Skip to content

#2 Santíssimo Milagre - Viagens na Minha Terra Multi-cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 05/16/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 #2 Igreja do Santíssimo Milagre- Viagens na Minha Terra

 

No tempo das “Viagens na minha terra”, de Almeida Garrett, Santarém foi palco de importantes acontecimentos históricos. No início do século XIX, quando a Vila foi ocupada pelos exércitos franceses, muitos edifícios foram vítimas de actos de vandalismo. Apesar disto, as filosofias e políticas Liberais, inspiradas na França Revolucionária, tiveram seguidores entre os scalabitanos e enormes consequências na Vila. Em 1834, as ordens religiosas foram extintas e os seus conventos nacionalizados, o que acentuou a deterioração do património de Santarém. Muitos desses conventos foram transformados em repartições públicas, quartéis militares, hospitais, instituições de assistência ou, em muitos casos, foram demolidos.

É neste contexto que Almeida Garrett visita Santarém e encontra uma “povoação descaída e desamparada”, uma “grande metrópole de um povo extinto, de uma nação que foi poderosa e celebrada, mas que desapareceu da face da terra e só deixou o monumento de suas construções gigantescas.”

 


No decorrer da nossa viagem“(…) descemos à igreja (..) notável não tem nada senão  uns quatro medalhões de pedra lavrada com bustos de homens e mulheres em relevo que visivelmente pertenceram a  edificação antiga, e que actualmente estão incrustados na tosca alvenaria do cruzeiro. Os bustos são de puro e finíssimo lavor gótico, altos de relevo e desenhados com uma franqueza que se não encontra em esculturas muito posteriores. (...) relíquias da primitiva igreja do Santo Milagre...”.

Chegamos assim à Igreja de Santo Estêvão ou do Santíssimo Milagre, datada do século XIII, localizada no sítio mais alto de Santarém, ficava dentro dos muros que cercavam a vila, num dos locais mais antigos do burgo. Já existia no século XIII, tendo sido sagrada em 1241, a 16 de Fevereiro, e passou a ser conhecida pela Igreja do Milagre, porque nela se guarda a Partícula Consagrada. A sua origem medieval está documentada pela presença de alguns elementos, que ainda são visíveis no transepto, não restando qualquer outra evidência arquitectónica desta primeira construção, cujo desaparecimento se ficou a dever a causas que continuam, ainda hoje, por esclarecer.  

Este monumento está ligado à lenda do Milagre de Santarém, que relata o roubo e a profanação de uma hóstia consagrada, por uma residente na paróquia de Santo Estêvão. No corpo da Igreja, quatro telas do século XVII, narram a história do Santíssimo Milagre. A circunstância da ocorrência do Santíssimo Milagre, conferiu á vetusta Igreja de Santo Estevão uma notoriedade e importância ímpar. Passou a ser local de peregrinação “obrigatória” de reis e notáveis, que se deslocassem a Santarém, e testemunha da prática de um culto intenso e profundo á Sagrada Partícula, por parte das gentes do povo, que, lhe alteraram o nome para “Igreja do Milagre”.

História do Santíssimo Milagre

 
Aproveite para visitar a igreja e apreciar as telas que narram a história do Santíssimo Milagre. Ao contrário dos restantes monumentos em Santarém, a Igreja está aberta de Segunda a Sábado das 10:00h – 17:30h e ao Domingo das 10:30h-13:00 e 15:30h – 17:30h.

 
A Cache: resume-se a um pequeno tubo, contém apenas um Logbook, pelo que deve levar material para escrita. O local onde a cache se encontra é muito movimentado pelo que exige muita descrição.

 
BOAS CAÇADAS.

As Viagens na Minha Terra segundo Almeida Garrett, são compostas pelas seguintes caches:

·  Viagens na Minha Terra #4 – Convento de Santa Clara

·  Viagens na Minha Terra #3 – Igreja do Seminário

·  Viagens na Minha Terra #2 – Santíssimo Milagre

·  Viagens na Minha Terra #1 – Igreja S. J. Alporão

Additional Hints (Decrypt)

É fó frthve n qverpçãb...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)