Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Ninhou [Minde]

A cache by Maxiduarte Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/30/2009
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Ninhou

 

Esta cache tem por objectivo ajudar a divulgar a Linguagem Minderico.

   O minderico é um sociolecto falado com alguma frequência até à década de 70 na Vila de Minde. Era considerado um calão em vias de desaparecimento, mas quem passa hoje por Minde e pergunta como vai a "piação do Ninhou" pode já ver um brilho nos olhos de muitos mindenses. O minderico parece ressuscitar e criar entusiasmo sobretudo na primeira metade do século XX, era exclusivo dos fabricantes e comerciantes das mantas de Minde vendidas nas feiras. Desse modo podiam falar dos negócios entre si sem correr o risco de que outros os percebessem.
   O mais curioso é que o ressurgimento da velha "piação" da vila ribatejana surgiu na Alemanha fruto de um pós-doutoramento de Vera Ferreira. Linguista portuguesa que nunca viveu em Minde teve o apoio financeiro da Fundação Volkswagen (pertencente ao grupo Volkswagen)   integrado no Programa de Documentação de Línguas Ameaçadas em todo o mundo.

   O entusiasmo em relação à linguagem é já sentido em toda a localidade, com cerca de cem habitantes por semana a frequentarem aulas de Minderico. Muitas conversas na rua sobre o renascer da "piação" e propostas para a instalação de placas toponímicas e para o trânsito bilingues, a publicação de livros em minderico, a utilização do sociolecto em eventos locais e ementas nos restaurantes e cafés locais.

A Cache
   A cache não se encontra nas coordenadas indicadas. Para as encontrar precisa de traduzir para Português algumas palavras deste pequeno texto.

    As palavras sublinhadas estão em Minderico. Depois de traduzidas para português faça corresponder o Nº de letras ao Valor A, B, C, D respectivamente.

 
Texto

   Os covanos que são António Forno de gandir uns da marinha de maltezão  têm agora que ambrosiar   duas vezes antes de colar das do Casal Farto para as d'el rei com os seus andarilhos.É que as mandatárias são agora muito aleluias quando o paialvo é demais no da morcela.
   Até dois da marinha não há grande perigo de cangalho. Daí para cima , ' touguia , porque se um covano for apanhado emoteado  pelos pardinhas pode ter que desencordoar muito neto para pagar as patentes ou ficar sujeito ao cardenho da Zegrega do andarilho , e se tiver passado muito para lá do Lagoeiro pode até ir jordar umas cópias sestas na vagarosa.


Palavra em Minderico

Nº de letras em Português

Maltezão

Valor A =? + 2

Ambrosiar

Valor B =? - 0

Emoteado

Valor C =? - 4

Vagarosa

Valor D =? - 3


Coordenadas finais:

           N 39º 30.AB0
           W
  
 8º 41.CD3 

      

Atenção

Coordenadas alteradas a partir da data 09 Fev. 2010

 Divirtam-se

..já agora “Ninhou” quer dizer Minde.

A cache é um pequeno container do tipo "Small" com logbook e stashnote.

Agradeço a ajuda do Lancenorte pelo lançamento da minha primeira cache.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

176 Logged Visits

Found it 133     Didn't find it 14     Write note 17     Archive 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 1     Post Reviewer Note 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 35 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.