Skip to Content

<

M20 Nebulosa Trífida [Alcácer do Sal]

A cache by Edsintra Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/08/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


M20

Nebulosa Trífida


A nebulosa Trífida (ou Messier 20, ou NGC 6514) é uma jovem e compacta nebulosa situada na constelação de Sagitário, com um diâmetro de quase 25 anos-luz (quase 15.000 vezes o diâmetro do sistema solar).
Ao observá-la é possível ver umas escuras faixas de poeira que parecem dividí-la em três partes mais ou menos iguais. A parte de baixo deste corpo é composto por uma nebulosa luminosa com um distinto tom cor de rosa. A parte superior corresponde a uma reflexão de cor azul. O nome deriva do Latim trifidus, que significa "dividido em três", referindo-se aos três lóbulos que compõem esta nebulosa de emissão. As nebulosas de emissão são também conhecidas por regiões HII, ou regiões de hidrogénio ionizado. Esta é uma das mais jovens conhecidas. A luz emitida por estas estrelas em formação aquece o gás, ioniza-o e, faz com que ele brilhe.

Está localizada muito perto da Nebulosa Laguna (M8 ou Messier Object 8), sendo que as duas podem ser vistas a olho nu.

Esta cache que homenageia um dos objectos de céu profundo catalogado por Charles Messier, foi colocada por altura do evento do astrónomo francês realizado a 13 de Março na barragem do Pego do Altar.

Alcácer do Sal

Barragem do Pego do Altar

Inaugurada em 1949, a construção da barragem teve como principal objectivo, incrementar o aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado.
Caracterizada por enrocamento homogéneo com cortina metálica na face montante, está localizada na ribeira de Santa Catarina. A cultura mais abrangida pelos recursos hídricos destas barragens é a do arroz, com grande vantagem sobre outras menos significativas em termos de rega, como a do girassol ou do tomate. Para além desta funcionalidade, a barragem também possuí uma central hidroeléctrica, que produz cerca de 5,2 GWh de energia em termos médios anuais.

Existe ainda outra componente que acrescenta valor à barragem, a componente lúdica e de lazer, com paisagens a convidar, tanto para uma caminhada descontraída nas suas margens, como para a prática de várias actividades aquáticas, entre as quais a pesca desportiva e a vela.

Alguns números sobre a obra:

Altura acima da fundação - 43,5 m
Altura acima do terreno natural - 63 m
Cota do coroamento - 56 m
Comprimento do coroamento - 192 m
Largura do coroamento - 5 m
Capacidade total - 94.000x1.000 m3
Capacidade /útil - 93.600x1.000 m3
Nível de pleno armazenamento - 52,26 m

Descarregador de cheias - 1200 m3/s
Descarregador de fundo - 80 m3/s

Por favor não revele no seu log, fotos ou informações que possam facilitar a descoberta da cache!!!

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.