Skip to Content

This cache has been archived.

Turbo-Lentos: Os incêndios de 15 de Outubro devastaram a área.

More
<

Pinhalinho

A cache by Grup_Pataias Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/27/2010
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Pinhalinho

Pinhalinho é uma zona onde ser insere uma vasta propriedade.


Get Adobe Flash player

Nos anos 20 do século passado, uma companhia composta por 9 pessoas sediada na marinha Grande começou a comprar vários terrenos neste local, a maioria dos terrenos eram de agricultura e os seus proprietários eram maioritariamente da localidade da Burinhosa. A propriedade foi toda semeada com pinheiro, dividida em 40 talhões (cada talhão tem 400m por 800m, os talhões do Pinhal do Rei têm 400m por 900m) e estendia-se desde o facho até pedra do ouro e Água de Madeiros. No final dos anos 30, a vasta propriedade foi comprada por Narciso Dias da Silva.


Narciso Dias da Silva era espanhol e possuía uma vasta fortuna, refugiou-se em Portugal durante a Guerra civil espanhola, onde comprou a propriedade pertencente à companhia e construiu uma grande casa onde habitou até a propriedade ser novamente vendida. O responsável pela propriedade era o seu genro Carlos que vivia em Água de Madeiros.
Narciso Dias procedeu ao fabrico de carvão artesanal na sua propriedade e construiu também uma pequena casa onde o responsável pelo fabrico do carvão vivia (um pouco mais acima da casa de Narciso Dias, local conhecido como cova do forno).
No Final dos anos 40, foi obrigado a pagar uma coima ao estado Português e Espanhol por tráfico de bens alimentares para a Alemanha. Assim teve de cortar parte dos pinheiros da sua propriedade. Acabou por vendar a sua propriedade à Família Cardeira da Moita e foi viver para Lisboa. A propriedade manteve-se com a família Cardeira até aos finais dos anos 80 e ai foi vendida à família Raposo Magalhães.


Actualmente a propriedade tem sido vendida aos poucos, para construção de habitações na Pedra do Ouro. A casa construída por Narciso encontra-se praticamente em ruínas.





Actualmente encontra-se planeado a construção de um campo de golf que ocupará grande parte da propriedade

Perto da casa encontram-se ruínas de mais uma casa do guarda.


Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.