(Antiga) Estação Ferroviária da Trofa
(by gabrielfernandes)
A construção das vias férreas que permitiam a ligação Trofa/Fafe (linha de Guimarães) e Porto/Braga (linha do Minho) na segunda metade do século XIX, juntamente com as reformas efectuadas na Estrada Nacional 14 Porto/Braga na mesma altura, se por uma lado esquartejaram a freguesia rural de S. Martinho do Bougado, representaram simultaneamente um factor decisivo na industrialização do Vale do Ave e do actual concelho da Trofa.
A linha de Guimarães, cujo traçado era ditado pela crescente indústria têxtil da região, foi aberta à exploração em 1833, chegando a Guimarães no ano seguinte e prolongada até Fafe em 1907, constituindo, deste modo, um factor decisivo para o desenvolvimento industrial do Vale do Ave.
A estação ferroviária da Trofa, onde se cruzavam as diversas ligações ferroviárias que atravessavam o Vale do Ave, constitui, por isso um importante elemento da Memória, da história e património industrial. Junto à estação ergueram-se algumas das primeiras unidades industriais do concelho, facto que ainda hoje se pode constatar através dos diversos exemplares de antigos edifícios fabris existentes no local. Estas empresas beneficiavam, assim, deste meio de comunicação para obtenção das matérias primas e para escoamento da produção.
Mas a passagem do comboio é igualmente marcante no que respeita ao ordenamento espacio-temporal da região. Indicando, em simultâneo, onde e quando o comboio chega, o horário do comboio vem, a partir de então, alterar os velhos ritmos rurais, ditados pelo sol e pelo sino da igreja.
( Fonte: Rota do Património Industrial do Vale do Ave )

( by gabrielfernandes)
A estação foi encerrada a 14 de Agosto de 2010, passando todos os serviços a serem efectuados na nova estação da Trofa, que foi inaugurada no dia seguinte; para assinalar o término dos serviços, a autarquia da Trofa organizou, nesse dia, um serviço especial, que partiu desta estação com destino a São Romão do Coronado, passando pelo Apeadeiro de Senhora das Dores. Como a Estação vai sofrer alterações passando esta a integrar apenas a linha do metro, seria interessante que todos os que visitassem a cache tirassem uma foto onde veríamos a evolução que esta vai sofrer.
A Cache:
Ao deslocarem-se as coordenadas iniciais deverão encontrar os seguintes valores:
Valores: |
Coordenadas finais: |
X - Nº de flores no suporte do alpendre da estação |
N41º20.[372-X] |
Y - Nº de correspondência postal da estação |
W008º33.[205+Y] |
Coloquem a cache no mesmo sitio como a encontraram, façam o CITO e divirtam-se!

Esta cache encontra-se enquadrada no“Projecto GeoGare - A ver passar os comboios”
Também terá o prazer de conhecer a sede da Banda de Musica da Trofa mesmo ali ao lado da estação (N41º20.328 W008º33.240).

Para os mais curiosos, podem saber mais sobre a banda em:
http://www.bandamusicatrofa.org
http://www.bandasfilarmonicas.net/site/bfid13.html