezar, ergue-se com o rosto iluminado e dando as suas ordens, consegue que se ganhe a batalha de uma forma considerada milagrosa.
Em 1388 manda construir o Convento do Carmo em Lisboa e em 1423 ingressa na Ordem tornando-se carmelita, o irmão Nuno de Santa Maria dedicando a sua vida à oração e aos pobres. Aí permanece até à morte no dia 1 de Abril de 1431.
Conta-se que o embaixador castelhano teria ido ao Convento do Carmo encontrar-se com Nun'Álvares, e ter-lhe-á perguntado qual seria a sua posição se Castela novamente invadisse Portugal. Nuno terá levantado o seu hábito, e mostrado, por baixo deste, a sua cota de malha, indicando a sua disponibilidade para servir o seu país sempre que necessário e declarando que "se el-rei de Castela outra vez movesse guerra a Portugal, serviria ao mesmo tempo a religião que professava e a terra que lhe dera o ser". Conta-se também que no inicio da sua vida monástica correra em Lisboa o boato de que Ceuta estaria em risco de ser apresada pelos Mouros. De imediato Frei Nuno manifesta a sua vontade em fazer parte da expedição que iria acudir a Ceuta. Quando o tentaram dissuadir, apontando a sua figura alquebrada pelos anos e por tantas canseiras, pegou numa lança e atirou-a do varandim do convento. A lança atravessou todo o Vale da Baixa de Lisboa, indo cravar-se numa porta do outro lado do Rossio e disse Nuno Álvares: "Em África a poderei meter, se tanto for mister!" (daqui nasceu a expressão "meter uma lança em África", no sentido de se vencer uma grande dificuldade).

Esta multicache vai dar-lhe a conhecer as diferentes homenagens que o povo de Cernache do Bonjardim tem feito ao seu Herói e Santo.
As coordenadas fornecidas são do 1º waypoint.
Pode estacionar o cachemobil em N 39º 49.064; W 008º 11.181.

1º waypoint: N 39º 49.035; W 008º 11.181
somar os dígitos da data inscrita na estátua de acordo com a seguinte fórmula: _ _ +_ _+_ _ _ _ = A B C D

2º waypoint: N 39º 4(C-1).C5(A+B); W 008º 11.(A+A) 4 (C-D-B)
Neste waypoint deve descobrir o LOCAL onde nasceu Nun´Álvares.
Aproveite para ver a estátua de S. Nuno que se encontra dentro da Igreja Matriz,
e calcule os valores de X e Y:
X= nº de letras do local onde nasceu Nun'Álvares.
Y= nº de vezes que surge a letra 'ç'.

Finalpoint: N 39º 48.EFG; W 008º 11.HIJ
EFG=55 x X + 10
HIJ=30 x Y + 357
A caminho da cache final vai passar numa pastelaria onde pode deliciar-se com maravilhosos pastéis de nata e os tradicionais cartuchos.
Pode visitar uns belíssimos painéis de azulejos de S. Nuno e o local de nascimento de Nuno Álvares Pereira assinalado com um nicho, pedindo autorização à Instituição que superintende aqueles espaços, basta tocar a campaínha. É um passeio lindíssimo pela quinta.
Na parede junto à entrada principal da Igreja pode ver mais um painel de azulejos dedicado a S. Nuno e dentro do edifício a capela lateral tem como imagem central São Nuno de Santa Maria.

Additional Hints (Decrypt)

Abffn Frauben, Envaun qn Yhm.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

85 Logged Visits

Found it 68     Didn't find it 6     Write note 4     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Needs Maintenance 3     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 2 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.