Traditional Geocache

Viagens no Tortosendo: para a Covilhã (Espertim)

A cache by Viajantes Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 1/20/2011
In Castelo Branco, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Tortosendo

As origens do Tortosendo perdem-se nos tempos. Não se pode afirmar que o Tortosendo existisse na época romana ou goda. Quanto ao nome, existem de facto indícios que seja de origem goda, enquanto a lenda o atribui a um homem de nome "Zendo" que, segundo se diz, era torto.

Tudo leva a crer que o Tortosendo surgira no início da nacionalidade, sabendo-se de certeza que em 1320 já existia como aglomerado populacional. O documento mais antigo que se refere ao Tortosendo é o "Catálogo de todas as igrejas, comendas e mosteiros que havia nos reinos de Portugal e Algarves pelos anos de 1320 e 1321 com a lotação de cada uma delas". Consta deste documento que o Papa João XXII por uma Bula datada de 23 de Maio de 1320 concedera ao Rei D. Dinis, por dois anos, a décima das rendas eclesiásticas do reino. É neste documento que existe a referência a Tortuzendo, com duas igrejas: S. Maria e S. Miguel.

Por falta de dados estatísticos não é possível determinar a evolução demográfica e sociológica do Tortosendo antes de 1615. Nesta data o Tortosendo contava já com 600 habitantes e 150 fogos. Em 1980 o Tortosendo contava já com cerca de 5400 habitantes e 1500 fogos. Fonte: Tortosendo

O Tortosendo tinha no censo de 2001, 8083 residentes (INE).

Com uma área de 19,23 km2, apresenta uma densidade populacional de 416 hab/km2 (Ver Wikipedia).

Em termos económicos, e tendo um passado com uma grande importância da indústria de lanifícios, o Tortosendo tem hoje na Zona Industrial do Tortosendo (ZIT) a sua maior concentração empresarial. E também na ZIT que se localiza o Parkurbis, o Parque Tecnológico do concelho da Covilhã, que já instalou 32 empresas, de áreas como Tecnologias da Informação e Comunicação; Energias Renováveis; Comunicações; Novos Materiais; Domótica e Recursos Humanos.


A cache

O contentor é uma caixa de tamanho pequeno, contendo inicialmente o livro de registos, e que pode albergar pequenos itens, inclusive TB e Geocoins. Leve material de escrita.

NÃO É POSSÍVEL ESTACIONAR NEM PARAR JUNTO À CACHE! DEIXE O CARRO NO LOCAL ASSINALADO PARA ESTACIONAR.

Aproveite para fazer a cache Tortosendo de lés a lés, bem como o conjunto das nossas caches de viagens no Tortosendo:

...

Additional Hints (No hints available.)

 

Find...

228 Logged Visits

Found it 188     Didn't find it 19     Write note 3     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 4     Publish Listing 1     Needs Maintenance 6     Owner Maintenance 2     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 3 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 3/21/2017 3:41:17 PM Pacific Daylight Time (10:41 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum