Skip to Content

<

O Moinho de Vento [Ribeirão]

A cache by dcsa Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/18/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Moinho de Vento

 




A grande revolução da moagem dos cereais perde-se nos tempos. Tudo leva a concluir que os “moinhos de vento” movidos pela força dos ventos foi a primeira descoberta do Homem para obter a farinha para o fabrico do pão.

Já no século I a.C. se fazia referência a estes moinhos. Só mais tarde é que surgiram os moinhos hidráulicos, de rodízio, azenhas copeiras e as grandes azenhas que felizmente ainda encontramos em várias localidades.

A vila de Ribeirão, além dos seus moinhos e azenhas que possuía, também teve em laboração durante muitos anos um moinho de vento, situado no cimo do monte, acima da avenida com o mesmo nome topónimo.

Devido à imensa densidade de pinhal, mato, charcos e fenos dourados, foi lugar de pastagens de gado. Aqui o moinho era como que um grande farol, no cimo da freguesia. Era um monumento de homenagem à moagem que esta terra abraçou durante muitos séculos. O célebre Moinho de Vento bateu as suas pás medidas de círculo vertical, contra o vento da Natureza. É numa perfeita harmonia entre o monte e o povo, que encontramos esta relíquia lembrando uma tradição de excelência, que foi a sua moagem, como que uma bandeira ao vento!

Infelizmente, este moinho deixou de moer no dia 15 de Fevereiro de 1941. Uma forte tempestade de vento arrancou as velas ficando inactivo. Nunca mais foi reparado entrando em plena decadência. A falta de interesse de preservação deixou morrer um grande testemunho do passado, esperemos que um dia “renasça”, e ainda possamos ver este antigo moinho a moer com a força do vento, como antigamente o fez.

No entanto, o local continua a fascinar todos pela sua beleza bucólica, pelas vistas panorâmicas fantásticas para terras circunvizinhas e para norte, avistando-se a A7, entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim.



(Bibliografia: Vila de Ribeirão - Firmino Santos)



A Cache:


Esta cache é alusiva ao local, de foma a imaginarmos como seria antigamente a vida no moinho.

Seria interessante haver troca de objectos que fossem simbolicos, e ver até que ponto pode ir a criatividade dos geocachers.



Coloquem a cache no mesmo sitio como a encontraram, façam o CITO e divirtam-se!

 

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

272 Logged Visits

Found it 252     Didn't find it 3     Write note 2     Publish Listing 1     Needs Maintenance 14     

View Logbook | View the Image Gallery of 40 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.