Esta cache convida a conhecer o Jardim Municipal Luís de Camões , também conhecido por Jardim Municipal do Passal.
Apesar de inserido em pleno centro da cidade, este agradável jardim é um local tranquilo com árvores frondosas.
Está situado nos terrenos outrora conhecidos pelo Passal e foi criado por iniciativa da Junta da Paróquia. Na sequência da separação entre bens eclesiásticos e civis, por força da implantação da República, o antigo Passal (propriedade da Paróquia) foi arrendado à Junta, que procedeu à sua arborização, em 12 de Março de 1913, no âmbito da “Festa da Árvore”, tendo cabido às crianças das escolas a plantação das árvores, cedidas pelas Matas.
Dotado de um coreto em tijolo e um grande lago com repuxo e peixes vermelhos, o Jardim foi, nos finais dos anos 1920, o local preferido pelos marinhenses como “picadeiro”. Mais tarde, no final dos anos 30, foi remodelado, alindado e recheado de lindas flores. Nas noites calmas de Verão aí se reuniam muitas pessoas, a passear ou a tomar café numa esplanada construída pela Câmara Municipal.
Neste momento apesar de já não existir o lago com os peixes, no seu interior ainda podemos encontrar um original coreto em tijolo e a estátua Orfeu.
Esta estátua foi oferecida à Câmara Municipal da Marinha Grande pelo escultor marinhense Joaquim Correia, para embelezar o lindo Jardim Municipal.
O Orfeu é uma obra de inegável valor artístico, colocada no Jardim em 26 de Abril de 1958. Representa a figura mitológica grega que cantou o amor que tinha por sua mulher Eurídice. Caso curioso: na altura, a exposição ao público da estátua foi objecto de alguma hesitação por parte de certos “moralistas”, bem como, infelizmente, de posteriores actos de vandalismo, demonstrando que o nosso povo andava arredado da cultura. (A estátua representa uma figura humana masculina em completa nudez)
A Cache
A cache está colocada dentro do recinto do jardim, num local onde a afluência de pessoas é normal, pelo que deverá existir discrição na sua procura. Devido à presença de árvores, o sinal de GPS pode não ser o melhor. Para manter a surpresa para os próximos visitantes, a cache deve ser recolocada exactamente no mesmo local e da mesma forma. Não publique fotos do container e quando fizer o log, se se referir à cache, faça-o de forma cuidada para não a desmascarar.
POR FAVOR NÃO COLEM AUTOCOLANTES NO LOGBOOK!
É necessário levar material para escrita.