Pau de Maré de Buarcos

O que é um Marégrafo?
Os marégrafos são instrumentos que medem e registam a altura das marés. Alguns cálculos simples permitem, posteriormente, determinar o famoso “nível médio da água do mar” constantemente referido em cartas militares e outros documentos.
O Pau de Maré de Buarcos…
O Medrôa era visto pelos pescadores de Buarcos como “pau de maré” ou também conhecida por “Marégrafo”.
Hoje chamam-lhe marégrafo, mas quem se habitou a procurá-lo para saber do estado do mar em Buarcos ou para se afirmar como nadador conheceu-o desde sempre pelo nome de Pau de Maré ou Medroeiro, este último por referência à rocha que, durante mais de cem anos, lhe serviu de base.
Considerado um autêntico símbolo da vila piscatória, onde também é conhecido por Medroa, nome retirado do penedo que o sustenta há meio século o marégrafo não servia só para medir a altura da maré, mas também para distinguir entre bons e maus nadadores.
Quando a praia era mais curta (e a distância ao marégrafo maior) só sabia nadar quem conseguia ir lá e voltar. Aos que lá ficavam tinham de os ir buscar de barco.
Desconhece-se a data exacta da colocação do primeiro marégrafo, um instrumento rudimentar, mas muito útil para quem precisa de conhecer a altura da maré antes de se fazer a ele, já diz o ditado que quem vai ao mar avia-se ou informa-se em terra, mas foi com consternação que os figueirenses, e sobretudo os habitantes de Buarcos, viram o velho símbolo daquela vila piscatória sucumbir aos temporais do último Inverno.
O exemplar anterior foi elaborado a partir de carris de caminho de ferro que resistiu mais de 100 anos às adversidades climatéricas e à força do mar, mas acabou por desaparecer, nos temporais do último Inverno, em Janeiro de 2010.
Difícil, mas possível a colocação deste novo marégrafo, com 300Kg e 6 metros de altura reposto á mão nos penedos do mar em Junho de 2010.
Há já algumas semanas que se pergunta pelas ruas da nossa Freguesia onde pára a medrôa? Será que a roubaram?
Leva-se a crer que foi arrancada pela força das ondas aquando do temporal se fez sentir nos últimos tempos ou então algum “espertinho” a levou para casa e vai fazer uma surpresa alguém um dia destes. lloolll
CACHE:
Como o temporal roubou o Pau de Maré, por isso só vai apreciar os penedos existentes no mar
O container está colocado na antiga perna de ferro, que se encontra na horizontal.
Não se preocupe em abrir o container debaixo de água. Ao fecha-lo não aperte muito a tampa.
Lembre-se que vai entrar no mar, por isso prestes todas as recomendações.
Ao ir na baixa-mar, para caminhar nos penedos convêm ir calçado, senão pode ficar com os pés picados ou com alguns cortes.
lguns cortes.