VIAGEM AO PASSADO - IGREJA DO CONVENTO DE S. JOSÉ
O objectivo desta visita é tentar mostrar um pouco do passado desta recém cidade. Pretende-se mostrar que noutros tempos em S. Pedro do Sul existia vida para além das suas Termas que hoje são o centro das atenções de quase todos os que se passeiam por S. Pedro do Sul.
Aconselho o parqueamento no waypoint dado e a partir dai ir ao encontro de três belos locais desta cidade.
Em 1725 a pedido do Frei Carlos do Desterro, foi concedida licença para a fundação do Hospício ou convento destinado à «preparação e convalescência dos religiosos externos da sua ordem que todos os anos costumavam tomar o remédio dos banhos...»
Consta que a construção do Convento Franciscano de D. José, de arquitectura barroca, de cariz franciscano, teve início em 1751. A Igreja do Convento Franciscano de S. José foi também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Com claustro seiscentista de dois pisos anterior ao templo, tendo a fachada, de frontão partido, átrio e pórtico de arco abatido, sineira ao nível do frontão e cunhais de cantaria almofadada. Na capela-mor está colocado um altar de talha dourada joanina, decorado por dois pares de colunas torsas. O retábulo enquadra uma escultura representando Nossa Senhora da Conceição. Num dos nichos do intercolúnio do mesmo retábulo figura uma outra escultura representando Santo António. Nesta Igreja merece destaque duas esculturas barrocas figurando anjos que decoram os candelabros. Sobre o arco triunfal admira-se um grupo escultórico do calvário.
Com as devidas obras de adaptação, a pouco e pouco, foi o edifício do antigo Convento transformado em Paços do Concelho, albergando, em simultâneo, diversas repartições públicas: Tribunal Judicial, Repartição de Finanças, Conservatórias do Registo Civil e Registo Predial e até Cadeia. O pavoroso incêndio de 20 de Abril de 1967, para além da perda de uma vida humana, o jovem Manuel Farreca, que ali ficou, na defesa abnegada do património público, deixou o velho edifício quase reduzido às paredes. Escaparam a Igreja e o Claustro. Depois de ter sofrido obras de reabilitação a Câmara Municipal ocupou as instalações, onde ainda permanece fazendo com que hoje em dia, só a igreja continue com as funções para que foi construída.
Atenção na aproximação à cache. No local existem muitos muggles.
Cache:
Deixar de tudo exactamente como encontrou!
É uma pequena caixa com Logbook, stashnote, lápis.
Obrigado pela visita e aproveitem bem o sítio!
Esta cache faz parte de uma viagem que te leva a uma Final – Aqui retira o valor de C