A norte da cidade de Chaves e portando na fronteira, encontra-se a Serra de Mairos com 1088 m de altura, dela sai para sudoeste um prolongamento orográfico que a une à Serra do Marão. À semelhança da geocache da Serra do Brunheiro, esta tem por objectivo levar o visitante ao ponto mais elevado da região, de onde se consegue observar a região do Alto Tâmega e Barroso, bem como a região fronteiriça da Galiza (Espanha).
Também na zona onde está situada a geocache encontra-se o Parque Eólico de Mairos. Como pontos adicionais, poderão visitar o Mirador Alto de Cota, que está precisamente no ponto mais alto da serra junto ao marco geodésico (já em território espanhol) e também não deixem de visitar a Barragem de Mairos, cuja utilização principal é a rega.
O acesso à cache é efectuado através de estradas asfaltas, excepção os últimos 1,6 kms que é em terra. Para acederem à zona da cache poderão seguir a estrada à esquerda junto ao tanque na aldeia de Mairos.
A cache é de tamanho pequeno (small) e continha inicialmente: TB, Tashnote, Logbook, Lápis, Borracha e diversos itens para troca.
Peço o favor de deixarem tudo conforme encontraram, ou seja, que tenham o cuidado de fechar bem o container, fechar devidamente os sacos ziploc e por fim que deixem o "nicho" onde se encontra a cache em perfeitas condições. Aproveitem e tirem se desejarem fotos da zona.