Skip to content

<

Anta da Cavada [Oliveira do Hospital]

A cache by Team Fafnir Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/01/2010
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Anta da Cavada

 

A Anta da Cavada, ou mais correctamente, o Dólmen da Cavada, encontra-se na localidade de Fiais da Beira, freguesia de Ervedal da Beira, concelho de Oliveira do Hospital.

Vulgarmente apelidados de antas, os dólmenes são monumentos megalíticos com expressão considerável em território português, existindo milhares de monumentos do género espalhados de Norte a Sul do país. As Antas predominam nas regiões da Beira Alta, Alentejo e Norte de Portugal e o concelho de Oliveira do Hospital é um dos que apresenta o maior número de vestígios dolménicos, contando com 4 destes monumentos, cada um assinalado com uma cache

Numa placa explicativa no local pode ler-se:

"A Anta da Cavada, já completamente desprovida de montículo artificial de terra e pedras que originalmente a envolveria (mamoa), é uma sepultura com 6.000 anos, sendo composta por uma câmara de planta tendencialmente sub-rectangular alargada de nove esteios, coberta por uma enorme laje de cobertura, à qual se acederia por um corredor pétreo, presentemente apenas testemunhado por um fragmento de um dos seus monólitos.

Os trabalhos de escavação e restauro recentemente desenvolvidos, além da estabilização das estruturas e da reprodução dos dois esteios que fechavam o espaço da câmara pelo lado Norte, propiciam a informação de que o monumento foi alvo de duas fases de ocupação, sendo que da primeira, há cerca de 6.000 anos, foram recuperados, a par de um razoável número de fragmentos de vasos cerâmicos, alguns artefactos líticos com particular destaque para pontas de seta, micrólitos e contas de colar em pedra verde. Alguns fragmentos de cerâmica manual decorada indicam a reutilização do espaço cerca de um a dois milénios depois."

Para chegar à cache deverão entrar pela estrada de terra que se inicia em N 40° 25.215 W 007° 55.258 (waypoint TRILHO).
Embora seja transitável, o acesso é bastante estreito em alguns pontos pelo que deverá ser ponderada a hipótese de deixar o carro perto destas coordenadas e efectuar uma caminhada pequena e agradável até à cache.

Para evitar invadir propriedade privada deverá ser seguido o caminho até que se visualiza a anta à esquerda assim como um trilho pedestre bem definido e visível na primeira foto desta página.

A partir deste ponto, poderão aceder à cache, que se encontra na imediações da anta.

For an english version, please email us.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.