Skip to Content

Letterbox Hybrid

Os Geocachers Devem Estar Loucos

Hidden : 8/27/2010
In Viana do Castelo, Portugal
Difficulty:
5 out of 5
Terrain:
5 out of 5

Size: Size: large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


OS GEOCACHERS DEVEM ESTAR LOUCOS!

Hospital Psiquiátrico de Paredes de Coura 

No antigo Hospital Psiquiátrico de Paredes de Coura, situado na freguesia de Moselos foi visto, nos últimos dias, por um ex-funcionário do hospital, o francês Michel Lent que estivera aí internado durante três anos até 2002, altura em que desapareceu, aquando do encerramento do hospital.

Lent terá passado a maior parte do tempo a vaguear pela Europa sem saber quem era e de onde vinha.

Há cerca de seis meses foi encontrado pela polícia, em Viana do Castelo, num estado de confusão mental e subnutrido. Estes remeteram-no aos cuidados das freiras da Congregação das Irmãs Missionárias do Espírito Santo, no convento de Alvarães, que cuidaram dele até há um mês atrás.Michel Lent

A comparação das impressões digitais e a colaboração da Interpol, da polícia de portuguesa e da embaixada de França em Lisboa, permitiram ao Gabinete de Segurança de Viana do Castelo assegurar que, afinal, o homem de cabelo e barba brancos e olhos claros, é o mesmo que estivera internado no Hospital Psiquiátrico de Paredes de Coura. 

No convento, Lent recuperou rapidamente. No dia-a-dia lia muitíssimo, descrevia lugares exóticos ao pormenor, utilizava frases de autores clássicos, sabia de filosofia, história e ciência. Mostrava-se sempre muito educado e disponível. No entanto passava tempo indeterminado na cozinha a olhar para os tupperwares e a tirar-lhe as medidas. No exterior, sempre que passava por uma árvore oca, buraco na parede ou fenda da rocha metia a mão lá dentro e estava constantemente a dizer que precisava de comprar pilhas recarregáveis e blocos de notas. Além disso escrevia registos extensos de visitas a locais nas paredes, em cinco línguas diferentes.

Estes comportamentos levaram a que as freiras, há cerca de um mês, pedissem ajuda ao departamento de Saúde Mental de Viana do Castelo para avaliar o seu estado. O psiquiatra Sabino Pinto, do Centro Hospitalar do Alto Minho, acorreu a este pedido e falou com Lent dizendo-lhe que a polícia já o identificara e que ele era Michel Lent - o francês desaparecido. Ele respondeu: "Não sou eu, não é esse o meu nome. Dizem que sou francês, mas não o sou. Sou geocacher! Chamo-me Grenouille", nome que escreveu num papel numa atitude alegadamente desesperada para convencer que o que dizia era verdade.

Segundo o psiquiatra, Lent não perdeu a memória nem a lucidez. "Somente perdeu a identidade, e pode ser que tenha tomado conscientemente essa decisão".

Sabino Pinto informou a polícia de que Michel Lent dizia ser geocacher. Esta contactou geocachers portugueses para aprofundar a investigação, tendo sido verificada uma grande relação entre Grenouille e diversos geocachers da região do Grande Porto, partilhando cachadas, publicação de caches e participação em eventos.

No dia seguinte à visita do médico, Grenouille fugiu de Alvarães, tendo deixado uma carta às freiras, onde agradecia a hospitalidade e dizia que ia procurar as suas raízes. Foi visto há dias no abandonado Hospital Psiquiátrico de Paredes de Coura que o acolheu até 2002, por um ex-funcionário da instituição, que alertou a polícia.

O hospital inicialmente denominava-se Sanatório Marechal Carmona e foi um dos maiores e melhores hospitais do Norte, no que se referia ao tratamento de doenças pulmonares. Foi inaugurado em 16 de Setembro de 1934com toda a pompa e circunstância.

Em 1955 o hospital recebe melhoramentos; dos 40 doentes iniciais passa a ter 70. A partir de 1962 tinha 200 utentes, movimentando anualmente 400 doentes. Contava 60 funcionários, destes, cerca de 65% eram naturais do concelho de Paredes de Coura.

Mais tarde o edifício albergou pessoas com problemas psiquiátricos, recebendo a denominação de Hospital Psiquiátrico de Paredes de Coura. Em 2002 foi encerrado, ficando à mercê do tempo.

No hospital a polícia lançou-se à procura de “Grenouille” nos diversos compartimentos do imóvel, (anexos, cave e dois andares), desde a sala de máquinas, Sanatório arquivo, cozinha ainda equipada com fogão e panelões industriais, refeitório com mesas e cadeiras, quartos com janelas gradeadas, à recepção ainda com sinais de utilização. No arquivo documental nas profundezas do edifício, faltava o processo clínico de Michel Lent. Todo o arquivo estava remexido, bem como o mobiliário, os registos de serviço telefónico, os contactos de antigos funcionários e administradores, as actas de reuniões, os diários de enfermagem, os desenhos e peças de artesanato e ainda uma maquete de grandes dimensões.

A polícia não encontrou Michel Lent mas viu sinais da sua presença por todo o edifício, nomeadamente extensos registo de visitas a caches nas paredes. Ainda se encontram a investigar qual será o seu paradeiro e que arquivos, documentos e ou outros elementos este possa ter em sua posse.

Há pois ainda muito por esclarecer. A história de Lent, que está a ser contada pela imprensa internacional e que foi destaque num programa televisivo, não é tão clara quanto parece. A estranha história do homem que se expressa em cinco idiomas (francês, português, espanhol, italiano e inglês) e que faz registos extensos de caches, ainda está longe do fim.

Na recepção do edifício deixou a primeira pista, que passou despercebida pela polícia mas que para qualquer geocacher é um sinal evidente de que Grenouille precisa de ajuda na procura da sua identidade.

Este apelo é lançado a todos os geocachers destemidos que se devem munir de lanternas, roupa e calçado resistentes.


Por favor... Não façam esta cache de noite

free counters

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

620 Logged Visits

Found it 524     Didn't find it 12     Write note 70     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 4     Publish Listing 1     Needs Maintenance 4     Owner Maintenance 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 773 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 8/27/2017 9:18:27 PM Pacific Daylight Time (4:18 AM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page