Skip to content

This cache has been archived.

Team Ribeiro: Game over!
Obrigado a todos os que aceitaram o desafio de encontrar esta cache.

More
<

PRADO

A cache by jose ribeiro Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 09/16/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Nos primórdios da industrialização do País, a 2 de Junho de 1772, por alvará do Marquês de Pombal, sob a égide de D. José I, no sítio do Prado (arredores de Tomar), iniciou-se a produção de papel.

Prado

Era o princípio de uma realidade empresarial que viria a dar origem, já em 1875, à Companhia do Papel do Prado, que juntou então a fábrica do Prado e a fábrica do Penedo, criada na Lousã, em 1716, no reinado de D. João V.A fábrica é, assim, herdeira de uma tradição secular no fabrico de papéis de diferentes tipos e aplicações. Nas máquinas planas, produziam-se papeis fiduciários: papel selado, letra de cambio, papel para lotaria, etc. Nestas máquinas também se produziu o papel mais conhecido da Companhia, o papel "ALMAÇO", para cadernos escolares, com marca de água.
Prado

É importante realçar que todos estes papéis utilizavam matérias-primas recicladas. Desde os anos 40 que a Empresa possuía um armazém em Lisboa, onde se fazia a selecção de papel velho. Alguns anos mais tarde, a Companhia comprou, na Alemanha, uma recuperadora de papel velho, que instalou na sua propriedade de Marianaia (arredores de Tomar). As matérias-primas recicladas incluíam sacos de cimento, papéis de algodão, linho, trapos, sacos de corda, etc. Produzia-se uma «semi-pasta», com a ajuda de uma máquina que desintegrava, desfibrava e branqueava todas aquelas fibras vegetais. Desde os anos 40 que a Fábrica do Prado era também auto-suficiente em energia eléctrica, através de um motor Diesel, que fornecia toda a energia necessária.

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.