Esta Igreja, é um excelente exemplar para compreender a arquitectura românica portuguesa. A itinerância de artistas e de modelos está bem patente nesta Igreja.
A construção desta, de traça românica, é atribuída a D. Mafalda mulher de D. Afonso Henriques.
Mais tarde, a fundação da freguesia deverá ter sido feita pela Rainha Santa Mafalda, filha de D. Sancho I, pelo segundo quartel do século XIII, a Igreja do Salvador de Cabeça Santa, até então foi conhecida pelo de São Salvador de Gândara, conforme inscrições de 1258.
O Padre Carvalho da Costa, na sua famosa “Corografia”, que principiou a publicar-se em 1706, ainda a menciona com este último nome entre aquelas que em tal época constituíam o “concelho e julgado de Penafiel de Sousa”.
É certo, entretanto, que em 1767 já o “Portugal Sacro-Profano” a incluía com o nome de «Cabeça Santa» no seu “catálogo alfabético”.
As razões que levaram a população local a pretender a mudança do nome deve-se, certamente, ao fervor do culto que em toda a “Terra de Sousa” e povoados limítrofes se rendia outrora a uma relíquia célebre, um bocado de crânio de origem desconhecida a que se atribuem graças milagrosas, que durante longos séculos se venerou na sua Igreja.
Donde veio, ou a que Santo ou Santa pertenceu, nunca ninguém o soube dizer, nem nenhuma lenda ou tradição o explica. Apenas consta que, desde sempre, tal relíquia esteve exposta à veneração dos fiéis, num altar privativo existente na nave, do lado do Evangelho.
Nos últimos anos do Séc. XVII, o Padre António de Carvalho da Costa (um dos maiores historiadores da época), diz tê-la aí visto.
Fontes de informação:
http://www.rotadoromanico.com/
http://www.monumentos.pt/
http://www.cm-penafiel.pt/
http://www.regional-editora.com/
http://www.ippar.pt/
Esta cache leva-o a conhecer a “Igreja do Salvador de Cabeça Santa“, classificada como Monumento Nacional desde 1927, integrando o percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa.
É uma cache de tamanho micro, contém LogBook com StashNote. Leve algo para escrever.
É uma publicação das Teams do Geocaching: ACorreia+Bé com a Surikatas, esperamos que se divirtam tanto quanto nós na sua colocação.
Por favor não divulguem pormenores ou fotos que possam revelar a sua localização e deixe a cache conforme a encontrou, para que tenha mais durabilidade.