Skip to Content

This cache has been archived.

Turbo-Lentos: Archive

More
<

Fontinha e a Velha casa do Guarda

A cache by Grup_Pataias Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/13/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache final visa dar a conhecer, um dos locais com mais historia da aldeia da Burinhosa



Fontinha

O primeiro Ponto vai dar-vos a conhecer uma pequena quinta, actualmente um pouco abandonada.


A Velha casa do Guarda
O limite da mata Nacional:

Antes e Durante a Ditadura Salazarista, a mata nacional de Leiria teve uma Grande Importância na economia local e nacional. Para garantir que não era roubada madeira e afins da mata nacional, foi construído um fosso (ou vala) em todo o seu limite e que até perto do fim da Ditadura era feita a sua manutenção. O fosso ainda tinha alguma profundidade, e como os tradicionais carros de bois não o conseguia atravessar eram obrigados a dirigirem-se até ás cancelas para entrarem dentro dos limites da mata, normalmente para fazer as limpezas da mata ou apenas para recolher caruma (muito utilizada para os corrais de animais e eiras). Assim deste modo, cada carro de bois que saia da mata era inspeccionado para garantir que não haveria roubos na mata de Leiria.
Neste Local existia isso mesmo, uma entrada para a mata nacional de Leiria, sobre o olhar atento, o guarda que aqui viveu controlava as entradas e saídas da mata nacional, e vivia na casa do guarda, que actualmente apenas existem ruínas. Se der uma pequena volta pelo local encontra o dito fosso, que actualmente praticamente se encontra enterrado e ainda o marco de cimento onde assentava a dita cancela.



Guarda da Lagoa Cova

Já existe referência desta guarda em 1839 juntamente com outras 11 Guardas. Possivelmente a construção desta casa remontará ao inicio do séc XIX. A casa tinha 2 quartos, uma cozinha, uma sala, uma forno a lenha no exterior e uma área de corrais. Mais abaixo existia um terreno de cultivo exclusivo para o Guarda e a sua Família, onde ainda existe um poço. A casa foi sempre habitada até aos anos 70, depois ficou ao abandono durante mais de 2 décadas até que foi demolida no final dos anos 90. Actualmente apenas existem ruínas, e a cisterna (Cuidado!) que servia de sustento á casa.



Ponto de Vigia "facho"

Aproveite a proximidade e visite a cache “Verde Pinho e Azul Celeste”, onde actualmente existe um ponto de vigia (da mesma altura da casa do guarda) que se situa na Maior Duna da península Ibérica.
Esse Ponto foi mandado construir pelo ilustre silvicultor Bernardino Barros juntamente com o ponto das Crastinhas. Com uma estrutura inicial de madeira (de duração limitada), a sua construção foi sendo progressivamente alterada, o que levou à sua substituição por armações de ferro. Até á alguns anos existia uma casa anexada para os vigilantes dormitarem. Actualmente já não existe a casa e o ponto de vigia encontra-se bastante degradado.

“Os pontos de vigia do pinhal de Leiria são quatro olhos vigilantes...” Pinto A. A., 1938.



A cache

Para encontrar a cache final terá de ir ao primeiro ponto (N39º42.605 W 008º59.156) e aí registar a capacidade (em litros) do depósito. Para encontrar a cache final tem de realizar o seguinte calculo : (N39º42.(capacidade - 262) W 008º59.308) que fica a +/- 335 metros do primeiro ponto.



Muito Obrigado ao Sr Joaquim Duarte Monteiro e á Sra Lucília Maria Soares pelas informações prestadas


Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.