Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=307#maint :

[quote]
You are responsible for occasional visits to your cache to maintain proper working order, especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to search for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable amount of time – normally a few weeks – in which to check on your cache. If a cache is not being maintained, or has been temporarily disabled for an unreasonable length of time, we may archive the listing.

Because of the effort required to maintain a geocache, we ask that you place physical caches in your usual caching area and not while on a vacation or business trip. It is best when you live within a manageable distance from the cache placements to allow for return visits. Geocaches placed during travel may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan, which must allow for a quick response to reported problems. An acceptable maintenance plan might include the username of a local geocacher who will handle maintenance issues in your absence.[/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

GeoAldeias - Passeio Por Castro Daire

A cache by Quintas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/17/2010
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O objectivo desta Multi é mostrar de uma forma simples e rápida alguns dos pontos de interesse histórico e cultural da vila de Castro Daire.

Geograficamente, a vila de Castro Daire encontra-se situada num cume de um monte, o seu topónimo tem origem num antigo castro que se encontrava na parte mais alta deste lugar.
Ao chegar à coordenada inicial estacione o seu cachemobil e já que se trata de um passeio pela vila aconselha-se que continue a pé.

Estamos junto ao jardim da vila. Daí avistamos a antiga residência dos fidalgos da Casa da Cerca (Palácio das Carrancas), celebrados por Camilo Castelo Branco no seu Amor de Perdição. Data da centúria de Setecentos a construção do palácio e capela das Carrancas, mandada construir por D. Manuel de Vasconcelos Pereira, Bispo de Lamego e que nela residiu. Hoje em dia apenas a fachada preserva o traçado original do edifício, sendo que o interior foi completamente modificado, servindo hoje como museu e espaço Internet no R\c, além de nele também estar instalada uma agência bancária, à qual pertence o edifício. Por cima, no primeiro andar funciona o Auditório Municipal antigo. A capela destaca-se pela sua planta octogonal, principalmente se considerarmos o facto que este tipo de arquitectura é típica da zona de Braga e Coimbra durante o período da restauração e depois, mais tarde, associadas à figura da Rainha e regente D. Luísa de Gusmão.
Aos seus pés desenvolve-se a Fonte das Carrancas, formando uma magnífica composição com a capela no plano superior.
Uma abóbada de berço abriga o chafariz, tendo ali sido inscrito um brasão.


Neste local vai registar:
A – n.º de palmeiras
B – n.º de bancos no largo do repucho.
Neste momento consegue completar a coordenada do 2º ponto.

N 40°53.(2xB)17 W 007° 56.1AB

Dirija-se para lá.

2º ponto - Igreja Matriz: A construção da actual Igreja Matriz de Castro Daire ter-se-á iniciado no final do séc. XVII, início do século XVIII, vindo substituir uma igreja medieval com a mesma invocação (S. Pedro).
A primitiva igreja medieval teria dimensões mais reduzidas e terá sido construída durante o reinado de D. Dinis. Diz-se que este rei, aquando da sua passagem por Castro Daire, terá dado autorização para que a pedra do antigo castelo fosse utilizada na construção dessa igreja medieval, que foi posteriormente destruída para a construção do actual templo.
O castelo referido, não era mais do que a antiga muralha do povoado castrejo da Idade do Ferro, que deu origem à Vila de Castro Daire.
(Para quem gosta de arte) Na actual igreja dominam os estilos artísticos típicos do séc. XVIII, entre os quais o Barroco e o Rococó.
O cadeiral da capela-mor da igreja, de estilo Rococó, é também outra das jóias deste templo, tendo sido elaborado por Timóteo Correia Monteiro.

A igreja matriz de Castro Daire oferece, no interior, outros motivos de interesse, como a talha dourada de finais do século XVII, o Altar das Almas, um dos mais belos do distrito de Viseu, de estilo Barroco. Podem também observar-se as seis grandes pinturas maneiristas, em tela, visíveis no tecto.
No exterior, destaca-se a fachada principal da igreja, de estilo Neoclássico (século XIX), e a sua torre sineira.
Registe:
N.º de degraus + n.º de almofadas da porta principal = C
Na porta do cemitério onde costa o horário existe também uma data da qual deve registar o último digito que será = D
Deste local já dá para apreciar uma bela paisagem mas vamos prosseguir.
Neste momento consegue completar a coordenada do 3º ponto.

N 40°53.8CA W 007° 55.DC8

3º ponto – Fonte dos Peixes: Depois de muito procurar sobre este local descobri que cada bica tem sua nascente e que quem beber dessa água ficará preso à vila para sempre. Dado que o meu objectivo não é prender ninguém à vila, aconselho a que não beba da água.
Aqui faça a soma dos dois últimos dígitos da data da fonte que será igual a E. Encostadas a esta fonte estão umas escadas que vai subir e vai chegar ao Largo da Câmara, em frente aos correios dirigindo-se nessa rua à direita até encontrar a capela de S. Sebastião do lado direito e verá um pequeno mural em azul onde deverá registar o número de pessoas representadas que será igual a F.

Se registou correctamente todos os valores está em condições de poder completar a coordenada final

N 40°53. [(DF6) – 37] W 007° 55. [(DAE) + 45]

Chegada:
Ao longo dos anos manteve este local uma forte ligação e tradição que o relaciona de uma forma especial com a água, existindo aqui várias fontes. O local onde se encontra é conhecido como o “Miradouro do Calvário” sendo um dos locais mais bonitos de Castro Daire. Parece um amplo terraço povoado por cruzes e sombreado de árvores, proporciona uma soberba paisagem sobre a vila e a Serra do Montemuro ao redor e compreende-se então que este era o sítio exacto para nascer um grande povo.
Cache:
Deixar tudo exactamente como encontrou
É uma pequena caixa com um logbook, stashnote, caneta, um carrinho, um berlinde e uma TB.
Obrigado pela visita e aproveitem bem o sítio. Fotografem o que quiserem mas peço que não coloquem no site fotografia de nenhuma das pistas.
Como já caminharam o suficiente a dica que vos deixo é que procurem a capela do Calvário e desçam as escadas seguindo pela esquerda. Ao fundo das escadas sigam a rua até ao fundo e estarão novamente no jardim da vila onde o passeio começou.
Se a hora de almoço ou de jantar se aproxima aproveitem para saborear o bolo podre da Páscoa, os enchidos, o presunto fumado, o pão de milho caseiro, o cabrito assado, as trutas do Paiva... são inesquecíveis para quem os provar e caracterizam bem o viver tradicional das pessoas de Castro Daire.

Pode verificar a solução deste puzzle no Geochecker.com.

Additional Hints (Decrypt)

Ngeáf qb frchypeb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

88 Logged Visits

Found it 59     Didn't find it 13     Write note 8     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 9 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.